Significado de Saturno Segundo W. Lilly

planeta Saturno

Descrevemos neste artigo os significados de  Saturno,  segundo W. Lilly, planeta que era, no seu tempo, o  mais longínquo e o «último» do nosso sistema solar.

Características Gerais de Saturno

Quanto à aparência ,o autor reconhece que este não é um planeta nem muito brilhante nem glorioso, não brilha no firmamento, antes mostrando-se com uma cor pálida acinzentada.

Tem movimento lento, efetuando uma volta ao Zodíaco em 29 anos, 167 dias e 5 horas. O seu movimento diurno é entre 3 e 6 minutos. A sua latitude norte mais elevada em relação à eclítica é de 2º 48 ‘ e a latitude sul mais elevada em relação à eclítica é de 2º e 49’.

No Zodíaco tem dois signos, o signo noturno, Capricórnio e o signo diurno Aquário. Governa a triplicidade do Ar durante o dia, composta por Gémeos, Balança e Aquário.

Desde que esteja colocado num grau que corresponde a um termo seu, não pode ser considerado nem desprovido de dignidades essenciais nem peregrino. O mesmo  pode dizer quando está colocado num dos graus que correspondem à «face» ou decanato que rege.

Estas regras, (para além do exame de todas as dignidades essenciais presentes) devem ser aplicadas a todos os planetas. O que Lilly pretende dizer é que não devem ser consideradas apenas as dignidades mais importantes, ao julgar um planeta, mas todas devem ser aplicadas.

Saturno permanece retrógrado durante 140 dias. Fica 5 dias estacionário, antes de ficar retrógrado pela primeira vez  e o mesmo acontece depois de estar retrógrado e antes de regressar ao movimento direto.

Estando muito afastado do Sol, Saturno é frio e seco. As suas características são a melancolia, é terreno e masculino.

É o grande maléfico, causador de solidão e malevolência.

Características Psicológicas conferidas por Saturno

Quando está bem dignificado, Saturno produz boa imaginação, ação séria e severa, reserva nas palavras, torna a pessoa muito poupada.

Dá paciência para realizar as tarefas no trabalho, ao discutir ou argumentar ,tem um estilo grave, é austero em todas as ações, é estudioso e solícito na prossecução dos objetivos.

Quando Saturno está mal dignificado, torna a pessoa ciumenta, invejosa, cobiçando o que é dos outros, não merecendo que depositem confiança nela. O nativo é tímido e sórdido, dissimulado, lerdo, teimoso, desconfiado: despreza as mulheres, é malicioso, mentiroso, dado a espalhar rumores. Nunca está contente e repele toda a gente.

Constituição Física Dada por Saturno

Na constituição física[1] Saturno dá um corpo frio e seco, estatura média, compleição pálida, morena e pele lamacenta. Olhos pequenos e negros que não olham diretamente para os outros, olhando para baixo.

Testa larga, cabelo negro  ou escuro, pouco maleável ou áspero. Orelhas grandes, que tendem a ser de «abano». Sobrancelhas que descem para baixo, lábios grossos e nariz grande. Barba rala ou fina.

Semblante desagradável e algo grosseiro ou segurando a cabeça para a frente ou inclinando a cabeça.

Ombros largos numa postura que tende a ser torta. Barriga pequena e alongada, Coxas estreitas e magras, não muito longas. Joelhos e pés mal feitos que batem frequentemente um com o outro e embaraçam a marcha.

Quando Saturno está oriental em relação ao Sol, a estatura é mais baixa mas equilibrada.

Quando Saturno é ocidental em relação ao Sol, o homem é mais escuro e magro, com poucos pelos. Quando a latitude de Saturno é menor, o corpo é mais magro; se tem grande latitude, o corpo é mais gordo ou carnudo.

Quando a Latitude é Sul, o corpo é mais carnudo mas move-se com rapidez; quando a Latitude é Norte produz muito pelo e corpulência física.

Quando Saturno está na primeira estação (antes de ficar retrógrado) produz pouca gordura. Na segunda estação (depois de estar retrógrado e antes de retomar o movimento direto) produz gordura, corpos fracos e com constituição desproporcionada.

Pessoas significadas por Saturno

Quanto aos tipos de pessoas significados por Saturno, este representa os maridos, palhaços, pedintes, operários, pais e avôs, homens velhos, monges, membros de fação.

Tipos de Profissão Significadas por Saturno

Carteiros ou mensageiros, fazendeiros que trabalham de noite, trabalhadores em minas subterrâneas, funileiros, oleiros, varredores de rua, canalizadores, limpadores de chaminés, carniceiros, hospedeiros, mineiros, carpinteiros, jardineiros, tintureiros de panos pretos e pastores, criadores de gado, sacristãos, guardadores de cadáveres, moços de estrebaria, carreteiros, merceeiros e comerciantes, cavador de valas ou poceiros.

Doenças significadas por Saturno

Todos os problemas no ouvido direito e nos dentes. Todos os achaques causados pelo frio, pela secura e melancolia. Icterícia, paralisia, tremores, fobias, alucinações, gota, hidropisia, apoplexias, hemorroidas. Também hérnias, se Saturno estiver colocado em Escorpião ou Leão e formar um aspeto negativo com Vénus.

Orbe de Influência de Saturno

Saturno possui uma orbe de influência de 9º tanto nos aspetos de aplicação como de separação, ou seja, a sua influência  faz-se sentir quando Saturno está a aproximar-se de algum planeta ou outro planeta se aproxima de si   a partir de 9º e o mesmo acontece quando está a afastar-se de outro planeta ou quando um planeta se afasta da conjunção com Saturno, fazendo-se sentir essa influência  enquanto o planeta se encontrar a 9º ou menos de Saturno.

Anos significados por Saturno

O maior número de anos significados por Saturno é 465; e 57; 43, 5; 30 anos. Uma das formas de interpretar isto é por ex., segundo Lilly: imaginemos que , na fundação de uma cidade, em que Saturno está ocidental e muito bem dignificado, o astrólogo pode prever que a cidade se manterá próspera e sem grandes problemas durante 465 anos.

Lugares Representados por Saturno

Desertos, bosques, vales escondidos, caves, antros, buracos, montanhas, cemitérios, edifícios arruinados, pátios de igrejas, minas de carvão, pias, lugares nojentos, edifícios de escritórios.

Países Representados por Saturno

Bavária, Saxónia, Stýria (região da Áustria atual) Romandiola, (hoje região de Itália) Ravena, Constância, Bavária.

Acrescentamos a seguir os significados que o comentador da obra de Lilly, Zadkiel, e publicador da obra no século 19, nos deixou para Saturno: Saturno representa uma pessoa de cor morena, pálida como chumbo, ou cor castanho terra escuro, pele áspera, muito pelo áspero no corpo, olhos pequenos.

A compleição é muitas vezes entre o preto e o amarelo, como se tivesse icterícia. É magro, curvado,  as sobrancelhas são arqueadas. A barba é fina e rala. Os lábios são grandes e carnudos, olha continuamente para o chão, sendo esta uma das características mais marcantes.

Move-se lentamente e, ou tem as pernas arqueadas ou bate continuamente um joelho contra o outro. A respiração é desagradável, tem quase sempre uma tosse a acompanhá-lo. É astuto a defender os seus interesses, levando os outros a defender a sua opinião.

É vingativo e tem malícia, tem pouco interesse pela religião ou espiritualidade. É insensato, desagradável, desleixado, um patife.  Se for mulher, pode ser uma prostituta,  é glutão e comilão, brigão. Tem ombros largos e grandes. Tem grande cobiça, mas dificilmente enriquece.

 

[1] A descrição seguinte é para descrever a pessoa que é alvo da questão na consulta horária e, quando Saturno está colocado no horóscopo natal no Ascendente, descreve a constituição física do nativo.

Relacionados

Leave a Comment