Significados de Mercúrio Segundo W. Lilly

oradora a falar para um público

Neste artigo descrevemos os significados de Mercúrio segundo W. Lilly, na obra Introduction to Astrology uma obra que é a grande referência da prática da astrologia horária. Estes significados, no entanto, aplicam-se também ao horóscopo de nascimento.

Mercúrio é o menor dos planetas, nunca se afasta do sol mais de 28º. Torna-se assim difícil de visualizar a olho nu.

Mercúrio tem uma cor prateada escuro. O seu movimento médio é de 59’ e 8’’ mas, muitas vezes, é muito rápido, movendo-se 1º 40’ por dia. Fica estacionário por um dia e retrógrado durante 24 dias por ano. Dá uma volta completa ao Zodíaco em 87 dias e 23 horas.

A  sua latitude mais elevada a sul é de 3º 35’ e a máxima latitude a norte é de 3º 33 ‘. A sua orbe é de 7º. O número máximo de anos que Mercúrio confere é de 450. O seu maior número é 76, o médio é 48 e o mínimo é 20 anos.

Quanto à natureza, Mercúrio não é nem feminino nem masculino, podendo tornar-se uma ou outra coisa conforme o planeta com o qual forme conjunção.

Assim, na Astrologia horária, se um planeta masculino está em aspeto ou conjunção com Mercúrio, este torna-se masculino; se um planeta feminino está em conjunção ou aspeto com Mercúrio, este será feminino. Isto aplica-se à astrologia horária.

A natureza de Mercúrio é fria e seca, o temperamento melancólico. Quando Mercúrio está em conjunção com um planeta benéfico, torna-se benéfico; se está em conjunção com um planeta maléfico torna-se maléfico, razão pela qual é referido como sendo cheio de subtilezas, truques e manobras, capaz de perjúrio e engano.

Influência de Mercúrio na Personalidade quando Dignificado

Quando está bem colocado e dignificado, Mercúrio representa um político, subtil e inteligente, um lógico e argumentador brilhante, argumenta com os instruídos e fala com eloquência e maestria.

É um curioso, buscando conhecimento dos mistérios e saberes, tem a mente arguta e espirituosa, capaz de aprender praticamente tudo sem precisar de professor. Ambicioso por ser reconhecido como perito em muitos saberes.

Gosta muito de viajar e de conhecer lugares distantes e culturas diferentes. Tem grande curiosidade por todo o conhecimento oculto, e é capaz de produzir por si coisas espantosas (usando o saber oculto ou magia). Tem interesse pela adivinhação e pelo conhecimento mais secreto.

Quando escolhe a atividade comercial, nenhum outro comerciante o ultrapassa, nem  para  encontrar novas formas de ganhar nem para  aumentar a riqueza.

Influência de Mercúrio na Personalidade quando Não Dignificado

Quando está mal dignificado, Mercúrio produz uma pessoa frenética, usando de forma pouco correta o sentido de humor, a língua e a caneta afiadas contra qualquer um. A sua disposição está totalmente inclinada para enganar.

Ocupa todo o tempo que tem e todos os bens a usar a sua loquacidade para argumentar e tirar belas conclusões, mas sem verdadeiro propósito. Nas palavras de Lilly, é um grande mentiroso, fanfarrão, tagarela e intrometido.

É um falso, contador de estórias «da carochinha» e do conto do vigário, viciado nas artes negras como a necromancia[1] e outros saberes ocultos (como a Alquimia, por ex., condenados pela instituição religiosa e severamente punidos no século 17). Os leitores devem ter isto em mente ao ler esta caracterização de Lilly.

É crédulo, insensato e tolo, incapaz de se manter muito tempo no mesmo lugar ou com a mesma opinião, enganando e roubando em todo o lado. É um vendedor de notícias que finge ter todo o conhecimento, mas sem ter uma verdadeira e sólida instrução.

É um tipo leviano e instável, sem nada de divino, tem apenas o poder da palavra. É frívolo, sem sensatez, facilmente pervertido. Inconstante, as sua palavras são vãs e ociosas, é um gabarola.

Influência de Mercúrio na Aparência Física

Mercúrio dá uma estatura elevada, corpo erguido, magro, testa alta, rosto longo e estreito, nariz comprido e fino, olhos claros, entre o preto e o cinzento, lábios finos. Tem pouca barba mas cabelo farto, castanho escuro.

Os braços, mãos e dedos são compridos. A compleição é cor de azeitona ou castanha.

Lilly adverte que, ao julgar Mercúrio, devemos observar bem todos os aspetos que ele recebe de outros planetas pois, mais do que qualquer outro planeta, Mercúrio partilha as características dos planetas com os quais está associado. Isto pode alterar as características descritas.

Assim, se está conjunto ou em aspeto com Saturno é mais pesado; se está em aspeto ou conjunção com Júpiter é mais equilibrado (temperado). Com Marte é mais agressivo ou rude; com o sol é mais gentil; com Vénus é mais brincalhão; com a Lua é mais mutável.

Quando Mercúrio está colocado na parte oriental do horóscopo (tendo-se erguido no Ascendente antes do Sol) a compleição é cor de mel ou tem a cor do bronzeado pelo Sol. A estatura é medianamente alta, mas equilibrada. Os olhos são pequenos e tem pouco cabelo.

Na opinião de Lilly, esta posição de Mercúrio dá um tom demasiado moreno á pele, embora a constituição física e a altura sejam proporcionadas. O nativo com esta posição também fala apenas para seu próprio interesse.

Quando Mercúrio está colocado na metade ocidental do mapa tendo cruzado o Ascendente, nesse dia depois do Sol) o rosto é fulvo, o corpo é magro, os membros são pequenos e magros, os olhos vazios,  o rosto vermelho ou  afogueado.

Tende para a secura do corpo.

A seguir acrescentamos os significados de Mercúrio que o comentador e publicador da obra no século 19, Zadkiel, acrescentou para Mercúrio:

Mercúrio produz uma pessoa que não é negra nem branca mas algo entre isso, ou seja, alguém moreno ou com a pele amarelo escuro. O rosto é longo, a testa alta, os olhos negros ou cinzentos, nariz comprido e fino.

A barba é rala, podendo não haver mesmo barba, corpo magro, pernas pequenas. Continuamente ocupado a falar. Tem um andar ágil e parece sempre pronto para a ação.

Pessoas e Profissões Significados por Mercúrio

Mercúrio significa todas as pessoas instruídas e ligadas à literatura, filósofos, matemáticos, astrólogos, mercadores, secretários, escritores, escultores, poetas, oradores, advogados, mestres escola, papelarias, impressoras, pessoas e lojas de câmbio.

Significa igualmente embaixadores, comissários, homens do clero, artífices, acompanhantes gerais, solicitadores. Por vezes significa ladrões, ministros tagarelas, secretários ocupados, pessoas sem instrução, gramáticos, alfaiates.

Também significa transportadoras, mensageiros, lacaios, usurários.

Doenças Significadas por Mercúrio

Mercúrio significa todo o tipo de vertigens, letargia ou tonturas na cabeça. Loucura, tanto a mais leve e momentânea como a que decorre de doença cerebral.

Gaguez e todas as imperfeições no uso do discurso decorrentes de problemas no aparelho fonador ou na língua, fantasias e devaneios mentais (alucinações, delírio).

Significa também todas as doenças da memória, rouquidão, tosse seca, tuberculose, excesso de saliva, tonturas e pingo no nariz, gota nos pés e mãos, mudez, doença da língua que impede a fala normal, todas as doenças mentais que causam alucinações e delírio.

Países e cidades com Regência de Mercúrio

Rege a Grécia, a Flandres, o Egipto. Nas cidades, rege Paris.

 

[1] A necromancia é a arte de comunicar com os mortos com vista a prever o futuro. No século 17  tudo isto tinha sido proibido pela instituição religiosa e  a sua prática levada inevitavelmente  à acusação pelo tribunal da inquisição e á fogueira, daí a expressão desaprovadora de Lilly , era perigoso divergir da doutrina oficial.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lirio
7 meses atrás

Poderia fazer post de nakshatras nos acendentes? Você fez da lua para cada e acho que seria interessante algo explicando os efeitos de cada nakshatra quando colocado no lagna