Astrologia Horária- Questões da 11ª Casa

pessoas comemorando o sucesso

Neste artigo falamos das questões da Astrologia Horária referentes à 11ª casa do horóscopo e das suas técnicas de interpretação.

A 11ª casa representa os amigos e a amizade, a esperança, confiança, elogio e desprezo em relação a alguma pessoa. Simboliza também a fidelidade ou falsidade das amizades. Na astrologia helenística, esta casa era designada por «casa do bom espírito».

No que se refere aos governantes máximos, representa os que recebem os seus favores, os seus associados e aliados.  É uma casa de elogios e de ambições. Rege os recursos ganhos no âmbito da 10ª casa, significando, por isso, o dinheiro ganho pela profissão e posição social.

Na Astrologia Mundial representa o dinheiro do rei  e os recursos financeiros do reino (estas definições foram elaboradas numa época em que o rei podia pôr e dispor do tesouro, pois o reino era transmitido hereditariamente e a divisão de poderes que caracteriza as democracias e repúblicas de hoje não existia).

Na Astrologia Mundial e nacional a 11ª casa representa os recursos militares (homens e armamento).

Num governo em que existe um parlamento, a 11ª casa representa os parlamentares e a sua participação no parlamento. Rege também as sociedades (instituições, corporações, etc.) e os seus membros.

No corpo rege as pernas e os tornozelos. A cor é o amarelo açafrão. O sol e o signo Aquário são os co significadores.

Júpiter dá excelentes resultados quando está colocado nesta casa.

É uma casa masculina e sucedente. Segundo W. Lilly, esta casa tem mérito semelhante ao da 4ª ou 7ª casa.

Naturalmente, as questões da 11ª casa têm a ver com amigos, desejos, expetativas (a «esperança» de alguma coisa). Também se podem fazer questões sobre algo que alguém deseja, mesmo que a pessoa não diga qual é o objeto do desejo.

Uma questão comum da 11ª casa é: «As minhas esperanças em relação a x serão concretizadas?»

Nesta questão, o significador da 11ª casa representa  o que se deseja . Para saber a resposta, deve ver-se se há aspetos de aplicação entre os significadores do querente (regente da 1ª casa e a Lua e algum planeta colocado na 1ª casa), com os significadores da 11ª casa.

Nos aspetos referidos devem considerar-se também a coleção e translação de Luz. Se tais aspetos existirem, o que se deseja realizar-se-á. Se não houver aspetos de aplicação, então o que a pessoa deseja não se realizará.

Porém, o tipo de aspetos mostrará se essa realização será fácil e sem problemas ou, pelo contrário, será difícil e cheia de obstáculos.

Assim, se os aspetos de aplicação coleção ou translação de luz forem benéficos, o desejo da pessoa realizar-se-á sem problemas. Mas, se houver aspetos maléficos, a pessoa terá de superar obstáculos e problemas e o desejo realizar-se-á apenas parcialmente.

A natureza do desejo da pessoa, por sua vez, é mostrada pelos significadores da 11ª casa e pela casa do horóscopo onde se encontra colocado o regente da 11ª casa.

Se os significadores da 11ª casa estiverem em aspeto negativo  com planetas maléficos , mesmo que o que a pessoa deseja seja alcançado, acabará por se tornar uma causa de problemas e aflições.

Quando os significadores da 11ª casa formam aspetos benéficos com planetas benéficos, estando além disso fortes, o objeto do desejo será uma fonte de grandes benefícios para a pessoa.

A questão «A amizade com a pessoa x será benéfica na minha vida?» é uma das questões frequentes da 11ª casa.

Nesta questão o  significador da 11ª casa representa o amigo. O tipo de influência que o amigo terá na vida da pessoa é mostrado pelo signo que ocupa a cúspide da casa onde está colocado o regente da 11ª casa.

O planeta regente da 11ª casa da carta horária em primeiro lugar e, secundariamente, algum planeta colocado na 11ª casa, descrevem a natureza do amigo. Os aspetos que esses significadores recebem de outros planetas revelam as virtudes e pontos fracos do amigo.

Quando os planetas significadores da 11ª casa estão fracos ou recebem aspetos de planetas maléficos que causam aflição, o amigo não será capaz de prestar muita ajuda ao querente.

E, se houver algum aspeto de aplicação negativo ou coleção ou translação de luz entre os significadores da 11ª e da 1ª casa (que representa o querente) então o amigo revelar-se-á  um falso amigo, espalhando injúrias e caluniando o querente.

Mas, quando os significadores da 11ª casa estão fortes e recebem bons aspetos, o amigo será de grande utilidade para o querente e terá bons efeitos na  sua vida.

Quando há aspetos benéficos entre os significadores da 11ª casa e a 1ª, o amigo é dedicado e tem vontade de ser prestável para o querente. Se os significadores da 11ª e 1ª casas estão em aspeto benéfico de aplicação, translação ou coleção de luz, o amigo contribuirá efetivamente para ajudar o querente.

Quando os significadores da 11ª casa estão colocados na 1ª casa, a ligação de amizade é mais forte da parte do amigo do que do querente; o inverso ocorre quando o regente da 1ª casa ou a Lua, que é o significador secundário do querente, estão colocados na 11ª casa numa pergunta como esta.

Os aspetos de aplicação ou separação da Lua devem ser analisados, como em qualquer questão de astrologia horária, já que tais aspetos, quando ocorrem com os planetas significadores dos amigos ou do querente, dão indicações importantes sobre a qualidade e duração da amizade.

Um aspeto benéfico com esses significadores indica influência positiva dos amigos na área representada pelo planeta em aspeto com a Lua. Mas, se tal aspeto for de separação, indica a possibilidade de o interesse do amigo na amizade poder não ser duradouro.

Por outro lado, se há um aspeto adverso, como uma oposição  que irá aplicar-se entre a Lua e o  significador da 11ª casa, isso indica que o amigo irá ser uma força de oposição em algum momento futuro.

Relacionados

Leave a Comment