Tetrabiblos- Doença, Ferimentos e Limitações do Corpo

médico  consultar doente

Neste artigo mostramos como analisar no horóscopo  a doença , a possibilidade de   ferimentos ou limitações no corpo,  seguindo a obra Tetrabiblos de Ptolomeu.

O primeiro procedimento, segundo Ptolomeu, é ver o eixo  do horizonte,  a 1ª e a 7ª casas. Deve-se dar atenção, no que respeita à parte ocidental do eixo, não apenas à 7ª casa mas, muito particularmente, à 6ª, porque esta tem uma relação de 150º (disjunção ou quincôncio) em relação ao Ascendente.

Em seguida vê-se se há algum aspeto de planetas maléficos para estas casas- 1ª, 6ª, 7ª. Assim, se Marte ou Saturno estiverem colocados na 6ª ou na 7ª casas ocupando o grau que corresponde ao do Ascendente, ou estiverem em aspeto de oposição ou quadratura, isso é indicador de doença ou ferimentos.

Estes efeitos são intensificados se o Sol e/ou  a Lua também estiverem, com um destes maléficos,   na 1ª ou na 7ª casa e, especialmente, na 7ª casa. Isto deve-se ao facto de esta posição indicar que há  um planeta maléfico que se levanta antes do Sol e da Lua mas também depois, caso um deles  esteja numa das casas referidas e o outro na outra.

E, se um dos planetas maléficos se levantar antes do Sol e estiver numa das casas angulares referidas, esse planeta tem poder para causar ferimento e doença associados com a casa e signo que ocupa, com a natureza dos planetas que afligem e dos que recebem a aflição e ainda da natureza dos planetas que lançam aspetos para estes.

Deste modo, a análise do potencial de doença tem por referência: as qualidades do signo e da casa em que se encontra o planeta maléfico na configuração descrita atrás; da natureza do planeta maléfico que está a afligir a 1ª, 7ª ou 6ª casa; da natureza dos planetas colocados na 1ª,7ª, ou 6ª casa; e, finalmente, da natureza de quaisquer planetas que estejam em aspeto com estes.

As partes dos signos que rodeiam a porção da 1ª, 7ª casas que sofrem a aflição, indicam a parte do corpo que será ferida ou ficará doente e mostrarão se essa parte do corpo sofrerá de doença ou ferimento ou de ambos.

A natureza dos planetas produz o tipo de eventos e as causas que são de esperar. Cada planeta tem a regência de uma parte do corpo e função. Assim, Saturno rege o ouvido direito, o baço, a bexiga, a fleuma[1] e os ossos.

Júpiter rege os pulmões, o tato, as artérias e o sémen.

Marte rege o ouvido esquerdo, os rins, as veias e os genitais.

O Sol rege a visão, o cérebro, o coração , os tendões e as partes do lado direito.

Vénus rege o cheiro, o fígado, os músculos.

Mercúrio rege a fala e o pensamento, a língua, a bílis, as nádegas.

A Lua rege o paladar e o beber, o estômago, a cintura, o útero, e todas as partes do lado esquerdo.

Quanto aos efeitos, ferimentos são indicados por planetas que estão a erguer-se , sendo por isso orientais (1ª casa). Quando são ocidentais- 6ª e 7ª casa-  estando por isso a «pôr-se», os planetas maléficos causam doença.

O ferimento distingue-se da doença, lembra Ptolomeu, porque é um sofrimento imediato e a sua dor não é duradoura; mas a doença afeta o indivíduo de forma contínua ou em ataques repetidos.

Configurações de ferimentos que Causam Cegueira

Quando a Lua está na 1ª casa  e está em conjunção com o sol, ou está na fase da Lua cheia e quando há um outro aspeto de um planeta para o Sol a aplicar-se a uma estrela da constelação de Caranguejo , às estrelas Plêiades de Touro ou à estrela na seta de Sagitário;

Ou  quando a Lua se aplica á estrela no ferrão de Escorpião ou às partes de Leão junto da Coma Berenice ou às estrelas no cântaro de Aquário, está indicada cegueira de um olho devido a ferimento (esta previsão adequava-se aos tempos em que este autor viveu, em que a guerra causava com grande frequência a perda de um ou dos dois olhos).

O mesmo perigo de perda de visão ocorre quando Marte ou Saturno se movem em direção á Lua quando esta está na fase minguante e esses planetas se erguem a oriente, ou quando ascendem no horizonte antes do sol , estando colocados numa casa angular.

Se estes planetas maléficos estiverem ambos em aspeto com o Sol e a Lua, seja no mesmo signo seja em signos opostos, sendo «estrelas da manhã» em relação ao Sol e «estrelas da tarde» ambos os olhos serão afetados na perda da visão.

Marte traz cegueira através de um golpe ou impulso, ferro ou queimadura. Se Mercúrio estiver em aspeto com Marte, esse evento ocorrerá numa palestra, ginásio ou ataque criminoso.

Já Saturno causa cegueira através de derrame, frio, glaucoma, etc.

Configurações de Doença

Quando Vénus está colocado na 1ª e na 7ª casa , particularmente nesta última e em especial se está em conjunção ou aspeto com Saturno ou em receção mútua com este e está colocada em posição inferior a Marte ou em oposição com este,  homens e mulheres serão estéreis  e a mulher  terá abortos ou nascimentos prematuros, particularmente se também estiver colocada nos signos Caranguejo, Virgem ou capricórnio.

Se a Lua, ao erguer-se, forma um aspeto de aplicação com Marte, e se formar o mesmo aspeto com Mercúrio que Saturno forma com este planeta, enquanto Marte se eleva acima da Lua ou em oposição com ela, os filhos que nascerem serão eunucos ou hermafroditas ou terão um sexo indefinido.

Quando, na configuração atrás referida, o Sol também está em aspeto, a Lua está minguante e os planetas maléficos estão a aproximar-se nos graus que se seguem, os filhos que nascerem estarão privados dos órgãos sexuais  ou estes estarão mal formados, especialmente nos signos Carneiro, Leão, Escorpião, Capricórnio e Aquário.

Nestes casos as mulheres serão estéreis. Por vezes estas pessoas também veem afetada a sua visão.

Quando Saturno, Mercúrio e o Sol estão em conjunção no eixo 1ª /7ª casa, o nativo tem problemas de fala ou gaguez, problemas na enunciação de palavras com «ss» e «rr», particularmente se Mercúrio está a pôr-se (7ª casa) e se estes planetas formam aspeto com a Lua.

Quando Marte está envolvido nesta configuração, a criança perderá a gaguez, quando a Lua natal, por progressão, ficar em conjunção com Marte.

Quando o Sol e a Lua se movem, no eixo 1ª /7ª casa, em conjunto ou em oposição um ao outro, em direção aos planetas maléficos (Marte e Saturno)  ou quando estes maléficos se movem em direção às luminárias, especialmente quando a Lua fica conjunta com os nodos ou está colocada nos seus termos ;

Ou quando a Lua está colocada nos signos que significam ferimentos- Carneiro, Touro, Caranguejo, Escorpião e Capricórnio-  há deformações no corpo, como corcunda, coxear, paralisia , corpo curvado. Isto será congénito se os planetas maléficos estiverem em conjunção com o Sol e a Lua.

Porém , se os maléficos estiverem no meio do céu (10ª casa) elevados acima do Sol e da Lua ou em oposição com estes, as deformações  resultam de quedas de lugares altos, derrocada de casas, ataques de ladrões ou de animais.

Se Marte for predominante, o perigo virá  de fogo, feridas, artrite, ladrões. Quando Saturno é dominante, o perigo virá de derrocada de edifícios, naufrágio, espasmos.

 

[1] Na antiguidade e ápoca medieval renascentista, considerava-se que cada signo regia um dos «humores» do corpo. Neste caso o fleuma é o humor que causa indolência e apatia , também referido como frieza e ausência de expressão emocional.

Relacionados

Leave a Comment