Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Capricórnio

homem de costas caminhando pela cidade

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito de Júpiter 2020-21 para o Ascendente Capricórnio.

   Pode ler um artigo introdutório sobre o trânsito de Júpiter em 2020-21 aqui, onde também lhe damos conta dos Nakshatras por onde Júpiter vai transitar.

Júpiter rege a  12ª e a 3ª casas e transitará pelo Ascendente. Este não é, no entanto, um trânsito igual aos outros pois Júpiter vai transitar em conjunção com o regente do seu Ascendente Saturno, com o qual forma uma grande conjunção, exata no dia 21 de dezembro 2020.

A grande conjunção destes dois planetas é vista como indicadora de um novo ciclo de eventos e mudanças no mundo e na vida coletiva da humanidade.  Tem, contudo, uma expressão individualizada a partir da casa em que calha no horóscopo individual e demais configurações natais.

No entanto, ao dar-se no Ascendente, indica mudanças potenciais na identidade pessoal e em aspetos fundamentais da sua expressão no mundo. Tais mudanças, no entanto, deverão manifestar-se após a conclusão deste trânsito, em novembro de 2021.

Isto porque Saturno, ao transitar em conjunto com Júpiter na sua própria casa, controla os efeitos do trânsito de Júpiter. Além do mais, Júpiter transita debilitado enquanto Saturno está dignificado no próprio signo. Assim, não apenas controla Júpiter mas também o torna menos fraco do que aconteceria se transitasse sozinho pelo signo.

Assim, há um primeiro efeito positivo a referir, pelo trânsito conjunto de Júpiter e Saturno pelo Ascendente: é que Saturno ajuda a preservar a saúde, reduzindo os efeitos de falta de vitalidade que Júpiter poderia causar em termos físicos.

Este pode ser um período em que trabalhará arduamente mas não será fácil obter visibilidade e reconhecimento por isso. Este trânsito favorece a expressão sóbria e até mesmo frugal ou ascética, em muitos aspetos.

Para os que têm inclinação espiritual, este é um bom período para se recolher em ambientes reservados e mesmo fechados, para frequentar um ashram  ou retiro ou para fazer alguma viagem que considera importante por motivos espirituais.

Os clássicos consideram que é um excelente trânsito para a vida sexual mas, ao mesmo tempo, não ajuda as interações com os parceiros incluindo o de casamento, pois  inclina mais para gostar de estar só ou mergulhado na própria subjetividade do que a interagir verdadeiramente com os outros.

Pode também deixar de dar importância ao modo como se veste a apresenta aos outros, descurando a imagem pessoal, que agora pode ficar fora do seu foco consciente mais imediato.

Pelo aspeto que lança para a 7ª casa,  o trânsito de Júpiter 2020-21  para o Ascendente Capricórnio leva a separação, física ou psicológica, das parcerias e do casamento. Assim, pode deixar de prestar atenção às necessidades dos parceiros e isso afeta inevitavelmente as parcerias. Deste modo, apenas os relacionamentos de caráter sexual são favorecidos por este trânsito.

Júpiter rege também a 3ª casa do seu horóscopo e a sua posição no Ascendente produz geralmente mais entusiasmo, gosto por correr algum risco, por desenvolver esforços orientados para determinados objetivos que considera importantes, aumentando a sua coragem.

Porém, Saturno é o oposto disso tudo, obrigando a conter toda a impulsividade e põe por isso o «prego a fundo», com cautela e precaução quanto baste antes de decidir fazer o que quer que seja.

Porém, pelo lado positivo, favorece a comunicação, especialmente sob a forma escrita, sendo positiva para todos os que usam a escrita, tanto de forma literária como informativa e descritiva.

Um outro efeito agradável é que, ao contrário do que costuma acontecer quando Júpiter transita pela 1ª casa, desta vez será menos provável que engorde pois Saturno encarrega-se de impor disciplina e muita frugalidade nos hábitos, embora isso possa ter limites, é claro.

Por outro lado, o metabolismo reduz-se pela presença de Saturno, por isso também engorda mais facilmente com qualquer excesso. Aproveite a presença de Saturno em conjunção com Júpiter para pensar num novo estilo de alimentação mais saudável.

Dada a inclinação para uma certa preguiça ao longo do trânsito, uma alimentação mais leve e frugal mostra-se mais adequada para a sua saúde. Aproveite para criar novos hábitos de alimentação para o futuro.

Júpiter na 1ª casa aumenta a jovialidade e dá um pouco mais de espontaneidade e otimismo á sua expressão, embora de forma contida, uma vez que está no signo de Saturno e em companhia deste.

Deste modo, trata-se de uma jovialidade disciplinada e muito orientada para o sentido da responsabilidade e do dever. Torna mais fácil também desenvolver sentimentos de confiança no futuro, mesmo quando atravessa circunstâncias difíceis. Será assim mais fácil agora ver o lado positivo das coisas.

Se tem uma atividade em que precisa de interagir com os outros ou usar o poder do discurso, esta é agora significativamente melhorada, sem o tom seco próprio do Ascendente Capricórnio e gerando mais empatia com os outros, o que melhora a eficácia da mensagem.

Durante este período, os seus valores de honra e defesa da verdade são fortalecidos pelo trânsito de Júpiter, tendendo assim para menor rigidez e um pouco mais de tolerância, especialmente em relação a diferenças de opinião, tendendo a ver a coisas de modo menos preto e branco.

Se deseja aprender línguas, este é também um excelente período para se aplicar. De modo geral ,Júpiter favorece, neste trânsito, os objetivos de prosperidade , sucesso nos empreendimentos, progresso na educação e  nos estudos superiores.

Para os que são inclinados, é também um excelente período para o desenvolvimento espiritual.

Neste trânsito Júpiter lança aspeto para a 5ª casa, indicando sucesso em investimentos de caráter conservador, envolvimento na educação dos filhos, quando estes existem e/ou no próprio processo educativo; sorte nos projetos pessoais, ajudando pela presença do trânsito de Rahu na mesma casa, etc.

Lança aspeto para a 7ª casa, favorecendo as parcerias de caráter contratual, incluindo o casamento, embora não tanto no aspeto afetivo como referimos atrás, mas no que se refere aos aspetos institucionais e sociai, como é o caso do casamento, uma instituição a que você dá bastante valor.

Deste modo, este pode ser um bom momento para efetuar contratos de todos os tipos, baseados no cumprimento de regras e objetivos pragmáticos, mais do que por razões afetivas.

Lança também aspeto para a 9ª casa. Se o conjunto do horóscopo permitir, boas oportunidades de negócios com ou em país estrangeiro podem acontecer, sendo as viagens de longa distância favorecidas.

A relação com o pai e outras figuras de autoridade, como professores, gurus, padres, pode trazer algum novo significado importante para a sua vida.

Os estudos em país estrangeiro também podem dar bom resultado bem como atividade humanitária e cultural.

Haverá um período deste novo trânsito de Júpiter 2020-21 para o Ascendente Capricórnio  em que Júpiter abandona o signo Capricórnio e transita pelos primeiros graus do signo Aquário. Isso acontecerá entre 5 de abril e 14 de setembro. Neste período Júpiter transita pela 2ª casa.

Este trânsito dará resultados de acordo com as configurações natais das casas envolvidas , de Júpiter e do regente da 2ª casa.  Mas, de modo geral, pode indicar um período de despesas acrescidas, possíveis perturbações na vida familiar, dificuldade em dialogar e persuadir os outros.

Deste modo seja cauteloso (a) quanto a investimentos financeiros neste período.

Ao nível da saúde, pode haver problemas causados por alimentação inadequada, doenças da boca e dos dentes, etc.

Alguma disciplina e a resiliência habitual podem ajudar a manter a postura certa durante este período.

Relacionados

Leave a Comment