Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Carneiro

mulher com camisa às riscas

Neste artigo analisamos a Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Carneiro, respondendo a um pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Água, Terra e Fogo.

O Ascendente no signo Escorpião torna a personalidade reservada, secreta, profundamente emocional mas sem dar a ver aos outros o que sente. Em geral reprime o que sente quando está perante outros, permitindo-se «soltar» as emoções apenas quando está sozinha .

Esta tendência para reter as emoções provoca uma tensão na forma de reagir aos outros, de modo que, muito rapidamente, esta pessoa pode responder com agressividade, ainda que nem sempre os outros percebam a razão do seu comportamento.

A vitalidade física é forte e a pessoa é resistente à doença mas, psicologicamente, pode assemelhar-se a um dique cuja força das águas ameaça romper e soltar uma avalancha de emoções , muitas vezes permeadas de ressentimento.

Isto sucede porque a personalidade tende a acumular psiquicamente muitas formas de tensão até ,simplesmente, não ser capaz de conter por mais tempo a energia negativa. Isto gera instabilidade interna e também nos comportamentos em relação aos outros.

Em termos psicológicos, esta personalidade não nasceu para viver num estilo uniforme e tranquilo, porque precisa de ter períodos intermitentes de situações de crise, para repor o equilíbrio interno, através de processos catárticos de «libertação».

Tal como acontece com uma represa que se vai enchendo , contendo as águas até isso não ser mais possível e , subitamente, deixa sair toda a água esvaziando-se, repetindo o mesmo ciclo inúmeras vezes, a personalidade de Escorpião também alterna ciclos semelhantes em que «explode para o exterior e passa por uma crise, voltando depois a sentir calma e tranquilidade interna, até á próxima situação que gera nova crise…

Na matriz da personalidade estes ciclos são necessários porque este é o seu ritmo de restabelecer o equilíbrio, renovando-se após cada crise.

Estas pessoas não nasceram para uma vida marcada pelas rotinas e hábitos, mesmo que desejem uma vida assim, acabam por se verem envolvias em algum tipo de situação inesperada, que as faz passar da acalmia para a crise e novamente para um período de mais tranquilidade.

Na verdade, nasceram para passarem por um processo de crescimento mais acelerado do que o da maioria e só podem fazê-lo através da superação de situações intermitentes de crise na sua identidade.

A maioria pode, deste modo, sentir que «nasceu e morreu» muitas vezes na mesma vida pois, após cada crise que enfrenta, sente-se «uma nova pessoa». E, na verdade, assim é.

A tendência para esconder tudo o que pode acerca de si própria e para cultivar todo o tipo de segredos, mesmo quando isso não é necessário, torna difícil estabelecer relações de cooperação e de verdadeira amizade.

Em geral, a posse e o desejo de dominar o outro (é ele ou «eu») criam tensão nos relacionamentos, nem sempre fáceis, sobretudo porque a pessoa sente a partir de extremos, sendo apaixonada e muito possessiva com aqueles por quem se sente atraída.

A Lua no signo Capricórnio harmoniza-se bem com o Ascendente em Escorpião mas não torna mais fácil a sua capacidade de relacionamento com os outros no plano pessoal. Já na área dos negócios, o calculismo natural de ambos os signos, associado  ao sentido prático de Capricórnio, pode dar excelentes resultados.

Por outro lado, não é fácil harmonizar o desejo de estabilidade de Capricórnio com a necessidade de passar por crises periódicas, de Escorpião. Esta personalidade é, muito provavelmente, viciada no trabalho, o melhor refúgio para superar vulnerabilidade emocionais, que descarta com o «não tenho tempo para pensar nisso».

Deste modo, o tempo para atividades de lazer pode ser mínimo ou inexistente e, para dar melhores resultados, Saturno deve estar forte e bem colocado. Se estiver colocado numa casa dusthana, a pessoa pode sentir que a vida lhe exige um esforço impossível de concretizar.

Há também necessidade de prestar serviço. E a sua ambição impulsiona para alcançar o topo da carreira, mostrando grande brio profissional. Pode, no entanto, sentir muitas dúvidas acerca das próprias capacidades , a menos que Saturno esteja forte.

A personalidade é conservadora e respeitadora da ordem social. Tem excelente capacidade para organizar e planear e tem uma capacidade de trabalho bastante acima da média, pelo que pode atingir os seus objetivos, sendo capaz de negociar e formar acordos para esse efeito.

Quando Marte também está bem colocado e forte, esta personalidade pode contribuir bastante para  o interesse geral da sociedade , ao mesmo tempo que atinge os seus objetivos e concretiza as suas ambições.

A Lua rege a 9ª casa e está colocada na 3ª casa. Esta é uma boa colocação, na medida em que, a partir da 3ª casa, a Lua lança aspeto para a casa que rege. Os irmãos, colegas de equipa e outras pessoas com quem interage no quotidiano podem ser-lhe benéficas ajudando a alcançar os seus desejos e ambições.

Pode haver gosto ou talento por artes como a música, dança, representação dramática. A personalidade gosta de viver a vida ao máximo, gosta de uma boa aventura e pode viajar constantemente, tanto viagens de curta distância como para lugares longínquos.

A personalidade básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Carneiro é corajosa e, se não houver aflições á Lua, realizará os seus desejos, pois os seus esforços são bem- sucedidos (embora tenha de trabalhar para isso). Também terá sorte e tem interesse por assuntos espirituais. O pai pode ter influência e bens.

A Lua está colocada na 3ª casa.  Esta não é, em geral, considerada uma boa posição para a Lua porque indica instabilidade no plano psicológico e mental, ou seja, stress ou nervosismo, falta de confiança em si mesmo, etc.

Em geral esta posição também indica uma relação fria e distante com a mãe. A natureza volitiva é muito forte e, assim, a pessoa reage apaixonadamente às situações, tendo dificuldade de pensar «com a cabeça fria». Aprecia as artes referidas no ponto anterior e pode mesmo trabalhar em alguma área relacionada.

Deseja alcançar influência sobre o público através de algum tipo de comunicação, que pode ser uma atividade artística das referidas, escrita, jornalismo, etc.,

O Sol no signo Carneiro está exaltado, ajudando consideravelmente a alcançar o que a personalidade deseja. Porém, também foca o indivíduo em si mesmo, o que  pode acentuar a tendência para ter dificuldade em pensar nos interesses dos outros.

Deste modo, esta personalidade dificilmente abdica dos seus desejos pessoais para satisfazer outros, sejam estes quem forem, o que torna difícil qualquer tipo de cooperação, especialmente no relacionamento conjugal ou na área dos negócios.

Será preferível ter um negócio pessoal e subordinados, do que parceiros com estatuto igual ao seu.

Esta personalidade pode ter uma grande capacidade para inovar , sendo potencialmente criativa e dona de uma grande ambição. Quer ser única, a melhor na sua área (acredita de resto que assim é) e deseja colher os frutos disso, alcançando uma boa posição de topo.

Se o Sol estiver forte e sem a aflição de maléficos como Saturno ou os nodos, será capaz de dirigir o seu potencial criativo e de sucesso para causas em que a sua ação também beneficia outros. Se houver aflição ao Sol, os traços egoístas podem sobrepor-se e a pessoa pensa apenas em si e em alcançar «tudo o que merece».

Um sol forte e bem colocado produz uma personalidade que quer «ser herói» disposta a fazer o que for preciso para ajudar os outros. Se estiver aflito por um maléfico, torna-se autoritária e agressiva, querendo ser o centro do mundo.

O Sol rege a 10ª casa e está colocado na 6ª casa. Esta posição favorece a riqueza, embora acrescente um ritmo mais lento para a sua aquisição. Também indica a presença de oponentes ou competidores que querem alcançar as mesmas posições que o nativo.

Mas há que ter em conta que o Sol, sendo um maléfico, está muito bem colocado na 6ª casa e, por outro lado, está exaltado, pelo que não há inimigo que «resista» ou passe á frente, se o Sol não tiver aflições.

Pode também haver a escolha de uma profissão que tenha uma característica forte de «serviço» para os outros.

O sol está colocado na 6ª casa. Esta posição do sol potencia o sucesso e a fama, bem como a conquista de uma posição de liderança e autoridade.  A saúde é excelente e a pessoa possui uma forte vitalidade física. Estas características, no entanto, exigem que não haja aflição ao Sol.

A personalidade pode ter um interesse forte em seguir um plano de fitness ou algum tipo específico de alimentação, talvez por motivos espirituais ou crença acerca da saúde. Alguns podem escolher uma carreira na área da saúde.

Provavelmente, sairá sempre vencedor em relação a oponentes, inimigos ou competidores. Pode alcançar poder e riqueza, beneficiando do trabalho de outros que trabalham para si.  Pode ganhar a partir de um tio materno.

A personalidade tem uma forte capacidade de trabalho e será respeitada, tendo excelente reputação.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Carneiro  possui um forte potencial de sucesso no plano material , podendo  ter de enfrentar alguns desafios no plano subjetivo dos relacionamentos na vida pessoal.

Relacionados

Leave a Comment