W. Lilly Introdução à Astrologia Horária

carta astrológica

Neste artigo damos uma introdução à  Astrologia horária  a partir dos ensinamentos do grande astrólogo do século 17, William Lilly.

Na obra  Introduction to Astrology, dedicada à Astrologia horária, o comentador Zadkiel presta homenagem a  W. Lilly  esclarecendo alguns  dos princípios usados por este.

E começa por dizer que não faz grande uso das estrelas fixas, nem na Astrologia Horária nem na de Horóscopo natal.

Esta nota parece-nos interessante uma vez que há um grupo numeroso de astrólogos que usam a posição destas estrelas para fazer previsões.

Na sua caracterização dos signos, Lilly dá grande importância à classificação dos signos :signos do Norte – de Carneiro a Virgem; e de signos do Sul– de Balança a Peixes.

Quando o Sol entra no signo Carneiro move-se para norte, aumentando a sua declinação até chegar ao trópico de Caranguejo no solstício de junho, começando a mover-se para sul, até chegar ao signo Balança, cruzando o equador no equinócio de setembro,  no qual não tem declinação, com o dia tendo a mesma duração que a noite, começando então a mover-se para Sul, e declinado de modo a que as noites são sendo sucessivamente maiores até alcançar o trópico de Capricórnio, em dezembro.

Volta a cruzar o Equador em Março, no equinócio da primavera no qual os dias e as noite têm novamente a mesma maduração, até que os dias começam novamente a aumentar, iniciando um novo ciclo.

A descrição dada é para o hemisfério norte e a classificação em signos do norte e do sul tem a importância de serem signos opostos.

Na classificação dos signos, Lilly refere, para além do referido no parágrafo  anterior, a classificação em signos cardinais, mutáveis e fixos e a triplicidade dos elementos: água, terra, fogo, ar.

Cada um dos signos mutáveis, cardinais e fixos  está sempre em ângulo de aspeto de quadratura  em relação aos outros da mesma classificação; os signos de ar, terra, fogo e água estão sempre numa relação de trino uns com os outros da mesma classificação, estando separados por 4 signos.

Características dos nodos da Lua na Astrologia Horária

O nodo norte da Lua  é conhecido por cabeça do dragão, o nodo sul da Lua é designado popularmente por cauda do dragão.. O nodo norte na astrologia horária é considerado benéfico, tendo a mesma natureza de Júpiter.

Quando está associado a um benéfico, aumenta a capacidade de este produzir o  bem .Se associado com um maléfico, reduz a capacidade de este produzir mal.

O nodo sul da lua tem qualidades maléficas e possui a natureza de Saturno, reduzindo a capacidade de produzir bem de um planeta benéfico com o qual está associado e aumenta a capacidade de fazer mal de um planeta maléfico com o qual estiver associado.

Lilly afirma ainda que os nodos não devem ser usados na análise de horóscopo separadamente, mas devem, nesse caso, ser usados apenas na sua relação com a Lua, quando esta se move da latitude norte para sul e de sul para norte, o que acontece duas vezes por mês.

Parte da Fortuna

De acordo com Lilly, a parte da fortuna não influencia nem a saúde nem a vida do nativo . Mas influencia poderosamente os assuntos financeiros e, também em parte, a vida profissional e o emprego.

Na astrologia horária, a parte da fortuna tem a ver com todas as questões acerca de propriedade, perdas ou  ganhos, etc.

Aspetos

Os aspetos referem-se ao modo como os planetas se relacionam entre si, isto é, como se situam uns em relação aos outros.

Lilly refere tanto os aspetos maiores como os menores:

Semi-sextil- 30º

Semiquadratura- 45º

Sextil- 60º

Quintilo – 72º

Quadratura- 90º

Trino- 120º

Sesquiquadratura- 135º

Biquintilo ou duplo Quintilo- 144º

Oposição- 180º

Bons aspetos: semi sextil e sextil, quintilo e biquintilo, trino.

Maus aspetos: quadratura e semi-quadratura, oposição, sesquiquadratura.

A conjunção é um caso especial- trata-se da colocação no mesmo grau e minuto de dois planetas. Quando é exata é muito poderosa e tem o nome de partil. Quando se dá na orbe dos dois planetas é menos poderosa e tem o nome de conjunção plática.

Para saber se dois planetas estão em conjunção plática devem somar-se as suas orbes e dividir por dois. Se os planetas  ficarem de fora desse resultado, não se trata de uma conjunção.

Nos aspetos de um planeta para uma casa, deve considerar-se uma orbe de 5º. Se, encontrada a metade da orbe (orbe do planeta mais a orbe da casa a dividir por 2) se o planeta ficar aquém do resultado encontrado, não há aspeto para a casa em causa.

As orbes dos planetas para se achar a orbe de influência são as seguintes:

Saturno- 9º; Júpiter -9º; Marte- 7º; Sol- 15º; Mercúrio- 5º; Vénus- 7º; Lua 12º.

Paralelo Zodiacal– Este aspeto dá-se quando dois planetas têm a mesma declinação em relação ao equador. Lilly considera que é o aspeto mais poderoso, mas não é em geral usado na astrologia horária.

Paralelo Mundano– Dá-se quando dois planetas estão a igual distância do meridiano. Este aspeto é usado por alguns astrólogos na astrologia horária.

Efeitos dos Aspetos

Quando algum dos aspetos se forma, os planetas envolvidos têm uma influência um sobre o outro de acordo com o aspeto formado. Estes podem diferir na astrologia horária e na de horóscopo.

Por ex., se há uma distância de 60º entre o Sol e Júpiter, na astrologia horária, a pessoa significada pelo Sol está sob uma influência benéfica, representada por Júpiter. Mas, se se tratar da astrologia de horóscopo natal, isso é um indicador de boa saúde e boa sorte na vida, porque este aspeto – sextil- é benéfico.

A situação muda se em vez de um sextil tivermos uma quadratura entre o sol e, por ex. Saturno, os efeitos serão falhanço das esperanças e descrédito em relação aos aspetos envolvidos numa dada questão da consulta horária. Já na análise natal, significa falta de saúde, doença repetida, má sorte  para o pai.

Na natividade, a existência de maus planetas na 4ª casa significa problemas para o pai (representado pela 4ª casa na astrologia antiga). O pai terá má fortuna até, por ex., um outro filho nascer. E, se este tiver bons planetas colocados na 4ª casa, isso indica uma melhoria na situação de vida do pai.

Relacionados

Leave a Comment