Significados das Casas segundo W. Lilly 1

representação do zodíaco

Descrevemos neste artigo os significados das primeiras seis casas do horóscopo segundo W. Lilly e na Astrologia Horária.

Na obra Introduction to Horary Astrology W. Lilly  afirma que, tão importante como conhecer o significado dos planetas e dos signos, é conhecer o significado das casas do horóscopo. Não há nada na vida humana, segundo o autor, que não tenha relação com uma das casas do horóscopo.

Isto porque as casas do horóscopo não apenas significam, tal como os signos, partes do corpo do homem como significam as suas ações, qualidade de vida, o modo de vida. E são essenciais para interpretar corretamente as questões da Astrologia Horária

Significados da 1ª Casa

A 1ª casa contém um terço da distância entre o horizonte e o  meridiano abaixo da Terra.

Significa a vida do indivíduo, a sua estatura, compleição, cor, forma e figura da pessoa que faz a questão ou do nativo do horóscopo.

Na Astrologia Mundial, em que os eclipses, o ingresso anual do sol em Carneiro, as grandes conjunções (Jupíter e Saturno) são motivo para efetuar previsões para os países e para o mundo, esta casa representa o povo ou as pessoas comuns ou, em alternativa, representa o estado da nação no momento em que é  levantada a carta.

Representa a cabeça e a face do ser humano. E, se Marte ou Saturno estiverem aqui colocados, no momento de uma questão ou no momento do nascimento para o horóscopo natal, esta posição representa algum defeito, na face ou na cabeça ou então na parte do corpo representado pelo signo que ocupa a cúspide da 1ª casa.

Por ex., se Carneiro é o signo que ocupa a 1ª casa, como este signo representa a cabeça, o defeito, cicatriz, marca estão na cabeça. Se o Ascendente estiver colocado no início do signo, a marca referida estará na parte superior da cabeça; se estiver a meio do signo a marca estará a meio da face. Se estiver nos graus finais do signo, tal marca deverá encontrar-se na zona do queixo e perto do pescoço.

A cor significada por esta casa é o branco e é uma casa masculina.

Os co significadores da 1ª casa são o signo Carneiro e Saturno (primeiro signo e primeiro planeta. Saturno é o primeiro planeta porque era, no mundo antigo, o mais distante e a contagem era feita do mais longínquo para o mais próximo da Terra).

Lilly acrescenta que, quando Saturno está colocado na 1ª casa, «moderadamente forte» e recebe o aspeto de Júpiter, da Lua, do Sol ou de Vénus, dá uma constituição física robusta e vida longa.

Mercúrio também dá bons resultados na 1ª casa uma vez que representa a cabeça, a língua e a memória. Quando está dignificado e colocado nesta casa produz excelentes oradores.

A 1ª casa designa-se por Ascendente porque, quando os planetas transitam por esta casa  e cruzam a sua cúspide, ascendem, isto é tornam-se visíveis no horizonte.

2ª Casa do Horóscopo

A 2ª casa dá informação acerca  do estado da fortuna de quem faz a questão, da sua riqueza ou propriedades,  de todos bens móveis , lucros e ganhos, bens, dinheiro emprestado, perdas ou danos.

Nos processos legais, a 2ª casa representa os assistentes ou amigos da pessoa. Na Astrologia Mundial representa a pobreza ou riqueza do povo. Também representa os recursos militares de ataque /defesa (armas e munições), os aliados e o apoio da comunidade de que o país dispõe para se defender ou atacar.

No corpo humano representa o pescoço e a parte escondida deste que se liga aos ombros.

A cor representada por esta casa é o verde. É uma casa feminina e sucedente.

Os co significadores da 2ª casa são o signo Touro e Júpiter. Quando Júpiter está colocado na 2ª casa  ou é o regente desta, é indicador de fortuna.

O Sol e Marte nunca estão bem colocados na 2ª casa, pois indicam dispersão dos bens, tanto para a pessoa que faz a pergunta como para o nativo no horóscopo de nascimento. No entanto a Lua, quando está colocada na 2ª casa e em bom aspeto com Júpiter, confere riqueza.

3ª Casa do Horóscopo

Representa os irmãos e irmãs, primos, parentes, vizinhos, pequenas viagens ou viagens no próprio país, movimentos de um lado para o outro, cartas, mensagens, mensageiros, rumores.

Rege os ombros, braços, mãos e os dedos. Rege a cor vermelha, amarela e cor de canela.

Os co significadores são o signo Gémeos e Marte. Por essa razão Marte dá bons resultados quando colocado nesta casa a menos que esteja com Saturno.

A Lua tem nesta casa a sua «alegria». Quando está colocada nesta casa num signo cardinal, indica viagens frequentes movimento e marcha, indicando alguém que nunca está parado.

É uma casa cadente e masculina.

4ª Casa do Horóscopo

Representa o pai, tanto o pai da pessoa que faz a questão como o nativo quando este é pai.

Representa as casas, terras, cortiços, lavoura das terras, heranças, tesouros escondidos. A determinação ou o final de alguma coisa. Cidades ou vilas, castelos (cercados ou não cercados- na época do autor),  todas as habitações antiga.

Representa também os jardins, campos, pomares, pastos. Representa a qualidade e natureza  do terreno que se compra (vinhas, campos de milho, etc.) e a qualidade do terreno (lenhoso, argiloso, calcário)

Na Astrologia Mundial o signo na 4ª casa significa a cidade e o seu governador (informação importante em caso de cerco por forças inimigas, o que era comum no século 17).

No corpo rege o peito e os pulmões. A sua cor é o vermelho.

Os co significadores da 4ª casa são o signo Caranguejo e o Sol. É o ângulo da Terra (Imum coeli). É uma casa feminina e é o ângulo norte.

Nas questões e na natividade, como referido atrás, representa os pais. E o mesmo acontece com o sol nos nascimentos diurnos e com Saturno, nos nascimentos noturnos. Quando o Sol está aqui colocado mostra que o pai tem uma disposição nobre de caráter.

5ª Casa do horóscopo

A 5ª casa representa as crianças e os embaixadores, mensageiros ou agentes da república. Representa as mulheres grávidas.

Representa ainda as cervejarias, os banquetes, as tavernas (hoje diríamos bares). Representa as peças de teatro.

Representa os recursos bélicos de uma cidade, a riqueza do pai.

Indica se a criança transportada pela mulher grávida será rapaz ou rapariga. Indica também a saúde ou doença do filho ou filha da pessoa que faz a questão.

No corpo rege o estômago, fígado, coração, os lados e as costas. É uma casa masculina e sucedente.

Representa a cor de mel e branco e preto.

Os co significadores da 5ª casa são o signo Leão e Vénus , que tem nesta casa a sua «alegria».

É a casa do prazer, da alegria, do deleite. A colocação de Marte ou Saturno nesta casa é maléfica  e indicadora de crianças desobedientes e desagradáveis.

6ª Casa do Horóscopo

A 6ª casa é a casa dos serviçais e criados e, nos tempos passados, significava mesmo os escravos, incluindo os que serviam nas galés.

Representa animais domésticos como porcos, lebres, cabras, ovelhas, coelhos e gado de pequeno porte e os lucros ou perdas relacionados com estes.

Representa a doença, tanto a sua qualidade como a sua natureza, a causa da doença e se é curável ou não curável. Indica se a doença terá curta ou longa duração.

Representa os trabalhadores «à jorna» (ao dia) os inquilinos, os agricultores, pastores, tratadores das varas de porcos,  os vaqueiros, os criadores  de coelhos.

Significa os tios ou irmãos e irmãs do pai.

No corpo rege a parte inferior do ventre e os intestinos até ao reto.

É uma casa feminina e cadente, considerada infortunada pois não  forma qualquer aspeto para o Ascendente.

Nas cores representa o preto.

Apesar de Marte ter aqui a sua «alegria», os co significadores são o signo Virgem e Mercúrio.

Na consulta horária, quando, numa pergunta sobre doença, Marte e Vénus estão em conjunção nesta casa, isso é indicação de que a pessoa encontrará um bom médico para tratar de si.

Terminámos a descrição dos significados das primeiras seis casas do horóscopo segundo William Lilly.

Relacionados

2 Thoughts to “Significados das Casas segundo W. Lilly 1”

  1. João Silva

    Boa tarde!. Não entendi bem onde termina a explanação sobre a terceira casa e onde começa o da quarta casa. Vide que da terceira casa pula-se para a quinta casa.

    O peito e os pulmões referem-se à quarta casa?

    Grato,

    1. Agradecemos o seu comentário, na verdade, houve um lapso, que já foi corrigido. Lamentamos o incómodo e agradecemos a chamada de atenção.

Leave a Comment