Astrologia Horária- Questões da 9ª Casa

mesa de escritor

Neste artigo falamos das questões da 9ª casa na Astrologia horária. Como habitualmente, seguimos a grande autoridade clássica da astrologia ocidental, W. Lilly.

A 9ª casa dá informação sobre viagens, incluindo viagens para além do mar (outros continentes). Representa clérigos e padres e membros de todos os níveis das hierarquias religiosas.

Significa visões e sonhos, países estrangeiros, livros e aprendizagem,  vida monástica, benefícios.

Significa comércio com países estrangeiros, exploradores, marcha, assembleias internacionais.

Representa o pensamento filosófico, educação superior, cerimónias (especialmente associadas a rituais como acontece  na religião), atividade de publicação.

Representa os familiares da esposa ou esposo.

Nas cores, representa o verde e o branco.

No corpo rege as coxas, a base da coluna,  nádegas e quadris.

Os co significadores são Júpiter e Marte. Quando Júpiter está colocado na 9ª casa indica alguém com modéstia e alguém devoto à sua religião ou sistema de espiritualidade.

Segundo Lilly, quando o nodo sul da Lua, Marte ou Saturno estão colocados na 9ª casa da carta horária, a pessoa ou manifesta ateísmo ou é um fanático . Já o sol está muito bem colocado nesta casa.

Esta é uma casa masculina e cadente.

Na consulta horária, as questões da 9ª casa prendem-se com publicidade , publicação editorial, viagens para países estrangeiros, opinião pública, assuntos legais.

Há que ter presente que os processos legais e os advogados pertencem à 7ª casa. Mas, quando alguém deseja saber se o tribunal será favorável a um processo que está a ser julgado, devem ver-se os significadores da 9ª casa e se estes estão favoravelmente dispostos em relação aos significadores do querente.

Quando o querente deseja saber se a opinião pública receberá de forma favorável uma publicação que deseja lançar:

O público é representado pela 7ª casa. A 9ª casa mostra a opinião que o público tem acerca das qualidades do querente; a honra profissional e a qualidade  da obra que  o querente deseja publicar é mostrada pela 10ª casa.

Para interpretar a resposta, a existência de aspetos harmoniosos entre os significadores da 9ª casa e da 1ª mostrará que a opinião pública é favorável ao querente, tendo uma opinião positiva acerca deste ,confiando no que diz ou escreve.

Mas, se os aspetos entre os significadores referidos forem maléficos, o público não dará atenção nem valorizará o que o querente tem a dizer.

Agora, será a opinião pública mostrada pelos aspetos referidos momentânea ou duradoura? A resposta é que se os significadores da 9ª casa estiverem em signos fixos, a opinião pública revelada será duradoura.

Mas se os significadores da 9ª casa estiverem em signos cardinais, a opinião pública será volátil e transitória e não guardará memória do querente.

Nas perguntas sobre a publicação (ou ensino a um dado público) e o querente deseja saber como será recebido o que tem a dizer a esse público, quanto mais fortes estiverem  os significadores da 9ª casa e quantos mais aspetos benéficos receberem de outros planetas, maior será a possibilidade de sucesso do querente.

Os aspetos dos planetas para os significadores da 9ª casa indicam as características do público  que lerá a publicação do querente ou o ouvirão, caso  se trate de discurso dirigido a um público como aulas ou outro público.

Quando o aspeto para os significadores da 9ª casa é de Saturno, o público será sério e intelectual ou de agricultores; quando o aspeto é do sol o público é de alto estatuto social e pessoas de autoridade;

Se o aspeto é de Júpiter, indica pessoas abastadas; se é de Vénus, indica pessoas refinadas e interessadas nos prazeres da vida; se é de Mercúrio indica pessoas na área da literatura, publicidade, comunicação ou homens e mulheres de negócios; se for a Lua, o público serão pessoas comuns.

Se os aspetos que estes planetas lançam para os significadores da 9ª casa forem benéficos, isso indica que o querente será bem recebido (as suas ideias); mas, se for uma oposição, haverá antagonismo do público; se for uma quadratura, enfrentará zanga e emoções negativas por parte do público.

No caso da publicação de livros ou outros materiais de opinião escrita, que têm autonomia em relação ao autor, pode haver sucesso da publicação, que pode mesmo ser muito vendida.

Porém, se não houver aspetos entre os significadores da 9ª casa e os da 1ª, que representa o querente, este não obterá reconhecimento por parte do público e receberá provavelmente muito poucos ganhos materiais com a obra, mesmo que esta se torne popular, se não houver aspetos para os significadores da 2ª casa.

E isto traz uma outra questão comum: «ganharei muito ou pouco dinheiro com esta publicação?»

Para saber isto, é preciso ver se os significadores da 9ª casa mantêm aspeto com os significadores da 2ª casa e qual é a natureza desses aspetos.

Quando os significadores da 9ª casa são fortes e há bons aspetos para os significadores da 2ª casa e estes também estão fortes, a publicação será um sucesso. E, se também houver bons aspetos entre os significadores da 9ª casa e a 1ª casa ou os seus significadores ou, em alternativa, os significadores da 9ª e da 10ª casa que representa as honras, o querente será bastante reconhecido pelo trabalho publicado, que será favoravelmente recebido.

Quando os significadores da 2ª casa recebem aspetos de planetas maléficos isso indica que o querente gastará bastante com a publicação e poderá ganhar pouco, materialmente com a mesma, embora, se houver bons aspetos entre os significadores da 9ª e da 1ª casa a pessoa possa ganhar reputação.

Relacionados

Leave a Comment