Tetrabiblos – Signos e Planetas na Doença

médico a prescrever receita a um doente

Continuamos a descrever as matérias relativas a doença, segundo a obra Tetrabiblos .de Ptolomeu , referindo a influência dos signos e dos planetas.

Os Planetas na Doença

O autor faz variar a origem das doenças de uma relação com os dois eixos que marcam os equinócios ou solstícios, afirmando que a maior parte das doenças ocorre quando a Lua se encontra perto de um dos signos equinociais ou solsticiais[1].

Tais doenças ocorrem quando a Lua está situada nos signos referidos e há aspetos de planetas maléficos para o Sol ou para a Lua. Varia anda conforme se trata do equinócio da primavera ou do outono, ou do solstício de verão ou do inverno. Ptolomeu refere-se deste modo às «doenças próprias das estações do ano» e que ocorrem com mais frequência nessa altura.

Na determinação das doenças, há que ter em conta a relação com o regente do secto: assim, a doença ocorre quando planetas noturnos estão em aspeto com o Sol e quando planetas diurnos estão em aspeto com a Lua.

Esta relação com o secto que se vê na astrologia helenística é a mesma que ocorre na astrologia Jyotish da Índia expressa na divisão da Hora e na carta divisional D-2.

Quando é Saturno a lançar o aspeto referido causa temperatura fria, tosse, magreza, reumático, fraqueza, icterícia, propensão para cólicas  e disenteria. Nas mulheres também causa doenças do útero.

Quando se trata de Marte, causa problemas pulmonares, fazendo os homens cuspir sangue, torna-os melancólicos, pode produzir doença devida a falta de vitamina C, comichão. Pode também causar fístulas, hemorroidas, aftas, tumores, úlceras dolorosas.

Nas mulheres causa aborto, doença corrosiva, defeitos na formação do embrião. A natureza da doença varia de acordo com os significados dos planetas com os quais forma aspetos, de acordo com a parte do corpo que esses planetas representam.

Quando Marte ou Saturno estão em aspeto com Mercúrio  isso tem o efeito de prolongar a doença: o aspeto entre Mercúrio e Saturno prologa os sintomas associados ao frio, reumatismo, aumenta o efeito de bronquites, dores de garganta, no peito e no estômago.

Quando está associado com Marte, Mercúrio causa aumento de secura, causa abcessos, escaras, erupções fúngicas, erisipela, doenças por fungos, inflamações nos olhos, depressão, epilepsia, etc.

Doenças Causadas pelos Signos

Alguns aspetos da doença são determinados por mudanças nos signos que rodeiam as configurações descritas atrás. Caranguejo, Capricórnio e Peixes e, em geral, os signos de Terra e Água causa doenças como aftas, escamação no corpo, doenças fúngicas, escrofulose, fístulas, elefantíase.

Sagitário e Gémeos são responsáveis pelas doenças que causam convulsões epiléticas. E quando os planetas estão colocados nos últimos graus dos signos, causam doença ou lesões nas extremidades, como gota, artrite e reumatismo

Se não houver aspetos de planetas benéficos para os planetas maléficos que são a causa da doença ou do ferimento ou lesão ou para as luminárias, estes serão incuráveis e dolorosos. Se houver aspetos benéficos mas os planetas maléficos forem mais fortes, também não haverá cura total.

Mas, quando os planetas benéficos estão em aspeto com os maléficos que causam a doença ou ferimento e são mais fortes do que estes, então a doença terá um alívio e os seus efeitos serão moderados;  não  desfiguram a pessoa  e  podem ser tratados.

Por vezes, podem mesmo ser curados se os planetas benéficos estiverem a «levantar-se»  (o que se verifica se estão antes do Sol na carta).

Quanto a Júpiter , quando associado a um dos maléficos, Ptolomeu é vago, afirmando que este causa doenças que podem ser escondidas com ajuda humana e atrás de riquezas e honrarias. Também faz com que as doenças se tornem mais fracas.

Quando Júpiter está em aspeto com Mercúrio consegue trazer melhorias através de medicamentos e da ajuda de bons médicos.

Quanto a Vénus, usa invocações divinas para vaticinar que a doença será curada com a ajuda divina. Se estiver acompanhada de Saturno, a doença será revelada  e confessada.

Se Mercúrio e Vénus estiverem em conjunção, a pessoa obterá ganhos com a própria doença.

 

[1] Estes são os signos Cardinais que marcam as estações do ano: Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.

Relacionados

Leave a Comment