Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Sagitário

equipa a trabalhar

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito de Júpiter 2020-21 para o Ascendente Sagitário.

   Pode ler um artigo introdutório sobre o trânsito de Júpiter em 2020-21 aqui, onde também lhe damos conta dos Nakshatras por onde Júpiter vai transitar.

Júpiter é o regente do seu Ascendente pelo que o seu trânsito tem um impacto considerável para si. Rege a 1ª e a 4ª casa e vai transitar pela 2ª casa, onde formará conjunção com Saturno, que é positivo pois esta «grande conjunção» que será exata a 21 de dezembro de 2020, inicia um novo ciclo de 19, 6 anos em média.

Este ciclo de Júpiter e Saturno tem um impacto forte na dimensão coletiva e mundial, sendo célebre por marcar eventos historicamente determinantes. Mas, como parte desse todo que é a humanidade, cada indivíduo sofre o impacto dessa conjunção a partir das configurações do horóscopo pessoal.

Júpiter está debilitado em Capricórnio e, quando transita sozinho, o impacto do seu trânsito por este signo pode ser bastante negativo para a vida familiar e financeira. Porém, ao transitar em conjunção com um planeta dignificado, neste caso Saturno, a fraqueza de Júpiter é reduzida.

O efeito menos agradável disso é que a natureza expansiva, otimista e naturalmente espontânea de Júpiter fica subjugada pela seriedade e controlo das regras de Saturno. Isto não é, necessariamente, negativo.

E, ao transitar debilitado, sem esse controlo porventura Júpiter poderia conduzir a cometer alguns erros de  avaliação, criando por ex., otimismos exagerados que criariam dificuldades adicionais, fruto da falta de «sentido da realidade» que pode ocorrer quando Júpiter está debilitado.

Dito isto, neste trânsito, Júpiter continua a favorecer os ganhos através do mérito e talento pessoal, essencialmente através da instrução, das capacidades de oratória, do talento para ganhar dinheiro mas, durante este período, sem se apoiar na «intuição»  ou no «feeling» de que isto ou aquilo será um bom investimento.

Neste período a disciplina, o controlo nos gastos e a sensatez nos mesmos, a seriedade no discurso e na escrita, o pragmatismo e o conservadorismo no uso do dinheiro e outros recursos, serão o mote fundamental. Será também algo do tipo «a poupar também se ganha», analisando ao milímetro as coisas e situações em que irá gastar ou investir.

Assim, não conte com «golpes de sorte» neste período, para aumentar os seus ganhos. Estes deverão resultar dos procedimentos cautelosos referidos , serão produzidos mas de forma lenta e gradual.

Durante este período não será tão provável como em outros trânsitos de Júpiter pela 2ª casa, comprar alguma coisa «por impulso». As compras e gastos serão pensados, calculados os efeitos e controlado o impacto na vida familiar. A prazo, esta disciplina permite-lhe manter um bom nível de rendimento porque o (a) impede de gastar sem pensar.

Investimentos conservadores também podem dar bons frutos mas não de modo imediato. Acumular riqueza é, no entanto, um dos seus maiores motivos de interesse neste período.

Durante este trânsito pode sentir que precisa de melhorar ou adquirir mais conhecimento em certas áreas, como a financeira, por ex., para evitar maus investimentos e perdas. Outro conhecimento que pode considerar muito útil é o de línguas, em especial aquelas que são mais usadas para os negócios.

Assim, aprender uma nova língua, ou aperfeiçoar o conhecimento de uma que aprendeu mas de que esqueceu a maior parte do vocabulário, pode ser um motivo de interesse neste período. A História é outro motivo de interesse para si, que gosta de compreender a dinâmica global da vida humana.

E, é claro, temas associados à educação, em especial para os que têm uma profissão ligada ao ensino.

O uso da voz, especialmente quando tem uma atividade em que ela é a «ferramenta principal» como no ensino ou atividade de aconselhamento, comunicação, etc., é algo que terá para si um impacto forte e determinante da sua confiança e autoimagem.

Você gosta naturalmente de declamar, de ler poesia, de usar a voz para levar os outros a segui-lo (a) e a pensar e compreender. E essa faceta estará agora grandemente manifestada. Mas com a disciplina de Saturno que não lhe permite ser «pomposo(a)» nem superar um mínimo de sobriedade.

Ao falar, estará agora mais consciente e cauteloso (a) daquilo que diz, pensando antes de falar e contendo-se quando pode «ultrapassar alguns limites», o que pode ter efeitos positivos para si e para os outros.

Uma outra área importante neste período é a família. Há uma forte dedicação à vida familiar, com a tónica do que é convencionalmente considerado «viver bem em família», mostrando respeito e consideração pelos elementos da família, o que significa nem sempre dizer a primeira coisa que vem á mente por isso poder ser inconveniente por razões de etiqueta.

O relacionamento com alguns membros da família pode assim ser mais formal mas é cordial e baseado no  respeito.

Este trânsito de Júpiter também permite obter ganhos a partir de transações de propriedades como casas e terras. Sendo o regente da 4ª casa, Júpiter favorece um bom ambiente doméstico e familiar.

Problemas familiares serão resolvidos com colaboração e ajuda de outros membros existindo boa colaboração entre todos.

A saúde financeira é um ingrediente fundamental para a paz no seio da família e motivo de felicidade subjetiva para si. A mãe pode ser fonte de benefícios e ganhos ou,, pelo menos, propriedades deixadas em herança por familiares da mãe.

A educação é favorecida por este trânsito,  em que a disciplina e a persistência serão qualidades fundamentais para esses bons resultados.

No entanto, Júpiter não transitará sempre em conjunção com Saturno, na verdade, entre 5 de abril e 14 de setembro, Júpiter faz uma incursão no signo Aquário, antecipando o próximo trânsito anual.

Ao transitar pela 3ª casa Júpiter promove o sucesso através do uso das tecnologias da informação ligando pessoas em grandes redes de alcance social, financeiro, humanitário, etc.

A ligação em rede de muitas pessoas com determinados interesses económicos pode trazer bastante lucro ao mesmo tempo que promove a justiça social e o benefício dos que têm menos bens para investir. Mas implica esfoço continuado e vontade de trabalhar.

No signo Capricórnio, Júpiter lança aspeto, para a 6ª casa. Este aspeto indica capacidade de disciplina no trabalho e bons resultados do mesmo devido à persistência e trabalho árduo. Também indica que os ganhos obtidos têm relação  com ou são influenciados  pelo tipo de colegas ou subordinados que trabalham consigo.

Poderá aplicar alguns dos ganhos em causas que defende ou atividades de prestação de serviço com benefícios sociais.

Júpiter lança também aspeto para a 8ª casa. Este aspeto indica que pode receber «dinheiro não ganho» vindo de algum tipo de indemnização, seguros, etc. Mas poderá ser difícil recebê-lo devido a obstáculos ou atrasos.

Os recursos dos parceiros, incluindo o de casamento, podem aumentar o rendimento disponível da família.

Finalmente, Júpiter lança aspeto para a 10ª casa. Pode, para alguns, haver uma promoção há longo tempo esperada, que contribui para melhorar também a sua reputação a nível profissional e o seu status.  Mas isso pode vir acompanhado de novos deveres e responsabilidades.

No entanto, um maior reconhecimento do seu trabalho pode ser esperado, em especial depois deste trânsito terminar.

O facto de Júpiter formar uma grande conjunção com Saturno na 2ª casa indica o final de um ciclo na vida familiar e na área da educação, da aquisição de recursos, e o início de um novo ciclo, quando Júpiter sair do signo Capricórnio em novembro de 2021.

Esse novo ciclo desenha as orientações globais do seu sentido e existência para os próximos quase 20 anos de vida. E terá oportunidade de usar os recursos que, entretanto, desenvolveu para viver a vida familiar e social de modo diferente, que lhe permita  mais sentido de autorrealização pessoal..

Durante este trânsito, não se esqueça de controlar o apetite por gulodices pois, se não o fizer, esse gosto contribuirá decisivamente para aumentar o peso na balança. E reduzirá significativamente a sua saúde.

Relacionados

Leave a Comment