Traços do Caráter -Saturno Associado a Outros Planetas

Saturno

Neste artigo continuamos a explorar para os leitores a obra clássica da astrologia ocidental Tetrabiblos. Continuamos a descrever como analisar as qualidades da mente e também os traços do caráter com Saturno  associado a outros planetas.

O astrólogo terá de, por um lado, conhecer os traços pelos quais cada planeta influencia o caráter da pessoa e, seguidamente, deve ter em conta que cada planeta dá o seu próprio contributo, de acordo com a sua natureza.

O indivíduo mostrará uma mistura desses traços, tendo em conta as relações de dominância de cada planeta em relação aos outros. É esta a chave principal para a boa prática da interpretação astrológica.

Influência de Saturno no Caráter

Quando rege a mente (que abrange a atividade racional e não racional e o caráter moral) e é mais forte do que Mercúrio e a Lua, se estiver bem colocado por casa (colocado numa casa angular, por ex., e contiver um bom número das dignidades essenciais e acidentais , faz das pessoas «amantes do corpo», com forte determinação mental, bons pensadores, austeros, fixados num único propósito, trabalhadores.

Torna também o nativo ditatorial, sempre pronto para castigar, amante das posses, avarento, acumulador de  riqueza e ciumento.

Mas, quando Saturno não está dignificado como descrito atrás, e não domina relativamente a Mercúrio e à Lua, faz do nativo alguém mesquinho, mal intencionado, sórdido, malévolo, indiferente, difícil, sempre a dizer mal, covarde, solitário, choroso, vergonhoso, supersticioso.

Também lhe dá gosto de trabalhar, mas torna-o insensível, pronto para inventar intrigas contra os amigos , sombrio, sem ligar aos cuidados do corpo.

Saturno e Júpiter 

Quando Saturno está em conjunção ou aspeto com Júpiter e ambos os planetas estão fortes e dignificados, o indivíduo é bondoso, respeitador dos mais velhos, tranquilo, tem uma mente nobre e gosta de ajudar, é generoso, magnânimo, gosta de ter posses.

Possui sentido crítico mas tem boas intenções. Gosta dos seus amigos, é gentil, sábio, paciente e filosófico.

Mas, se Saturno e Júpiter estão associados, mas não estão dignificados nem bem colocados, o indivíduo é inculto, assusta-se facilmente, é pouco equilibrado mentalmente, supersticioso.

É também assíduo nos locais religiosos, confessa publicamente todos os seus males, é suspeitoso, não tem amigos, não gosta dos filhos,  vive isolado, não tem verdadeira fé, é tolo e insensato, incapaz de ajuizar, venenoso, hipócrita, sem ambição.

É ineficaz na ação, propenso a mudar rapidamente de opinião, severo e difícil de abordar e de se falar. Cauteloso, mas, ainda assim, submisso perante abusos.

Saturno e Marte

Quando Saturno está associado com Marte por aspeto ou conjunção e estão ambos dignificados e bem colocados, o indivíduo não é bom nem mau,  é trabalhador, sincero, incómodo, fanfarrão e covarde, tem comportamento rude e não exprime compaixão.

É desdenhoso, áspero e rude, conflituoso, desordeiro, aldrabão, arma emboscadas, é tenaz na sua raiva, fica impassível perante as súplicas de outros mas gosta de cortejar a multidão. É tirânico e ávido.

Odeia a cidadania, gosta de luta, é completamente malévolo. É ativo, violento, impaciente, vulgar, orgulhoso, injusto, não suporta ser desprezado, odeia a humanidade.

É inflexível e não muda. É intrometido, mas sabe ser hábil e prático. Não deve ser subestimado pelos rivais. Em geral alcança os fins que pretende.

Quando Saturno e Marte estão mal colocados e não dignificados, fazem do indivíduo um ladrão, pirata, adúltero, submisso perante tratamento vergonhoso, tomador de lucros ilegais, é ateu, insultuoso.

Não sente afeição pelos outros, é astuto, comete perjúrio, um assassino, come alimentos proibidos, é um  envenenador, faz más ações, é impiedoso, assalta locais religiosos e tumbas, é totalmente depravado.

Saturno e Vénus

Quando Saturno e Vénus estão dignificados e bem colocados e em aspeto um com o outro, o nativo odeia as mulheres, gosta de antiguidades, é solitário, desagradável nos contactos sociais. É sem ambição e odeia o que é belo.

É invejoso, severo nas interações sociais, tem opiniões fixas e nenhum sentido de companheirismo. Gosta de praticar os rituais religiosos, incluindo os que incluem a oferta de sacrifícios.

Gosta de mistérios e iniciações, de misticismo e é muito apegado à religião e é digno e reverente na sua prática.  É modesto, filosófico, fiel no casamento, autocontrolado, cuidadoso.

Ofende-se facilmente e, levado pelo ciúme, suspeita facilmente da fidelidade do cônjuge.

Quando Saturno e Vénus estão em aspeto cum com o outro mas não estão dignificados, levam o indivíduo a ser laxista, tornando-o lascivo, atuando de modo muito primário, com pouco discernimento, envolvendo-se em relacionamentos sexuais pouco limpos.

Os nativos são impuros, enganam as mulheres e a própria família, são doentios, sempre a censurar os outros mas são eles próprios depravados, odeiam o que é belo, sempre a dizer mal e à procura dos prazeres sensuais, bêbados, servis, adúlteros.

Desafiam as regras nos relacionamentos sexuais ,são ao mesmo tempo passivos e ativos, naturais e antinaturais. Podem desejar ter relacionamentos com pessoas idosas, ou até com seres não humanos.

Não respeitam a religião nem os rituais religiosos. Não têm interesse nem respeito pelos mistérios e rituais, são completamente desprovidos de fé. São trapaceiros, caluniadores, envenenadores, não respeitam quaisquer limites.

Saturno e Mercúrio

Quando Saturno está associado com Mercúrio e estão dignificados, tornam o indivíduo intrometido, inquisitivo, investigador de matérias ligadas à lei e aos costumes, amante das artes e  da medicina.

Também dá propensão para o misticismo e participação em rituais secretos iniciáticos. Estes nativos são criadores de «milagres», aldrabões, facilitistas, vivendo apenas no presente, mas com capacidade para dirigir negócios.

Tornam também os indivíduos astutos, amargos, rigorosos, sóbrios, amigáveis, com  gosto por assuntos práticos é  são capazes de atingir os seus objetivos.

Quando Saturno e Mercúrio estão fracos e mal colocados, tornam o indivíduo frívolo a falar, malévolo, sem piedade, aplicado no trabalho, mas não gosta da família, gosta de atormentar, é sombrio, ladrão noturno, gosta de armar emboscadas.

Também pode ler ladrão, traidor, mágico. Falta-lhe simpatia. Pode ser um falsificador, um envenenador. Não tem escrúpulos, mas é infortunado, geralmente não alcança sucesso.

Relacionados

Leave a Comment