Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Virgem

estudante a festejar grau académico

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito de Júpiter 2020-21 para o Ascendente Virgem.

Júpiter rege a 4ª e a 5ª casa do horóscopo e, apesar de ter a regência de uma casa trikona, fica debilitado  neste signo pelo que os seus efeitos para o Ascendente Virgem são em geral menos felizes.

A conjunção com Saturno dignificado reduz, no entanto, essa debilitação e pode mesmo cancelá-la, através de um Neecha banga raj yoga.

Neste trânsito é,, deste modo beneficiado pela conjunção com Saturno. Porém, Júpiter tem relação de inimizade com o regente do seu Ascendente, Mercúrio.

Pode ler um artigo introdutório sobre o trânsito de Júpiter em 2020-21 aqui, onde também lhe damos conta dos Nakshatras por onde Júpiter vai transitar.

Júpiter vai transitar pela 5ª casa. Devido à circunstância de estar em conjunção com o outro planeta lento, Saturno, conjunção que tem um impacto significativo na consciência coletiva e no surgimento de mudança a nível mundial, este trânsito terá um impacto que ultrapassa  a dimensão da sua vida pessoal.

Terá de ser também tido em conta que a energia de Júpiter se manifesta em conjunto com a de Saturno que é de resto dominante pois Saturno é o dispositor do signo.

O trânsito de Júpiter pela 5ª casa favorece mais as atividades culturais e ligadas à educação, a criatividade das ideias do que os objetivos materiais propriamente ditos. Mas pode fazer investimentos a médio e longo prazo com expetativa de bom retorno no futuro.

A energia de Saturno e do signo Capricórnio está relacionada diretamente com a disciplina e a regulação e não com a criatividade pelo que, neste período, não é de esperar que aumente a sua criatividade para fazer coisas novas pois Júpiter está sob o controlo de Saturno.

Pode no entanto, esforçar-se mais para aperfeiçoar técnicas e conhecimentos que lhe permitam obter bons resultados, mesmo que se dedique a alguma atividade artística. Mas o foco será no aperfeiçoamento da técnica e não na capacidade de inovar ou criar algo.

Para os que não têm filhos, este não é o melhor período para pensar em ter pois o trânsito não favorece o nascimento de filhos, pelo menos sem dificuldades associadas.

O êxito nos estudos pode, no entanto, ser conseguido, pois agora estará mais disposto (a) a desenvolver esforço para esse efeito e a fazer o que for preciso para alcançar o objetivo de passar ou obter um grau académico.

É por ex., um excelente período para escrever uma tese académica (mestrado, doutoramento) pois terá a persistência, paciência e trabalho continuado favorecidos.  Este trânsito favorece igualmente estudantes que estão em fase intermédia de estudos, aumentando o gosto por aprender, e também a autonomia dessa aprendizagem, pois a pessoa torna-se autodidata.

Se tem filhos, neste período dará mais importância a incutir-lhes «regras» do que a deixar que decidam por si espontaneamente, o que devem fazer e como se devem comportar. Tentará incutir-lhes responsabilidade, sentido do dever e a importância de trabalhar para alcançar o que desejam.

Acredita, neste período que o sucesso, incluindo a «fama» é mais fruto do trabalho árduo e persistente do que da sorte.

Se tem atividade na área da política, este é também um bom período, pois está aberto (a) à importância dos problemas e a encará-los a partir de uma perspetiva de serviço e de responsabilidade.

Para o seu Ascendente, que é em geral contido na manifestação das emoções, este é um período positivo para os relacionamentos amorosos que tendem a exprimir-se de forma mais formal e sem grande efusividade, o que o (a) deixa, de resto, mais á vontade.

Assim, neste período, se iniciar um novo relacionamento este terá um forte cunho pragmático, regulado pelas regras e convenções aceites pela sociedade, sem grande espontaneidade expressiva mas talvez muito de acordo com o que deseja encontrar num relacionamento desse tipo:

respeito, cumprimento dos papéis associados e esperados socialmente, boa empatia no modo de ver a realidade e com expetativas semelhantes em relação ao que esperar um do outro. Assim, se tem vindo a manter um relacionamento de namoro, este é um bom período para dar o passo seguinte e formalizar o casamento.

Existe uma sintonia com as responsabilidades sociais tanto em relação aos filhos como ao casamento e à educação e à crença de que a vida dos indivíduos deve ser regulada de acordo com os papeis atribuídos socialmente.

As diversões e expressões gerais de lazer nesta altura assumem mais uma forma de trabalho do que de descontração. Cada atividade é considerada como algo que deve ser planeado e bem organizado previamente.

Para os que são religiosos, a realização dos rituais e das práticas da religião dá satisfação espiritual, havendo também, em geral, uma forte consciência social , de que se deve viver em função do que toda a sociedade espera e não de iniciativa puramente individuais.

O gosto pelo saber, pela leitura e o estudo de textos de sabedoria antiga , mantras, etc., pode ser um momento de relaxamento para alguns.

Se tem filhos, também gostará de acompanhar os estudos destes e orientá-los, pois gosta de representar o papel de «professor», mesmo que não o seja em termos de profissão.

Embora a sua postura em relação às crianças seja, neste período, mais de seriedade e de autoridade, o contacto com as mentes jovens é gratificante, neste período.

Júpiter lança aspeto para a 9ª casa, para a 11ª casa e para o Ascendente.

Assim, favorece a relação com o pai e outras figuras de autoridade, a realização de viagens de longa distância, em especial por motivos educacionais e espirituais e o surgimento de um novo propósito de vida.

Favorece igualmente os ganhos, ainda que obtidos de forma gradual por investimentos conservadores.

A sua consciência social pode   inclinar para o envolvimento em alguma instituição social, porventura de ordem financeira, destinada a obter ganhos para os menos favorecidos , ou envolver-se em grupos ligados à defesa de pessoas socialmente menos favorecidas.

O aspeto para o Ascendente acentua o desenvolvimento de um sentido pragmático e de responsabilidade na sua forma de ver o mundo e a realidade em geral e a abertura para desenvolver valores e crenças que manifestam sentido de responsabilidade e justiça social.

Relacionados

Leave a Comment