Astrologia Horária- Questões da 7ª Casa 1

noivos em traje de casamento

Neste artigo descrevemos as questões da 7ª casa do horóscopo na Astrologia Horária.

A 7ª casa é uma casa de parcerias de todos os tipos, incluindo o casamento, relacionamentos amorosos, parcerias de negócio. As questões sobre o amor estão relacionadas com esta casa, que também descreve alguma pessoa sobre a qual se pergunta, pois representa «o outro» (por oposição á 1ª casa que representa o «eu»), seja homem ou mulher.

A 7ª casa também representa os inimigos declarados,  a «parte oposta»,  em caso de divórcio;  na litigação em tribunal representa o acusado e, na astrologia mundial quando é declarada guerra, representa o inimigo.

Representa todas as querelas e brigas, processos judiciais. Na consulta astrológica representa o astrólogo. Na medicina representa o médico.

É também a casa que representa os ladrões, os roubos, a pessoa que rouba.  Representa igualmente os parceiros românticos ,homens ou mulheres e descreve a sua constituição, a sua origem social, a sua condição.

Também simboliza os fugitivos, os que foram banidos e os fora da lei.

Quando alguma pessoa não é representada por alguma das outras casas, é representada pela 7ª casa.

Na Astrologia Mundial indica, na carta levantada na Primavera, se o futuro trará paz ou guerra. Também indica se haverá vitória,  quem vencerá e quem perderá.

No corpo representa os quadris  e a área do umbigo  e as nádegas.

A cor representada por esta casa é o preto escuro. Quando Marte ou Saturno estão colocados na 7ª casa indicam casamento infeliz. Já a Lua colocada nesta casa indica mudança de parceiros ou de propriedade.

Os co significadores da 7ª casa são o signo Balança e a Lua.

A 7ª casa é uma casa masculina e corresponde ao ângulo oeste.

Questões da 7ª Casa

Umas das questões frequentes a propósito da 7ª casa é: «Devo casar-me?»

Antes de responder, há vários fatores a analisar na carta,  tanto  na de nascimento como na consulta horária:

1. Em primeiro lugar o potencial de felicidade ou infelicidade através dos relacionamentos: quando o parceiro é feminino, isto analisa-se pela força (ou falta dela)  e dos aspetos da Lua.

– Quando o parceiro é masculino, analisa-se a força do Sol e dos aspetos que forma.

2.Depois é preciso analisar o potencial de sucesso na área afetiva, incluindo o amor romântico, casamento, amizades, relação com os filhos.

Para analisar isto observam-se os aspetos de Vénus e a força deste planeta.

3.Finalmente, analisa-se o sucesso potencial com as parcerias, tanto a nível dos negócios como parcerias a nível doméstico e todas as parcerias com ambos os sexos.  Isto é verificado através da análise da força e aspetos dos significadores da 7ª casa (o regente é o significador principal e os secundários são a Lua e o signo Balança).

Para os heterossexuais, quando, numa carta feminina o Sol está forte e recebe bons aspetos e , na carta de um homem, a Lua é forte e recebe bons aspetos, está indicada harmonia geral em relação ao sexo oposto; o inverso acontece, tanto no casamento como fora do casamento, quando o Sol e a Lua estão fracos ou recebem aspetos de planetas maléficos.

Quando há um planeta benéfico (Júpiter ou Vénus) colocado na 7ª casa e sem receber sérias aflições por planetas maléficos ou se não há planetas na 7ª casa mas o seu regente é um planeta benéfico e não recebe sérias aflições, haverá sucesso nas parcerias em geral em especial nos negócios ou amizades mas não necessariamente no casamento.

Quando Saturno ou Marte estão colocados na 7ª casa e recebem aspetos de maléficos ou quando não há nenhum planeta colocado na 7ª casa mas o seu regente é um planeta maléfico e está aflito, não haverá sorte nas parcerias em geral nem no casamento.

Para decidir se a pessoa deve ou não casar devem medir-se estes fatores referidos. Os 3 devem ser tidos em conta: se a maioria dos indicadores for favorável, a resposta deverá ser «sim».

Por outro lado, quando são comparados os resultados dos 3 fatores e estes são desfavoráveis, a resposta deverá ser «não».

Quando a carta dá indicações favoráveis para o casamento, deve observar-se, conforme o sexo do parceiro, o  primeiro aspeto que o Sol (parceiro masculino)  ou a Lua (parceiro feminino) formarão a partir da posição que têm na carta. O momento em que o aspeto for exato indica a primeira oportunidade para o casamento.

Porém, deve atender-se ao tipo de aspeto, se é positivo ou negativo. Caso o primeiro aspeto seja negativo, deve evitar-se e analisar-se o aspeto seguinte. Se for positivo, deverá ser esse o escolhido.

Quando o primeiro aspeto de aplicação do Sol ou da Lua é um semi-sextil, inconjunção, semi-quadratura ou sesquiquadratura, há em geral a possibilidade de se «pensar» em casamento mas, segundo os autores clássicos, sendo aspetos menores, não trazem a concretização do casamento.

Mas note-se com atenção que estes aspetos a que o Sol ou a Lua se aplicam, são apenas os que se formam antes de o Sol ou a Lua abandonarem o signo em que se encontram na carta horária.

Qualidades do Parceiro

O regente da cúspide da 7ª casa e qualquer planeta nela colocado, a sua natureza e aspetos que formam descrevem o tipo de pessoas e a sorte (ou não) que terão ao nas parcerias em geral.

Mas  o planeta para o qual o Sol ou a Lua (de acordo com o sexo do parceiro) formam o  aspeto de aplicação  referido atrás, dá as indicações mais precisas sobre as características harmoniosas ou desarmoniosas do parceiro com o qual se casará.

Por outro lado, a casa do horóscopo na qual se encontra colocado o regente da 7ª casa indica as circunstâncias e condições nas quais será encontrada a pessoa com quem se casará. Assim, se estiver colocado na 1ª casa, por ex., o futuro cônjuge virá ter com o nativo por alguma razão.

Questão: Casarei com a pessoa na qual estou a pensar?

Para responder deve ver-se se o significador do querente forma algum aspeto de aplicação com  o regente da 7ª casa, incluindo por translação ou coleção de luz.

Se houver um desses aspetos, é provável que o casamento se realize com a  pessoa em causa. Porém, se não houver aspetos, o casamento não se concretizará com essa pessoa.

Se esse aspeto de aplicação for benéfico, significa que o casamento se concretizará sem grandes problemas. Mas, se for negativo, o casamento acontecerá depois de obstáculos ou problemas.

Quando há indicação de que o casamento não se concretizará a razão pode ser buscada no planeta  que interfere ou em alguma outra configuração na carta que indica que a matéria da questão não será levada á conclusão.

Continuaremos a tratar das questões da 7ª casa no próximo artigo.

Relacionados

Leave a Comment