Astrologia Horária- Questões da 8ª Casa

mulher com moedas de outro na mão

Neste artigo descrevemos as questões e a interpretação da carta horária relativas à 8ª casa.

As questões da 8ª casa prendem-se com a morte, legados, o dinheiro de outras pessoas – por exemplo em negócios.

A 8ª casa não é indicativa da morte do querente, embora possa, em certas circunstâncias, indicar a morte de outras pessoas mas não de forma isolada, precisando de outros indicadores na carta. Mas descreve o tipo de morte do querente.

A 8ª casa pode indicar o afundamento de barcos e navios, em questões da astrologia mundial. Indica a propriedade de alguém falecido, legados e heranças, dote. Na sua associação com a morte representa os agentes funerários.

Representa os cobradores de impostos. Indica quem será herdeiro de um falecido.

A 8ª casa indica os recursos dos outros, o dinheiro dos outros, particularmente do parceiro. Se houver um processo judicial, a 8ª casa representa as pessoas que assistem o oponente do querente. Também representa, segundo Lilly, «a porção» da criada (o que esta receberá após a morte do patrão).

Quando se trata de uma carta de astrologia mundial a 8ª casa indica os recursos do inimigo.

A 8ª casa representa, no corpo, os órgãos sexuais, as hemorroidas, a bexiga (e a pedra que pode formar-se no aparelho urinário). Também representa a cirurgia e cortes no corpo.

A cor associada é preto  e verde. Os co significadores são Saturno e o signo Escorpião.

Esta é uma casa feminina. Se os significadores do querente estiverem colocados na 8ª casa isso indica que este está num estado de angústia mental e medo.

Quando está em causa uma transação de negócios ou de parceria,  uma das perguntas que surgem é: «Quanto dinheiro tem  a pessoa x para investir?»

Nesta pergunta a 7ª casa  e os seus significadores representam a pessoa sobre a qual se faz a pergunta e os significadores da 8ª casa representam o dinheiro dessa pessoa.

Para responder, vê-se em primeiro lugar a natureza dos significadores da 8ª casa e de qualquer planeta que esteja em aspeto com estes. Assim, se Saturno está a formar um aspeto maléfico com os significadores da 8ª casa, isso é um indicador de que a outra pessoa não tem dinheiro para investir.

Um bom aspeto de Saturno para os significadores da 8ª casa indica que a pessoa gere bem o seu dinheiro e não é inclinada para o desperdício dos seus recursos.

Se Vénus tem um bom aspeto com os significadores da 8ª casa, isso indica que a pessoa tem uma quantia de dinheiro muito confortável e disponível. Mas, se houver um aspeto maléfico de Vénus para os referidos significadores, isso indica que a pessoa gasta demasiado em artigos de luxo e de exibição de riqueza.

Se houver um aspeto positivo de Marte para os significadores da 8ª casa, isso é um indicador de que a pessoa tem talento para ganhar bastante dinheiro mas também o gasta sem pensar muito, pelo que dificilmente o conserva.

Se o aspeto de Marte para os significadores da 8ª casa for maléfico, a pessoa é muito gastadora e está sempre a precisar de dinheiro pelo que não é a melhor escolha para uma parceria ou negócio.

Se houver um aspeto benéfico de Mercúrio e os significadores da 8ª casa, a pessoa ganha dinheiro através dos subordinados. Se o aspeto for negativo, indica que a pessoa perde dinheiro por causa de confiar nos subordinados sem que estes o mereçam.

Se houver um bom aspeto da Lua para os significadores da 8ª casa, a pessoa ganhará riqueza através de numerosas pequenas transações. Se houver um aspeto maléfico da Lua para os significadores, isso indica que a pessoa perde dinheiro em muitas ocasiões, em pequenas quantidades.

Quando há um aspeto benéfico do Sol para os significadores da 8ª casa a pessoa obtém largas somas de dinheiro; se, pelo contrário, o aspeto do sol for negativo, a pessoa sofre largas perdas de riqueza.

Finalmente, se houver um aspeto benéfico de Júpiter para os significadores da 8ª casa indica que a pessoa tem muito dinheiro e riqueza. Se o aspeto for negativo, isso indica que a pessoa usa o dinheiro e riqueza que possui com falta de sensatez e pouca sabedoria.

Questão: «receberei a herança de que estou á espera?»

Para esta questão, os significadores da 8ª casa mostram a quantidade a receber e a natureza da herança (o que será herdado).

O querente receberá alguma herança se houver algum aspeto de aplicação ou translação ou coleção de luz  entre o regente da 1ª casa  e co significadores e os significadores da 8ª.

Quando o aspeto é de natureza benéfica, a pessoa receberá a herança sem dificuldades, conforme o esperado. Mas se o aspeto for maléfico, haverá muitas dificuldades no recebimento da herança. Esta , se for recebida, sê-lo-á apenas de modo parcial.

Se houver algum outro aspeto positivo de aplicação entre os significadores referidos, a pessoa pode herdar, apesar de alguns obstáculos que possam surgir.

Não esquecer que, como habitualmente, a Lua é co significador do querente. Todos os aspetos formados pelos vários significadores deverão ser anotados e analisado o seu caráter benéfico ou maléfico.

Relacionados

Leave a Comment