Significados de Júpiter Segundo W. Lilly

 

Planeta Júpiter

Neste artigo descrevemos os significados de Júpiter dados por W. Lilly na sua obra Introduction to  Astrology.  Esta obra foi escrita em 1646 e constitui a principal fonte de estudo da astrologia horária  ainda hoje.

Os significados que descrevemos destinam-se a serem aplicados na Astrologia horária, ainda que se mantenham válidos como significadores astrológicos em geral.

Significados de Júpiter

Júpiter é o planeta que parece maior a olho nu, se deixarmos de lado o Sol, a Lua e Vénus. Possui uma cor brilhante e clara com matizes azulados. É mais rápido do que Saturno, completando uma volta ao Zodíaco em 11 anos, 346 dias e 12 horas.

O seu movimento médio é de 4 min e 59 ‘‘ por dia. A sua maior latitude norte é de 1º e 38’; a sua maior latitude sul é de 1º 40’. Fica retrógrado durante cerca de 120 dias. Permanece estacionário durante 5 dias antes do primeiro movimento retrógrado e 4 dias estacionário antes de retomar o movimento direto.

Tem natureza masculina e temperamento quente e húmido. É o grande benéfico, dando as qualidades de temperança, modéstia, sobriedade e justiça.

Influência de Júpiter Dignificado   na Personalidade  

Dá uma natureza magnânima, devotada, tímida, aspirando honrosamente às matérias mais elevadas. Conduz todas as ações com amor pela justiça, no desejo de beneficiar toda a humanidade.

Realiza ações gloriosas. É honrado e religioso, tem uma conversação amável e delicada com os outros. Mostra reverência para com os mais velhos. É  Inclinado para perdoar tudo ao cônjuge e aos filhos.

Ajuda os pobres, faz muitas ações de caridade, devido à sua piedade e compaixão pelos que sofrem.

É liberal e detesta todas as ações sórdidas. É justo, sábio, prudente, grato e virtuoso.

Deste modo, quando Júpiter é o planeta significador de uma pessoa, em alguma questão da astrologia horária, e está bem colocado, pode atribuir-se a essa pessoa estas qualidades.

Influência de Júpiter  não Dignificado ou Aflito no indivíduo

Quando Júpiter significa uma pessoa na carta horária e está mal colocado ou não dignificado, essa pessoa desperdiça o património, é gastadora, comporta-se de tal modo que os outros a amaldiçoam, é hipocritamente religiosa.

O indivíduo é também obstinado e teimoso e mantém-se agarrado a falsos princípios em religião. É ignorante, descuidado, não se mostrando grato pela amizade que os amigos lhe dedicam. É bruto e pouco inteligente.

Cai sistematicamente em situações em que se humilha, insinuando-se e rebaixando-se quando não havia necessidade.

Influência na Aparência Física

Júpiter dá uma estatura ereta e alta. A compleição é castanha avermelhada e muito agradável.

O rosto é oval ou longo, carnudo, a testa é alta, os olhos são grandes e cinzentos[1]. O cabelo é macio e de cor castanho avermelhado. Os homens têm uma barba espessa.

A barriga (dos homens) é grande e profunda e as pernas são fortes e bem proporcionadas. Os pés são grandes, sendo o aspeto mais desagradável , na opinião do autor, do corpo. Tem uma voz grave e é sóbrio no falar.

Quando Júpiter está colocado no quadrante oriental (Ascendente ou perto deste) a cor da pele é mais clara, a compleição é cor de mel ou entre o vermelho e o branco, é sanguínea, de cor avermelhada.

Tem grandes olhos e o corpo é mais carnudo.  Há, geralmente, alguma verruga ou cicatriz no pé direito.

Quando Júpiter está colocado no quadrante ocidental (7ª casa ou perto) a compleição é pura e bonita. A estatura é mais baixa, o cabelo é  macio, castanho claro, ou cor de linho escuro. O homem é calvo junto às têmporas ou testa.

A seguir damos os significados acrescentados por Zadkiel, o comentador da obra de Lilly e o seu publicador no século 19, sobre Júpiter:

Júpiter significa uma pessoa jovial, atraente, com rosto cheio, olhos vivos, compleição sanguínea, ou mistura de branco e vermelho. Tem um espaço grande entre as sobrancelhas. A barba é cor de linho ou linho-areia.

Mas, quando Júpiter está combusto, pode ser escura, preta ou castanha.  O cabelo é espesso, os olhos são claros. Dentes regulares mas com alguma diferença entre os dois dentes da frente ou há alguma imperfeição nestes dentes.

Quando Júpiter está colocado num signo de fogo, o cabelo é levemente encaracolado. Indica uma pessoa bem-falante, religiosa ou honesta e com bons princípios morais. Indica uma pessoa atraente que pode tender para a obesidade quando Júpiter está colocado em signos de Água. O corpo é carnudo.

Quando está colocado em signos de Ar, Júpiter indica um corpo grande e forte. Nos signos de Terra, é em geral uma pessoa bem-nascida. Mas, quando é significador de uma pessoa comum, numa questão horária, é uma pessoa que mostra boas qualidades humanas.

 Profissões e Pessoas  ignificadas por Júpiter

Significa juízes, senadores, conselheiros, membros do clero, bispos, padres, cardeais, ministros, chanceleres, doutores em leis, estudantes jovens, de colégio ou universidade, alfaiates, vendedores de lã. Significa um homem de meia idade, discreto e com sabedoria nos juízos que faz.

Doenças significadas por Júpiter

Pleurisia, todas as doenças do fígado, apoplexias, inflamação dos pulmões, palpitações e tremuras no coração, cólicas, dores na coluna., todas as doenças das veias e sua ligações, resultantes da  corrupção do sangue (hoje diríamos causadas por entupimento das artérias , aterosclerose, etc.) ; flatulência, todas as infeções do sangue, febres.

Lugares Significados por Júpiter

Altares das igrejas, convenções públicas, sínodos, convenções; locais limpos e agradáveis, armários de roupa, tribunais, locais de oração.

O máximo de anos representado por Júpiter é de 428. O mais alto número de anos (idade) é 79.  O médio é de 45, o mínimo é de 12.

Nos países, Júpiter simboliza a Babilónia, Pérsia, Espanha, Hungria.

Relacionados

Leave a Comment