Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Leão Sol Caranguejo

homem sorridente com camisa azul

Analisamos neste artigo a Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Leão Sol Caranguejo respondendo a mais um pedido dos leitores.

Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Ar, Fogo e Água e contém uma dinâmica de signos opostos- Leão e Aquário  e ainda uma receção mútua entre a Lua e o Sol.

O Ascendente no signo Aquário evidencia uma personalidade sociável, integrada num determinado grupo de pertença com o qual se identifica, seja por razões ideológicas, cientificas ou valorativas.

Esta é uma personalidade com forte sentido de «comunidade» pelo que gosta de fazer coisas em conjunto com os outros membros do grupo.

O signo Aquário, na astrologia ocidental, tem regência de um dos «novos» planetas, Urano e, por isso, é caracterizado como revolucionário, tecnológico, extravagante, capaz de visualizar possibilidades futuras onde os outros nada veem.

Na Astrologia Jyotish, que lida apenas com os «antigos planetas», atribuindo a Saturno a regência do signo, a dimensão «revolucionária», tecnológica e criativa é dada ao signo pela corregência de Rahu. Deste modo, os significados do signo mantêm-se em ambos os sistemas.

Porém, muitas vezes esquece-se que Aquário é um signo fixo e, por isso, a principal característica  dos nativos não é a do pensador revolucionário, é a do indivíduo que, em primeiro lugar, respeita as tradições e o saber instituído pelas «autoridades» que o representam.

Nem todos os nativos de Aquário são orientados para o progresso e a procura de novas condições gerais de vida e das mentalidades .É preciso que Rahu esteja bem colocado no horóscopo para que essa faceta do indivíduo que não se resigna, que desafia o pensamento estabelecido, se manifeste.

Na verdade, pode mesmo haver grande resistência em aceitar a mudança como um processo contínuo que não pode parar. Muitas vezes muda-se através de «um golpe» como acontece numa revolução política, mas para instituir um novo sistema que se quer manter indefinidamente.

E, neste caso, há a penas a substituição de uma ideologia por outra, sem ganhos visíveis para a sociedade em geral.

Mas, obviamente, as características de um signo raramente se manifestam de forma pura, sofrendo a interação da colocação dos restantes elementos do horóscopo. Mas um grande número de pessoas que lida com nativos de Ascendente Aquário já se apercebeu de que, quando se convencem de que «estão certos» não mudam facilmente de opinião.

Ao nível geral desta personalidade, as ideias são muito importantes, mais do que os eventos materiais ou sensoriais. Estas pessoas são pensadoras, gostam de filosofar e podem igualmente ser grandes cientistas. E a sua ideia de «progresso» está sempre marcada pelo conjunto de «verdades» que aceitam como válidas.

Gostam de pertencer a grupos que debatem a vida social e o que é possível fazer para esta ser melhor. E têm, genuinamente, o desejo de contribuir para a melhoria geral das condições de vida da Humanidade.

A Lua no signo Leão forma uma oposição dinâmica com o signo Ascendente que pode ser difícil de harmonizar pois o Sol e Saturno são grandes inimigos.

Ora, a Lua em Leão vem colocar o foco na individualidade pessoal e também no potencial criativo  do indivíduo.

Temos, deste modo, por um lado, o Ascendente Aquário que precisa de regular, legislar, uniformizar os comportamentos e tem horror ao «brilho» procurado individualmente, tentando desfazer o potencial individual na comunidade coletiva.

E a Lua em Leão que pretende ser o foco de todas as atenções no plano individual. O modo como a personalidade vai viver isso depende bastante da força do Sol e de Saturno no horóscopo mas a personalidade pode ser preenchida por um bom número de contradições, pelo menos enquanto não amadurece.

O plano principal no qual tais contradições se manifestam  para a personalidade básica Ascendente Aquário Lua Leão Sol Caranguejo é nas parcerias e no casamento, sendo difícil encontrar concórdia nesta área.

Deste modo, os relacionamentos podem, muitas vezes, assemelhar-se a uma batalha campal em que os desentendimentos, birras, mudanças súbitas de humor e estados emocionais torna difícil a convivência.

O nativo com a Lua em Leão não quer «deixar os louros» para a comunidade, quer brilhar no centro do palco em todas as situações, alcançar admiração e celebridade. Por isso, quando esta personalidade participa em grupos, sente vontade de pertença mas quer ser diferente dos outros membros, quer ser ela a liderar.

Pode, no entanto, disfarçar o desejo de poder pessoal com a preocupação política ou ideológica de «procurar o bem de todos». Pode até desejar esse bem mas sente-se diferente da maioria e, se os outros não lhe dão o reconhecimento por isso, amua e responde agressivamente.

Quando esta personalidade se dedica à política, encara-a como um espetáculo, no qual é a estrela principal.

A Lua rege a 6ª casa e está colocada na 7ª casa. Esta é uma posição típica de problemas na relação com parceiros  e com o cônjuge. E, se a isto acrescentarmos uma dinâmica de signo opostos, este fator torna-se ainda mais confirmado e evidente.

Deste modo, esta personalidade vive a oposição tanto no interior de si própria como na relação com todos os tipos de parceiros. Há sempre uma tensão entre o que é melhor para o grupo ou comunidade e para o indivíduo; entre o modo de ser do outro e os valores ou dimensão ideológica com a qual o nativo se identifica.

Há, deste modo, mais desencontro com os parceiros do que uma verdadeira união fecunda. E isso, no plano pessoal, manifesta-se como desentendimento, como a sensação de que o outro «não percebe» o que está verdadeiramente em jogo para si. O parceiro pode também ser fonte de dívidas e uma das razões pode ter a ver com a saúde.

A Lua está colocada na 7ª casa. Esta colocação da Lua é também paradigmática pois o nativo tende a identificar-se profundamente com o parceiro, com esta posição. Há uma forte ligação sensual e romântica ao parceiro e o nativo não abandona a relação.

Mas  o parceiro toma a iniciativa de sair da relação, havendo por isso em geral múltiplos relacionamentos e mais do que um casamento possível. A dinâmica estabelecida no relacionamento é muito complexa e emocionalmente difícil para estes nativos.

O Sol no signo Caranguejo tem uma relação de 12ª casa com a Lua e forma com esta um  Dainya parivartana yoga.  Embora geralmente este yoga de receção mútua seja potencialmente muito favorável, no caso presente temos o regente de uma casa dusthana- a Lua- em receção com o regente de uma casa kendra- o Sol.

Os efeitos potenciais da receção entre ambos são assim menos positivos no sentido de que o yoga não facilita esta área de vida dos relacionamentos. Assim, atenção deverá ser dada aos períodos dasa da Lua e do sol, altura em que os efeitos deste yoga tendem a fazer-se sentir.

Pelo lado positivo, é preciso ver que este yoga representa uma oportunidade única de crescimento individual, em que o nativo pode mudar as características na sua identidade que causam problemas na área de vida dos relacionamentos e do casamento.

A colocação do Sol no signo Caranguejo indica  a necessidade de sentir segurança emocional  pelo apego às tradições e valores conservadores da família.  Porém a Lua no signo Leão procura inovar e criar, exprimir a sua individualidade sem nenhuma «prisão» a limitá-la.

Na vida prática isto pode ser vivido como conflito ente os desejos do nativo e as características dos parceiros que são sentidas como insanáveis, ao mesmo tempo que o nativo sente que o (a)  parceiro (a) é essencial na sua vida. O resultado pode ser uma frustração contínua.

O Sol rege a 7ª casa e está colocado na 6ª casa. Pode haver uma forte tendência para escolher parceiros oriundos de país, cultura ou etnia diferente da do nativo. Mas esta é também a posição típica de ausência de união entre os parceiros.

O cônjuge e outros parceiros podem ter saúde fraca . Há indicação de discórdia nas parcerias e no casamento.  Assim pode haver falta de harmonia e infelicidade tanto nas parcerias como no casamento.

O Sol está colocado na 6ª casa. Nesta personalidade o sol tem uma relação de 12ª casa com o seu próprio signo , situação que se torna mais evidente pelo facto de também manter uma relação de 12ª casa com a posição da Lua.

O Sol na 6ª casa dá bons resultados no plano material pois permite vencer oponentes e competidores e vencer os inimigos. É capaz de trabalhar arduamente e obtém ganhos e uma boa reputação.

Se receber bons aspetos, o sol permite alcançar uma posição de liderança e de autoridade e favorece a saúde. O nativo pode aderir a alguma dieta especial e ser fã do exercício físico,  procurando manter-se em boa forma.

Esta posição, pela relação com a Lua, indica separação emocional ou física do parceiro, algumas vezes devido a morte deste mas muitas outras por ambos estarem, de facto, distanciados geograficamente, por ex., por razões de trabalho de um deles.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Aquário Lua Leão Sol Caranguejo apresenta alguns desafios na área do relacionamento com os outros e na dinâmica entre a procura de segurança emocional e afetiva , a expressão individual da sua criatividade e a submissão às tradições e valore aceites.

Relacionados

Leave a Comment