Significados de Marte Segundo W. Lilly

Planeta Marte

Neste artigo descrevemos os significados de Marte dados por W. Lilly na sua obra Introduction to Astrology.  Esta obra foi escrita em 1646 e constitui a principal fonte de estudo deste ramo da astrologia, ainda hoje.

Os significados que descrevemos destinam-se a serem aplicados na Astrologia horária, ainda que se mantenham válidos como significadores astrológicos em geral.

Significados Gerais de Marte

Na ordem dos planetas, Marte segue-se a Júpiter, sendo mais pequeno do que este. Visto a olho nu, tem uma aparência brilhante, cor de fogo cintilante.  Completa uma volta ao Zodíaco em um ano, 321 dias e 22 horas.

A sua maior latitude norte é de 4º 31 ‘. A sua maior latitude Sul é de 6º 47’. Permanece retrógrado durante 80 dias e fica estacionário dois ou três dias.

Governa a triplicidade da Água: signos Caranguejo, Escorpião e Peixes.

Quanto à sua natureza Marte é um planeta masculino e noturno, é quente e seco, com temperamento colérico e fogoso. É o «maléfico menor» (por oposição a Saturno, o «maléfico maior»).

Quando é o significador de uma pessoa na carta horária, indica alguém dado a brigas, lutas e contendas.

A orbe de Marte é de 7º.

Influência de Marte Dignificado na Personalidade

Torna o indivíduo invencível em combate e em coragem. Vê com desprezo aqueles que tentam superá-lo. Não se sujeita a ninguém, é firme e determinado. Inamovível nas opiniões e posições, é dado a disputas, procurando conquistar todas as honras para si próprio.

É valente, amante da guerra e das coisas da guerra. Envolve-se em situações de perigo, não quer obedecer nem se submeter a ninguém. É fanfarrão, gabando-se dos seus feitos. A única coisa que lhe interessa é a vitória. Mas é prudente na condução dos próprios assuntos.

Influência de Marte Não Dignificado na Personalidade

Quando Marte está mal dignificado o nativo é um gabarola, sem modéstia nem honestidade. Gosta de massacres e de brigas, de assassinato, roubo, revoltas , comoções e lutas. É um ladrão nas estradas, movendo-se como o vento a vaguear, nas palavras de Lilly.

É um traidor, um espírito turbulento, comete perjúrio, é obsceno, rude, desumano, não temendo nem os homens nem Deus.

É ingrato e traidor, opressor, voraz, enganador, raivoso e violento.

As qualidades descritas só se revelam totalmente quando a   Lua e Mercúrio estão muito aflitos na carta, como nota o comentador da obra.

Influência de Marte na Aparência Física

Marte dá uma estatura mediana, corpo robusto e forte, ossos largos, mais magro do que gordo, compleição castanho avermelhada, rosto redondo, cabelo ruivo ou cor de areia, muitas vezes crespo ou encaracolado.

Os olhos são penetrantes cor de avelã, inteligentes, semblante autoconfiante e determinado, É ativo e sem medo.

Quando Marte está colocado no quadrante oriental (Ascendente ou perto deste) o nativo é valente, tendencialmente alto, corpo coberto de pelo, compleição branco avermelhada.

Quando Marte está colocado no quadrante ocidental (7ª casa ou perto) o nativo tem uma compleição muito avermelhada, estatura baixa, cabeça pequena, corpo macio com pouco pelo. O cabelo é amarelo e grosso, pouco maleável. O temperamento é mais seco.

A seguir vamos acrescentar os significados que Zadkiel, o comentador da obra e o seu publicador no século 19, deixou para Marte:

Marte indica uma pessoa com rosto cheio, vivo, moreno ou bronzeado, semblante feroz, olhos penetrantes, brilhantes e desafiadores, cor clara. O cabelo e a barba podem ser arruivados, mas há que ter em conta o signo de colocação.

Quando colocado em signos de Fogo ou Ar e está colocado com estrelas fixas com a sua natureza, o cabelo apresenta uma cor de areia avermelhada.

Mas, quando colocado em signos de Água e com estrelas com a sua natureza, o cabelo é cor de linho esbranquiçado e brilhante. Colocado em signos de Terra, o cabelo tem cor castanha.

Apresenta uma marca ou cicatriz na face. Tem ombros largos, corpo robusto e forte, é determinado e orgulhoso, dado ao escárnio e desprezo, à bebida, ao jogo, ao envolvimento com mulheres jovens, conforme o signo em que se encontra.

Assim, se está no signo de Vénus, é inclinado a envolver-se com mulheres; no signo de Mercúrio é dado a roubar; no seu próprio signo, é dado a brigar. No signo de Saturno é obstinado; no signo do sol, gosta de se apresentar como um nobre; no signo da Lua é um bêbado.

 Profissões Indicadas por Marte

Marte representa generais de exércitos, capitães, coronéis e quaisquer militares com funções de comando nas forças militares. Qualquer tipo de soldados, médicos, boticários, cirurgiões, químicos, artilheiros, açougueiros, marechais, sargentos, oficiais de justiça, carrascos, ladrões.

Representa também os ferreiros, padeiros, jogadores, armeiros, relojoeiros, alfaiates, fabricantes de espadas e facas, barbeiros, tintureiros, cozinheiros, carpinteiros, guardadores de ursos (função hoje desaparecida), curtidores, guias de viagem.

Doenças Significadas por Marte

Doenças da bexiga, febre da malária, outras febres altas, dores de cabeça e enxaqueca, carbúnculos, a peste e todas as feridas causadas pela peste (hoje doença felizmente rara no ocidente), queimaduras, micoses, bolhas, loucura, insanidade súbita, icterícia.

Representa também o fluxo urinário com sangue, fístulas, todas as feridas e doenças nos órgãos genitais masculinos, pedra nos rins e na bexiga, cicatrizes ou marcas da varíola na face.

Marte causa todas as feridas por ferro, herpes ou zona, todas as doenças causadas por excesso de cólera, raiva e paixão.

Quando, por direção[1], na infância, fica em aspeto negativo com o Ascendente, Marte pode indicar doenças como escarlatina, varíola, sarampo. Se as configurações no horóscopo o indicarem, dá também cortes, feridas, febres altas.

Lugares Significados por Marte

Lojas de ferreiro, fornos, matadouros, locais onde se cozem tijolos ou queima carvão, chaminés e forjas.  E também lojas de cutelaria, todos os lugares onde o ferro é trabalhado, arsenais de armas.

Anos Significados por Marte

Marte governa os anos da juventude e dos 41 aos 56 anos. O seu máximo ano é 264. O ano maior é 66, o ano médio é 40 e o menor é 15.

Nos países representa a região da Sármata, no Irão, a Lombardia, Batávia, Gotlandes e Ferraria.

 

[1] Trata-se da técnica das progressões.

Relacionados

Leave a Comment