Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Aquário

mulher admirando vista sobre uma cidade e o rio

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito de Júpiter 2020-21 para o Ascendente Aquário.

   Pode ler um artigo introdutório sobre o trânsito de Júpiter em 2020-21 aqui, onde também lhe damos conta dos Nakshatras por onde Júpiter vai transitar.

Júpiter rege a 2ª e a 11ª casas do seu horóscopo, pelo que forma, só por si, um dhana yoga de riqueza, quando está forte na posição de nascimento.

Vai transitar pela 12ª casa, em conjunção com o regente do seu signo, Saturno, com o qual forma uma grande conjunção, que ocorre ciclicamente a cada 19, 6 anos em média, sendo exata no dia 21 de dezembro 2020.

Esta conjunção tem um alcance maioritariamente coletivo, indicando um novo ciclo de mudanças que serão sentidas pelos vários países e governos.  A conjunção em Capricórnio, onde Júpiter está debilitado, costuma coincidir com alguns eventos dramáticos a nível das lideranças políticas e também de eventos que afetam o planeta.

Porém, Saturno estará dignificado e, sendo o dispositor de Júpiter, contribui para reduzir os efeitos da sua debilitação.

O trânsito de Júpiter vai fazer-se pela 12ª casa, um trânsito que tem alguns desafios, ao ocorrer em conjunção com Saturno. Com efeito, o aspeto que costuma ser mais rico no trânsito de Júpiter pela 12ª casa- uma aguda intuição e prodigiosa imaginação- é agora reprimido fortemente por Saturno.

Mesmo estando dignificado, Saturno nesta casa não encontra grande conforto na atividade da imaginação, na exploração dos sonhos, na criatividade da escrita ou na fé religiosa ou espiritual, receando tudo o que ultrapassa a dimensão dos sentidos.

Deste modo, há um sentimento de impotência interior perante o mundo espiritual ou subtil, que é visto como irreal, fantasioso, ameaçador. Há, deste modo, a tendência para rejeitar a intuição e a fé, focando-se apenas na dimensão lógica e racional que explica a experiência através da ciência aceite materialmente.

O sono pode ser mais difícil de conciliar durante este trânsito, devido ao facto de Saturno ter uma natureza oposta a tudo o que é secreto ou escondido e influenciar e controlar Júpiter durante este período.

No entanto, este trânsito pode fortalecer as atividades secretas ou reservadas de grupos que se unem para desenvolver estratégias de poder sobre a sociedade de caráter político, como acontece com a maçonaria e outros grupos de influência que atuam de forma não pública, unindo forças entre si para alcançar objetivos materiais de influência na sociedade.

No entanto, o impulso de mudança de Júpiter está bastante reduzido, havendo o conformismo e aceitação das regras convencionais, imposto por Saturno no signo Capricórnio.

E, dentro desse contexto, este trânsito pode indicar efeitos construtivos. Se trabalhar numa instituição fechada, como colégios em regime de internato, hospitais, prisões, na diplomacia em países estrangeiros, este é um bom período para trabalhar e procurar justiça, ordem e igualdade entre todos , em especial os menos favorecidos socialmente.

Para os que têm atividades sociais mais mundanas e visíveis, este trânsito é menos positivo, sendo  difícil obter reconhecimento e respeito pelo mérito e trabalho realizado ou pelas suas qualidades humanas.

A energia de Júpiter pode, no entanto, impelir para a prestação de serviço , por ex., como voluntário em prisões , hospitais, centros de acolhimento de jovens em situação de risco, etc., e podem fazer um bom trabalho no aconselhamento dessas pessoas e na redução das suas dificuldades.

Porém, a energia de Saturno, que é muito pesada na 12ª casa, acaba por limitar muito a satisfação pessoal durante este período, havendo mesmo a possibilidade de algum cansaço ou esgotamento.

Sentirá também necessidade de isolamento mas a prática da meditação e outras atividades espirituais agora é difícil pois não existe verdadeira fé interior que crie subjetivamente a ligação com a dimensão profunda da psique. Assim, mesmo quando o nativo é religioso, agora repete os rituais de forma convencional e não verdadeiramente sentida.

Este é também um período no qual as despesas podem aumentar bastante, ao mesmo tempo que há falhas na realização das atividades rotineiras do dia a dia, por desinteresse ou distração em relação às mesmas.

Tenha em atenção que pode ser difícil controlar as despesas, pelo que deverá prevenir-se o mais possível poupando antes do trânsito para poder enfrentar essa situação de forma mais confortável.

Outro aspeto menos positivo que pode acontecer é a tentativa de aligeirar o desconforto com o que sente através da bebida ou da criação de dependência de substâncias aditivas.

Durante este período, todas a fobias e medos inconscientes podem se amplificados por Júpiter e será preciso usar a disciplina, resistência e determinação de Saturno para enfrentar e superar alguns desses medos, que são parte do karma que este trânsito pela 12ª casa traz ao de cima e podem ser superados agora.

Se tiver a determinação necessária, começará o novo ciclo de Júpiter, quando este abandonar o signo Capricórnio, mais leve e com mais capacidade de confiar e acreditar que a realidade muda efetivamente, não apenas no mundo e nos outros mas também em si.

Sobretudo deve ter em atenção que as inseguranças que este trânsito pode trazer ao de cima são imagens que criou de si no passado e que estão prontas para serem libertadas e superadas.

Pode haver um sentimento de separação em relação á família neste período e pode sentir a tentação de viajar para lugares distantes onde não tem raízes.

Outro cuidado a ter é com a alimentação, que pode causar problemas de saúde, se for pouco saudável.

Júpiter lança aspeto, durante este trânsito, para a 4ª casa. Este trânsito não favorece a compra de propriedade neste período, em que pode haver algum problema com a casa ou o carro, necessitando de reparação. A mãe pode ter alguma condição de saúde ou dificuldade que obrigue a prestar assistência.

A educação pode ter sucesso se for realizada em país estrangeiro.

Júpiter lança aspeto para a 6ª casa e pode indicar problemas com colegas de trabalho ou subordinados, despesas geradas por estes. Mas a presença de Saturno na 12ª casa e também em aspeto com a 6ª torna difícil as mudanças nas parcerias e o mesmo acontece com o casamento, embora este possa passar por dificuldades.

Pessoas que não gostam de si podem também tentar causar-lhe problemas, mas não deverão poder causar muito prejuízo.

Finalmente, Júpiter lança também aspeto para a 8ª casa.  Este é um aspeto que pode indicar relacionamentos secretos , tanto de natureza sexual como a nível de parcerias de outro tipo, por ex., por motivos financeiros relacionados com dinheiro e outros recursos escondidos (do cônjuge, dos serviços de impostos, etc.).

Dificuldades inesperadas podem ocorrer em situação de viagem para lugares distantes, exigindo cautela com a planificação das mesmas. Há o risco de sofrer perdas.

Entretanto, haverá um período -entre 5 de abril e 14 de setembro- em que Júpiter irá transitar pelo Ascendente, antecipando o novo trânsito que terá início em novembro de 2021. E este pode ser um excelente período para obter ganhos financeiros obtidos a partir de investimentos em redes alargadas e instituições.

Aproveite deste modo estes meses para acumular todo o tipo de recursos  e também para alcançar reconhecimento social e melhorar a sua capacidade de influência. Se tem envolvimento em alguma causa de natureza social ou humanitária, este é um excelente período para alargar a sua ação e alcançar bons resultados.

Relacionados

Leave a Comment