Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Leão

homem a trabalhar no computador

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito de Júpiter em Capricórnio 2020-21  para o Ascendente Leão.

Pode ler um artigo introdutório sobre o trânsito de Júpiter em 2020-21 aqui, onde também lhe damos conta dos Nakshatras por onde Júpiter vai transitar.

Júpiter rege a 5ª e a 8ª casas e vai transitar pela 6ª casa. Há uma relação de amizade entre o Sol, o regente do seu Ascendente e Júpiter mas o trânsito pela 6ª casa não é dos mais felizes.

Há, no entanto, um aspeto positivo a referir e que tem a ver com o facto de Júpiter não transitar sozinho mas transitar em conjunção com Saturno, que controla a ação de Júpiter por ser o dispositor do signo, estando mais forte e dignificado.

Deste modo, a ação restritiva de Saturno impede o aumento de dívidas e despesas e também de inimigos, opositores  e doenças, que seriam provavelmente amplificados se Júpiter transitasse sozinho.

Deste modo, os efeitos menos positivos de Júpiter acabam por ser menos notados devido á presença de Saturno que, por sua vez, impõe disciplina, cumprimento de deveres e responsabilidades em relação aos filhos, aos processos criativos, que perdem espontaneidade para assumir uma expressão mais sóbria e racionalizada.

Os relacionamentos amorosos deixam de ser encarados como momentos de prazer sem compromisso para darem lugar a um estilo de relacionamento menos apaixonado e mais prático.

Por outro lado, em vez de procurar diversão, pode preferir trabalhar por objetivos que aumentem a sua visibilidade no mundo, seja qual  for a sua profissão. Assim, mesmo os que trabalham numa área artística, agora encaram o que fazem como algo que precisa de esforço e disciplina para alcançar sucesso.

E, através do trabalho disciplinado, pode mesmo conseguir o que pretende, mesmo que seja alcançar alguma fama e reconhecimento públicos. Estes não virão por «pura sorte» mas através do trabalho continuado.

O mesmo se pode dizer para os que estudam para alcançar graus académicos: o momento é de trabalho para conseguir alcançar o que pretende.

Por outro lado, a conjunção Júpiter Saturno na 6ª casa protege a sua saúde, permite que ganhe concursos e competições, vencer oponentes e inimigos. Esta conjunção será exata em novembro, configurando o início de um novo ciclo, designando.se por «grande conjunção», significativa a nível coletivo.

Sendo uma casa kármica por excelência, este pode também ser um intenso período em que presta serviço a outros, ou se envolve fortemente na defesa de alguma causa social.

Dependendo dos aspetos que recebe na posição de nascimento, pode haver tensão e conflito com as pessoas próximas e pode manter, ao longo deste trânsito, falta de paz mental. Evite manter discussões contínuas que não levam a nada de positivo e, pelo contrário, aumentam a sensação de peso mental.

Este não é um bom período para fazer investimentos de risco, nem para emprestar dinheiro a outros pois,  se o fizer, pode não o ver regressar a si.

Se Saturno estiver bem colocado na posição natal, deverá proteger de dívidas excessivas e perdas financeiras mas deve usar os seus recursos de forma racional e sóbria durante este trânsito.

A expressão da intuição natural de Júpiter fica reprimida na 6ª casa, onde sofre a sobreposição do pensamento analítico, reforçado agora pela conjunção com Saturno.

Sendo a sua mente geralmente bastante intuitiva, isto causa stress adicional na sua tentativa de compreender a realidade neste período. Pode desenvolver uma abordagem pouco realista das coisas e cometer erros de avaliação de situações de risco, especialmente no plano financeiro.

O trânsito de Júpiter pode trazer ao de cima fraquezas e dependências do parceiro conjugal neste período e pode forçá-lo (a) a lidar com isso.

Este trânsito apoia a obtenção de um bom emprego e sucesso na área profissional através da dedicação ao trabalho. No entanto, há a tendência, mesmo quando a sua situação melhora socialmente, para alguns sentimentos de inferioridade, que deprimem o seu estado psicológico.

O facto de transitar em conjunção com Saturno faz com que este trânsito tenha o significado especial de finalizar um ciclo kármico, especialmente a nível coletivo mas que se repercute também individualmente de forma especial para o Ascendente Leão, pois essa conjunção dá-se na 6ªcasa.

Assim, pode encontrar situações no trabalho, na prestação de serviço a outros, nos relacionamentos, que precisam de finalização kármica e podem ter a ver com explorar e ser explorado, incluindo financeiramente, passar por situações de acusação, etc. Problemas de poluição ambiental e outros fenómenos globais podem também afetar a sua vida.

O estado de dignificação de Saturno protege de consequências maiores, se não sofrer aflições na posição de nascimento.

Mas este é o momento de finalizar esse ciclo para, depois de Júpiter abandonar o signo Capricórnio, em novembro do próximo ano, poder sentir a liberdade de iniciar mais um ciclo de quase vinte anos, até à próxima conjunção Júpiter Saturno.

Neste trânsito, Saturno lança aspeto para a 10ª, para a 12ª e para a 2ª casa. O foco na 10ª casa indica o peso que o trabalho e a carreira têm agora, porventura com mais deveres e responsabilidades que deixam pouco tempo para outros afazeres.

Já o aspeto para a 2ª e 12ª casa atingem a área dos recursos, em especial os financeiros, aconselhando cautela nos gastos pois tenderá a gastar mais do que o que tem e, neste período, isso tem consequências duras.

A vida familiar sofre stress como referido antes, havendo separação ou distanciamento em relação a esta área da sua vida, talvez por estar demasiado envolvido (a) no trabalho e deveres sociais.

A acumulação de riqueza não é negada, mas pode ser mais lenta e difícil, sobretudo porque as despesas podem aumentar substancialmente.

Relacionados

Leave a Comment