Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Caranguejo

Casal sentado

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito de Júpiter em Capricórnio 2020-21  para o Ascendente Caranguejo.

Pode ler um artigo introdutório sobre o trânsito de Júpiter em 2020-21 aqui, onde também lhe damos conta dos Nakshatras por onde Júpiter vai transitar.

Júpiter rege a 6ª e a 9ª casa e vai transitar pela 7ª casa.  Tendo o seu signo mooltrikona na 6ª casa, o seu trânsito é menos positivo para o seu Ascendente do que é para a maioria, em termos potenciais.

Assim, ao transitar pela casa das parcerias, pode fazer emergir conflitos e tensões nas parcerias e no casamento pois Júpiter transita debilitado.

A conjunção que forma com Saturno, este dignificado no próprio signo, atenua esses potenciais efeitos de Júpiter mas fá-lo provavelmente através do estabelecimento de contratos e acordos escritos, fazendo-os surgir como uma obrigação e não como meros acordos informais e de confiança.

Assim, neste trânsito de Júpiter 2020-21 para o Ascendente Caranguejo não se manifesta o otimismo habitual e expansivo, nem a confiança básica que é própria da sua natureza e isso pode manifestar-se  sob a forma de suspeitas, desconfianças em relação a todos os parceiros, numa atitude que pode partir da pré-convicção de que, sem regras e o estabelecimento legal e formalizado, as interações pessoais e as parcerias não podem produzir bons resultados.

Se formar uma nova parceria, romântica ou de negócios, os aspetos práticos e legais vêm primeiro, sobrepondo-se a todos os aspetos afetivos ou confiança informal. A satisfação de necessidades práticas de natureza material e social é vista como mais importante, bem como o contributo que os parceiros podem dar para melhorar as condições de vida que aspira alcançar.

Assim, neste período os relacionamentos tendem a surgir como efeito de um compromisso prévio, com objetivos definidos à partida que estabelecem o que cada parceiro dá e recebe na interação.  E do compromisso de ambos em cumprir isso.

Para o Ascendente Caranguejo, é melhor que Júpiter transite pela 7ª casa ao mesmo tempo que Saturno também está nesta casa pois isso evita um multiplicar de relacionamentos sem muito critério, uma vez que Saturno protege a estabilidade do casamento e outras parcerias.

E, estando no próprio signo, Saturno permite que os parceiros sejam honestos e dedicados ao cumprimento dos objetivos da parceria ou casamento. E também reduz o impacto de um Júpiter debilitado sobre a sua saúde, preservando-a.

Saturno ajuda igualmente a preservar a família como instituição fundamental da sociedade e, por essa razão, os possíveis problemas que possam existir no casamento e nas parcerias tendem a ser colocados em segundo plano.

Isto pode ser frustrante para os que vivem uma situação deteriorada no casamento e em outras parcerias. Porém, será menos provável o divórcio, quando Saturno transita na 7ª casa. E, sendo o dispositor, controla a ação de Júpiter, fragilizado neste signo.

Assim, pode haver uma situação, em certos casos, em que há, por um lado, o desejo de mudar (Júpiter) mas, ao mesmo tempo, a pessoa sente que as circunstâncias não permitem essa mudança neste momento e que, portanto, nada há a fazer.

Esta situação, no entanto, encerra, por se tratar de uma conjunção entre os dois planetas, o nascimento de um novo ciclo de vida e o encerrar de um outro, iniciado, para os que estão na maturidade, há cerca de 20 anos atrás e, para os mais novos, trazido para esta vida para finalizar o que está maduro para ser deixado para trás.

Deste modo, esta conjunção implica, neste período em que Júpiter transita em conjunção com Saturno,  o emergir de um karma  que «está pronto» para ser libertado e superado.

Saturno representa, é bom não o esquecer, o tempo e, particularmente o tempo regulado, contado, isto é, o tempo que «vem de trás». Júpiter é o tempo que «há-de vir» que ainda não é e está livre de condicionantes kármicos, incluindo, por isso, a possibilidade de, com a sua liberdade, tomar decisões que melhorem o seu futuro.

Durante este trânsito de Júpiter, este está, por assim dizer, constrito por Saturno, dominado e controlado por este. E essa constrição, como o apertar do abraço da serpente (do tempo), faz com que tenha a possibilidade de «pagar o que é devido» e encerrar mais uma argola do tempo  e do seu karma.

Quando Júpiter abandonar o signo Capricórnio em novembro de 2021, um novo ciclo começa e você poderá escolher e decidir novas opções de vida que transformem o sentido do que tem vivido, liberto(a) para novas escolhas, que porventura não podiam ser feitas até esse momento.

Júpiter também rege a 9ª casa, podendo trazer bons resultados profissionais através de interação com pessoas e países estrangeiros.  Ajuda a atrair pessoas com bom caráter, verdadeiras e honestas e com sentido humanitário.

Júpiter lança, neste trânsito, aspeto para a 11ª casa, para a 1ª casa e para a 3ª casa.

Deste modo, o seu trânsito afeta a sua autoimagem e a sua saúde, sendo sensato adotar alguns cuidados que protejam  a saúde, por ex., controlando os excessos alimentares, que levam a depender emocionalmente da comida.

Adotará provavelmente uma imagem mais sóbria neste período, principalmente devido à influência do aspeto que Saturno lança para o Ascendente.

O aspeto para a 3ª casa está condicionado à atuação conjunta de Júpiter com Saturno. Assim, não é de esperar impulsividade na realização de novas iniciativas e projetos mas antes uma atitude conservadora e cautelosa.

O seu sentido de «aventura» não acolhe excessos de otimismo agora. Pode ter de assumir algumas responsabilidades em relação a irmãos.

O aspeto para a 11ª casa indica o interesse em obter mais rendimentos e diversificar as fontes de rendimento, sobretudo através da relação com grandes grupos ou organizações.

Esses ganhos podem ocorrer mas de forma gradual, Saturno torna tudo mais lento. E terá mais hipóteses de ganhar se os seus objetivos também tiverem uma vertente de serviço e/ou humanitária.

Finalmente, cabe dizer que os efeitos deste trânsito de Júpiter 2020-21 para o Ascendente Caranguejo  também dependem da relação de casas entre a posição de Júpiter e Saturno neste trânsito e a posição que ocupam na carta natal. Júpiter dá melhores resultados quando tem uma relação com a sua posição de nascimento de casa kendra e trikona e Saturno quando tem uma relação de casa kendra.

Relacionados

Leave a Comment