Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Carneiro

mulher sentada  com os óculos na mão

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Carneiro a pedido dos leitores. É uma personalidade composta pelos elementos Terra e Fogo  e contém uma conjunção Sol Lua.

O Signo Ascendente Capricórnio indica uma personalidade  ambiciosa, competitiva, muito determinada e lutadora. A pessoa será capaz de trabalhar arduamente para atingir os objetivos que determina para si própria.

Esta é uma personalidade motivada para alcançar honras e privilégios no mundo material, riqueza e status, desejando ascender às posições mais elevadas da sociedade.

No entanto, em geral precisa de lutar bastante por isso pois Saturno, o regente de Capricórnio, representa o servo,  o trabalhador de classe social não elevada no ponto de partida. Mas indica igualmente que o nativo, através do próprio esforço pode erguer-se até patamares mais elevados do que aquele em que nasceu.

Tudo depende, é claro, do conjunto do horóscopo e da condição familiar de partida. Quanto mais esta possa proporcionar meios para a educação e formação de competências, mais o nativo será capaz de, com o seu trabalho, chegar onde deseja.

A personalidade de Capricórnio é motivada para seguir as convenções da sociedade, respeitando as tradições e costumes desta. Não deseja mudar o mundo, deseja aproveitar a estrutura hierárquica existente para ascender o mais possível.

No caso presente, o Sol e a Lua em Carneiro modificam certamente este traço, tornando -a capaz de desafiar as convenções e regras  aceites, mas tudo depende do estado de Saturno.

O Ascendente no signo Capricórnio motiva a pessoa para a procura de segurança material e indica algumas dificuldades em exprimir a parte emocional do ser.

Não se trata de estas pessoas não sentirem emoções como as outras, é antes uma questão de prioridades: se considerarem por ex., que um casamento com alguém de estrato social mais elevado é o que lhes convém, podem estar apaixonadas por outra pessoa com menos meios mas não hesitam em escolher a que lhes dá mais vantagens do ponto de vista que consideram principal- optam pelo parceiro com mais status e riqueza..

Mas o dinheiro e o status são apenas uma parte do seu objetivo. A outra é que desejam ser reconhecidos e respeitados pela elite social como alguém «importante», pelas próprias qualidades e não por a sua posição lhes ter sido dada sem esforço, no nascimento.

O orgulho de terem «conseguido», de terem conquistado uma posição porque o mereceram, porque se esforçaram e fizeram tudo para se superarem  a si próprios, é o sentimento de máxima felicidade que conseguem alcançar. Tudo o resto é secundário.

Estas pessoas nascem com a convicção de que qualquer pessoa que trabalhe o suficiente e se esforce suficientemente sem desistir nem se deixar vencer pelas dificuldades é capaz de chegar ao topo da hierarquia social. E vivem para demonstrar isso.

Estas características explicam porque subordinam os afetos, a «felicidade emocional» a este percurso triunfante que lhes permite dizer::«custou mas consegui.». E, devido à sua dificuldade em mostrar emoções, preferem lidar com os outros, incluindo os mais próximos, com alguma formalidade, a formalidade do «verniz» da imagem que construíram de si próprios.

A Lua no signo Carneiro reforça a ligação do nativo à família e rotinas desta, bem como à comunidade e cultura locais. Também faz desenvolver o desejo de defender e proteger a família, a comunidade local, a pátria, pelo que não é de admirar se algumas destas pessoas escolhem uma carreira militar ou nas forças de segurança.

Gostam de conservar e celebrar os costumes locais e podem envolver-se em causas ligadas à preservação de património local. Podem ter a mesma atitude afetiva em relação à casa de família, pois guardam memórias de infância a que permanecem apegados.

A faceta trabalhadora de Capricórnio fica também reforçada pois o nativo é certamente viciado em trabalho, retirando deste o sentimento de segurança de que o mundo «é como deve ser». Pode trabalhar mesmo em dias feriados e resistir a tirar férias. A verdade é que fica perdido (a) quando não tem de trabalhar.

A personalidade básica Ascendente Capricórnio  Lua Carneiro Sol Carneiro e pode ser muito dominadora e intimidante, quando tenta levar os outros a obedecer-lhe e a aceitar os seus pontos de vista.

O nativo é também pujante , com grande vitalidade e força física e gosta de medir forças com os outros mesmo fisicamente, a menos que Saturno, cujas características de valentia não são grandes, esteja fraco no horóscopo.  A luta pode, no entanto, dirigir-se para a área do empreendedorismo, para alcançar objetivos nos negócios e na aquisição de riqueza.

Apesar de ser aguerrida,  a personalidade é também respeitadora das regras sociais e, geralmente, é leal, não gostando de usar estratégias desonestas.

A Lua rege a 7ª Casa e está colocada na 4ª Casa.  Esta é considerada uma boa colocação para os aspetos materiais da vida. Assim, o nativo pode ganhar com o casamento e prosperar após a realização deste. O cônjuge pode tornar-se parceiro nos negócios.

Usufruirá de confortos no lar e pode ser proprietário de casas, veículos, terras, etc. Pode receber benefícios da mãe em termos materiais.

Esta posição também indica inteligência e uma boa educação, que pode ser feita ou completada em país estrangeiro. A posição favorece também um casamento feliz. Mas convém ter em conta a distância a que a Lua está do sol, devendo estar a mais de 12 º antes ou depois do Sol, para não ficar combusta.

A Lua está colocada na 4ª Casa.  Esta é considerada a melhor posição da Lua, na qual esta tem força direcional. Porém, há que ter em conta duas coisas: a fase mais brilhante ou escura da Lua no momento de nascimento, e se está combusta pelo Sol.

Outro aspeto a considerar é o signo de colocação. A Lua na 4ª casa indica em geral uma pessoa afetuosa e maternal mas, no signo Carneiro, tende para algum egoísmo e competitividade com outros membros da família pelo que pode dar melhores resultados materiais do que contribuir para a felicidade da família.

A mãe pode ser alguém com carreira e independência, que ensinou o nativo a procurar alcançar objetivos materiais, como riqueza e posição social, que coloquem a família numa boa posição em termos de status.

E a reputação social da família pode sobrepor-se a todos os outros aspetos da «felicidade».

O Sol no signo Carneiro acentua a necessidade de o indivíduo se tornar um vencedor, tornando-o extremamente competitivo, inclusivamente dentro da família em relação ao cônjuge e outros membros. A sua ambição pode dizer-se que não tem limites e o nativo está preparado para lutar o que for preciso para provar o seu valor.

A personalidade é muito focada em si mesma e pode ser extremamente inteligente e criativa, associando as qualidades de organização, persistência e capacidade de trabalho à criativa expressão de si, capacidade de inovar, de ver mais além do que a maioria.

Deste modo, pode dar um executivo , gestor, cientista, extremamente bem-sucedidos no que fazem, indómito e impiedoso nas decisões, não se importando de tomar decisões sociais difíceis como despedir pessoas , se tiver esse poder, para tornar  o negócio mais competitivo.

O Sol em carneiro está exaltado, pelo que o nativo tem forte sentido moral e pode corrigir as inclinações mais egoístas que o assaltam  mas o desejo de ser «o (a) melhor, de vencer, de ser o (a) primeiro (a)» pode ser tão avassalador que se sobrepõe ao resto porque esta personalidade não suporta «ficar em segundo» no que quer que seja.

O Sol  rege a 8ª casa está colocado na 4ª casa.  O Sol é  regente de uma  casa dusthana embora esteja exaltado na 4ª casa. Mas a sua energia é demasiado dissonante no que se refere à harmonia pelo que esta é uma posição difícil para o bom entendimento familiar.

Dado o temperamento habitual do nativo com Ascendente Capricórnio, o estilo formal de relacionamento pode tornar menos explosiva esta colocação, permitindo que o casamento se coloque no plano mais material e suporte menos crises emocionais.

O problema é que, mesmo quando o Sol não carrega consigo a regência da 8ª, a posição na 4ª casa é difícil, a menos que haja aspetos de planetas benéficos. No caso presente, há a conjunção com a Lua, que será benéfica se estiver numa fase brilhante.

Assim, o mais provável será o sol proteger a parte material: o nativo terá propriedades, veículos, confortos no lar. Terá uma carreira de sucesso e será respeitado. Mas o ambiente no lar é frio e distante, começando com a relação com a mãe, que pode ter sido distante também durante a fase de crescimento.

Se não houver combustão da Lua, a conjunção entre ambos fortalece a inteligência  e acentua a ligação aos costumes e regras da sociedade, tornando menos evidente a faceta de desfiar essas convenções para criar algo novo. Mas mantém-se a tendência para se focar em si e ser mais ou menos insensível em relação aos outros.

Porém, com o Sol e a Lua na 4ª casa, tudo o que se relaciona com esta tem um significado essencial na vida do nativo.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Carneiro enfrenta o desafio de se descobrir para além da pura dimensão material e social, podendo alcançar grande prosperidade no plano material.

Relacionados

Leave a Comment