Astrologia Horária – Questões da 10ª Casa

equipa a trabalhar

Neste artigo falamos das questões da 10ª casa na astrologia horária.

A 10ª casa representa as pessoas de mais alta posição social. No passado eram referidos os reis e príncipes, mas também os nobres como condes, duques, etc.

Também representa pessoas que, pelo seu papel na sociedade são altamente respeitados, como juízes,  governantes (primeiro ministro) altos oficiais, comandantes das forças militares, etc. representa todos os tipos de magistratura, oficiais da autoridade.

Esta é também a casa da mãe, para a astrologia horária, que segue o padrão da astrologia helenística mais antiga.

Representa  qualidades como a honra e a nomeação de alguém para uma alta posição, a dignidade da posição ou cargo ocupado, os departamentos e serviços, as profissões, os advogados, o comércio. Também indica a vitória, nas consultas de  astrologia nacional e mundial.

A nível da astrologia nacional ou mundial a 10ª casa significa os reinos e impérios, condados, ducados (hoje diríamos províncias).

As cores atribuídas à 10ª casa são o vermelho ou o branco. No corpo rege os joelhos e as coxas.

A 10ª casa é uma casa feminina, designada por Meio do Céu, sendo a casa angular do sul. Os seus co- significadores são o signo Capricórnio e o planeta Marte.

Júpiter e o Sol dão excelentes resultados quando estão colocados nesta casa, especialmente se estiverem juntos. A posição do regente da 10ª casa e a posição do Sol são indicadores da profissão do indivíduo.

Quando Saturno ou o nodo sul estão colocados na 10ª casa, negam alcançar  honras e reputação para as  pessoas que nasceram nas classes elevadas e, às pessoas comuns, segundo Lilly, permite pouco sucesso na profissão ou no comércio.

As questões da 10ª casa têm geralmente a ver com honra (reputação, nome), negócios, crédito, que resulta da confiança  que os outros  têm no querente.

Uma questão comum é «em que profissão ou negócio devo envolver-me?»

Os significadores da 10ª casa representam a profissão ou negócio. O regente da 10ª casa significa a profissão ou negócio que o querente deseja seguir. Porém, se estiver fraco ou receber o aspeto de planetas maléficos, será melhor não escolher essa profissão ou negócio.

Em alternativa, deve ver-se qual o planeta mais forte que está em aspeto com os significadores da 10ª casa ou com o grau da cúspide da 10ª casa. Note-se que os aspetos referidos devem ser benéficos.

Após determinar o tipo de negócio ou profissão em que irá envolver-se, deverá ser escolhida a melhor abordagem  desse negócio por parte do indivíduo que faz a questão. Para isso basta analisar as competências do regente da 1ª casa, que representa o querente.

Assim, quando o regente da 1ª casa é Saturno, o querente tem competências que pode aplicar na agricultura e exploração do subsolo, em trabalho indiferenciado como operário, burocrata e encarregado de organização de estruturas, etc.;

Quando Júpiter rege a 1ª casa o querente tem capacidade para adquirir competências e saber, pode ser banqueiro, juiz, ministro, conselheiro, pode ascender a posições elevadas por mérito próprio associado à instrução.

Quando Marte é o regente da 1ª casa o querente tem competências mecânicas, de inovação tecnológica, de liderança, força, podendo ter sucesso em áreas do empreendedorismo, forças militares, desporto, como empresário, etc.

Quando o Sol rege a 1ª casa o querente tem competências de liderança, para governar outros, podendo alcançar um cargo na administração pública ou no governo, na área de gestão administrativa de hospitais, como médico, etc.

Quando Vénus rege a 1ª casa o querente tem talento artístico, de negociação, mediação entre partes em conflito, etc.

Quando Mercúrio rege a 1ª casa o querente tem talento para o uso do discurso, tanto escrito como falado, pode ser um bom vendedor  ou comerciante, matemático e analista de sistemas, financeiro, professor, advogado, etc.

Quando a Lua rege a 1ª casa o querente tem competências para gerir hotelaria, restauração e fornecimento de comida em catering, enfermagem e gestão de lares, educação infantil, gestor intermédio em instituições de natureza política e social, comércio de produtos marítimos ou de líquidos, etc.

Os talentos mostrados pelo planeta regente da 1ª casa devem ser usados para desenvolver a profissão ou negócio representado pelo planeta que tem o aspeto mais forte e benéfico para o regente da 10ª casa ou a cúspide da 10ª casa.

Outra questão importante da 10ª casa é: «Devo escolher este negócio X em que estou a pensar?»

Tal como na questão anterior, a 10ª casa representa o negócio em causa. Se o significador principal da 10ª casa (o seu regente) for um planeta benéfico e se receber bons aspetos, então é uma boa escolha. Se, pelo contrário, o regente da 10ª casa for um planeta maléfico e, adicionalmente, estiver aflito por outros planetas maléficos, então deve escolher outra opção.

Outro fator importante a considerar é ver os aspetos que os significadores da 1ª casa formam com os significadores da 10ª casa ,em especial os regentes das casas e algum planeta nelas colocado.

Se estes aspetos do regente do Ascendente para o regente da 10ª casa forem maléficos, por muito bom que possa parecer o negócio, o querente enfrentará muitos problemas se se envolver no mesmo.

Se  o aspeto for uma quadratura, enfrentará obstáculos; se for uma oposição, encontrara pessoas que serão antagonistas e criarão dificuldades e oposição aos seus projetos.

Quando os significadores da 2ª casa, associada com os ganhos, afligem os significadores da 10ª casa ou da cúspide da 10ª casa ou se os significadores da 2ª casa afligem os significadores do querente (1ª casa), então o negócio será um fracasso na área financeira, levando a perdas de dinheiro.

Nesta consideração note-se que, mesmo assim, pode haver ganhos não materiais, ao nível da reputação e imagem do querente, por ex., se os aspetos dos significadores da 10ª casa estiverem em bom aspeto com o regente da 1ª casa e co- significadores.

Quando os significadores da 10ª casa e da 2ª casa formam aspetos harmoniosos entre si, o querente ganhará dinheiro com o negócio ou profissão em que se envolver.

Outra questão comum para a 10ª casa é: «alcançarei fama /reputação /prestígio?»

Neste tipo de pergunta o regente da 10ª casa indica o tipo de fama ou notoriedade que a pessoa pode alcançar:

Quando Saturno rege a 10ª casa indica que a fama pode vir  a partir de um público conservador e mais velho, de pessoas em posições administrativas e gestores de organizações;

Quando Júpiter rege a 10ª casa indica que a potencial fama a alcançar é junto de pessoas com riqueza e status elevado, banqueiros, instituições académicas, etc.

Quando o Sol rege a 10ª casa o querente pode alcançar fama junto de pessoas de autoridade , governantes, etc.

Quando Marte rege a 10ª casa indica fama junto de militares, cirurgiões, peritos em tecnologia, etc.

Quando Mercúrio rege a 10ª casa o querente pode alcançar fama junto de pessoas que se dedicam à escrita, professores, público jovem.

Quando a Lua rege a 10ª casa o querente pode alcançar um grande número de público de pessoas comuns que lhe darão popularidade.

Quando os significadores da 10ª casa estão fortes e recebem o aspeto de planetas benéficos, a pessoa alcança fama ou reputação positiva.

Mas, quando os significadores da 10ª casa recebem aspetos de planetas maléficos, o querente alcançará fama mas por motivos duvidosos.

Em todas as questões referidas, não se deve esquecer que ver os aspetos de aplicação e separação que a Lua forma antes de sair do signo em que está colocada na carta.

A análise destes aspetos – em especial os aspetos de aplicação- dá informação adicional sobre o sucesso ou dificuldades que poderão ser esperados  no envolvimento num determinado negócio ou profissão ou no alcançar de fama pessoal.

Relacionados

Leave a Comment