Significados da Lua Segundo W. Lilly

mulher exprimindo emoções junto ao mar

Neste artigo descrevemos os significados gerais da Lua segundo a descrição de W. Lilly  na obra Introduction to Astrology uma obra do século 17.

A Lua teve muitos nomes, atribuídos pelas antigas mitologias desde os tempos mais antigos: assim, foi Lucina, Cynthia, Diana, Phoebe, Latona, Noctiluca, Proserpina. Isto não é estranho, tendo em conta que é o corpo celeste mais próximo da Terra.

A Lua movimenta-se rapidamente, dando uma volta completa ao Zodíaco em 27 dias, 7h, 43m e 5s. O seu movimento médio diário é de 13º 10 m e 36 s. Umas vezes move-se mais depressa, mas nunca ultrapassa a velocidade de 15º 12m no seu movimento diário.

Na sua latitude norte a sua máxima latitude é de 5º 17m. a máxima latitude Sul é de 5º 12m. A sua orbe é de 12º.  O máximo número de anos que confere são 320. O seu maior número depois desse é 108, o médio é 66 e o menor é 25.

A Lua nunca fica retrógrada mas, por vezes, tem um movimento mais lento, inferior a 13º 11 m em 24 h. Quando isso acontece, a Lua é equivalente a um planeta retrógrado, segundo Lilly. Note-se que isso só acontece quando o movimento é inferior ao valor de 13º 11 m.

Quanto à natureza, a Lua é feminina e noturna, fria, húmida e fleumática.

Influência da Lua  Dignificada na Personalidade

A Lua representa uma pessoa composta nas atitudes e comportamentos, suave e terna, apreciadora de todas as ciências honestas (por oposição às chamadas ciências negras[1] como a alquimia e ocultismo), um investigador e amante das novidades.

Aprecia fazer mudanças e melhorias no local de habitação, é instável, totalmente virado para o tempo presente, tímido, pródigo, facilmente assustado.  É amante da paz e gosta de viver livre dos cuidados desta vida.

Se tiver a ocupação de mecânico, aprende muitas ocupações e está sempre pronto para alterar os modos de fazer negócio.

Influência da Lua Mal Dignificada  na Personalidade

Quando a Lua está mal dignificada o nativo torna-se um vagabundo com uma vida ociosa, detestando trabalhar. É um bêbado, um idiota, uma pessoa sem espírito que não pensa no amanhã, feliz por viver como um pedinte e de forma descuidada.

Significa alguém que não se contenta com nada do que possa acontecer na vida, nem bom nem mau nem com qualquer condição de vida.

Influência da Lua na Aparência Física

A Lua indica uma pessoa de estatura média e equilibrada. A compleição é branca. O rosto é redondo e os olhos são cinzentos um pouco baços. O nativo tem muito pelo no corpo e o cabelo também é farto. Com frequência um dos olhos é um pouco maior do que o outro.

As mãos são pequenas e carnudas. Todo o corpo tende a ser carnudo, gordo, corpulento e fleumático.

Quando está mal colocada com o Sol no horóscopo ou na carta horária, a Lua pode mostrar um defeito nos olhos ou perto dos olhos.  O mesmo pode acontecer com a Lua colocada numa casa sucedente ou quando está fraca ou mal dignificada numa casa angular.

Acrescentamos em seguida os significados da Lua acrescentados por Zadkiel, o comentador   que voltou a publicar a obra de W. Lilly no século 19:

Na aparência física a Lua indica alguém com rosto redondo. A compleição é uma mistura de branco e vermelho mas principalmente pálido.

Quando a Lua está colocada em signos de fogo, o nativo fala de forma impulsiva. Se está em signos de água, a pessoa tem algumas sardas na face. O corpo é pouco atraente. A não ser que esteja muito bem dignificada, a Lua indica uma pessoa vulgar.

Pessoas e Profissões Significadas pela Lua

A Lua significa rainhas, condessas, senhoras de alta posição, todo o tipo de mulheres e também as pessoas do povo.

Representa viajantes, peregrinos, marinheiros, pescadores e peixeiros, cervejarias, canalizadores, cobradores de impostos, carteiros, cocheiros (nos dias de hoje talvez taxistas ou motoristas de transporte público).

Representa também caçadores, moleiros, mensageiros, bêbados, pescadores de ostras,  empregadas domésticas, mulheres pescadoras, todo o tipo de mulheres que vendem na rua produtos para a alimentação ou o lar.

Também representa parteiras e enfermeiras, mercenários, transportadores de água, todas as pessoas que transportam ou lidam com líquidos na sua profissão.

Doenças Significadas pela Lua

A Lua significa apoplexias, paralisia, cólicas, dores de estômago, doenças no lado esquerdo do corpo, na bexiga e órgãos reprodutores.

Nas mulheres, indica os problemas menstruais e doenças de fígado. Rege também a hidropisia, os fluxos intestinais, doenças reumáticas, gota nos pés e nos pulsos, dor ciática, problemas com vermes intestinais, dores nos olhos.

Rege as doenças devidas a excessos, ataques convulsivos, tosse cavernosa, morte súbita por falha cardíaca, tuberculose, abcessos, varíola, sarampo.

Países Significados pela Lua

Holanda, Zelândia, Dinamarca, Nuremberga, Flandres.

 

[1] Esta designação foi feita nos tempos da inquisição em que o autor vivia e em que todo o saber não autorizado pela igreja católica foi proibido. W. Lilly viveu no século 17.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments