significados do Sol segundo W. Lilly

homem em cenário simbólico de liderança e poder

Neste artigo falamos dos significados do Sol e da sua influência na personalidade, segundo a obra Introduction to Astrology de W. Lilly.

O Sol leva um ano a percorrer todo o Zodíaco, sendo o seu movimento médio de 59’ e 8 ‘’. O seu movimento diário oscila entre 57’ 16’’ e 61 ’6’’. Move-se sempre na eclíptica, não tendo latitude.

Tem no signo Leão a sua própria casa e no signo Aquário o seu detrimento.  O grau de máxima exaltação é 19º do signo Carneiro; o seu grau de máxima debilitação ou queda é 19º de Balança.

O Sol move-se sempre de forma direta, nunca ficando retrógrado. Rege a triplicidade de fogo- Carneiro, Leão e Sagitário- durante o dia.

Natureza do Sol- é quente e seco, mas mais temperado do que Marte. É um planeta diurno, masculino e, quando está dignificado, é equivalente a um planeta benéfico.

A orbe do sol é de 15º. Na idade, rege a juventude ou a fase da vida na qual o indivíduo é mais forte. O máximo de anos que confere é 1460. (segundo o comentador, este número corresponde ao ano canicular egípcio). O maior a seguir é de 120; o ano intermédio é 60 e o menor é 19.

Influência sobre a Personalidade  do Sol Quando Dignificado

O nativo influenciado pelo Sol dignificado é muito leal e cumpridor das promessas feitas, que cumpre com pontualidade. Gosta de orientar os outros, onde quer que se encontre, procurando o equilíbrio.

É prudente e sábio nos juízos que faz. Tem grande presença de espírito, uma postura majestosa, é eficiente na aquisição de honras e  de muito património, embora se apresse a gastar o que adquire.

Tem um tom grave ao falar, usando poucas palavras, mas com grande confiança e controlo sobre o que sente. Apresenta um ar pensativo, é cheio de segredos, mas é de confiança e só fala quando tem algo a dizer.

Possui um grande coração, é afável e muito humano para toda a gente. Mas gosta de tudo o que é sumptuoso e magnificente e de todas as honras. Porém,  não entram pensamentos sórdidos no seu coração.

Influência do Sol na Personalidade Quando não Dignificado

Quando o Sol está mal colocado ou não dignificado, a personalidade é arrogante e orgulhosa, desdenhando de todas as pessoas, ostentando a sua posição social ou linhagem familiar.

Nos juízos que faz, mostra vistas curtas, é irrequieto, problemático, dominador, volátil, gastador, insensato.  Não pondera as palavras ao falar, é extravagante nas ações. Desperdiça o património e depende da caridade de outros para sobreviver.

Acha que os outros lhe devem tudo, acreditando que o seu nascimento lhe dá privilégios e considera legítimo  aproveitar-se dos bens de outros para seu proveito, por ser «bem nascido».

Influência do Sol na Aparência Física

O sol dá uma constituição larga e forte, de compleição amarelo açafrão, testa larga e redonda, grandes olhos vivos, penetrantes e argutos. O corpo é forte e bem proporcionado, muito atraente.

O cabelo é amarelado, os homens ficam calvos cedo. A barba é densa. A compleição é corada, o corpo é carnudo. A constituição é saudável.

A disposição destas pessoas é de generosidade, sinceridade, honestidade, têm boas intenções e bom coração.  São muito humanos e  com espírito.

A seguir acrescentamos os significados que Zadkiel, o comentador da obra e o seu publicador no século 19, deixou para o sol:

Na aparência física, o sol indica uma pessoa com pele branco avermelhado, com rosto redondo, queixo curto.  A estatura é média, o corpo é atraente. A pele é morena ou amarelada, na maior parte dos casos, sanguínea.

O Sol indica uma pessoa firme e resoluta, de cabelo encaracolado. A pele é macia. Tem uma voz clara e uma cabeça grande. Os dentes são, por vezes, tortos ou encavalitados.

Fala devagar, mas com bom juízo. Mostra grande decoro nas ações em público, mas, em privado, é lascivo e dado a muitos vícios.

Anseia por elogios e honras.

Significados da Posição do Sol no Horóscopo

Sol oriental ou ocidental: o sol é oriental quando está colocado na carta no quadrante da 1ª à 10ª e, na Astrologia horária da 4ª à 10ª, portanto na metade esquerda da carta.

O sol é ocidental quando está colocado entre a 10ª e a 7ª casa ou, na astrologia horária, da 10ª à 4ª casa, isto é, em toda a parte direita da carta.

O Sol e todos os restantes corpos celestes são orientais quando se erguem no horizonte (isto é, cruzam o Ascendente tornando-se visíveis). E são ocidentais quando se «poem», isto é, quando cruzam a 7ª casa e se tornam invisíveis, estando colocados entre a 7ª e a 4ª casa.

Por sua vez, dado que o movimento dos planetas se faz por referência ao Sol, um planeta é oriental quando se ergue antes do Sol de manhã (isto é, cruza o Ascendente antes do Sol estando à frente deste na carta); é ocidental quando se põe depois do sol, à tarde (cruzando a 7ª casa depois do sol).

Pessoas e Profissões Significadas pelo Sol

O sol significa pessoas de alta posição social: reis, príncipes, imperadores, pessoas da nobreza: duques, marqueses, condes, barões. Significa também governadores de condados ou outras divisões administrativas do território, magistrados.

Significa os «cavalheiros» em geral, isto é, pessoas bem- nascidas na sociedade, corretores, todos os que andam atrás de obtenção de honras e privilégios.

Também significa os juízes de paz, presidentes de câmara, altos responsáveis pelas forças de segurança, mordomos de casas nobres, o principal magistrado da cidade, vila ou país, todos os que têm sucesso na acumulação de dinheiro.

Representam igualmente ourives, fabricantes de utensílios de alumínio, de braseiros, latoeiros.

Doenças significadas pelo Sol

O sol dá palpitações e tremuras, espinhas na face, doenças do cérebro e do coração, doenças dos olhos, cólicas, desmaios súbitos, doenças da boca e da respiração impura, catarros, febres. Significa o espírito vital.

Lugares Significados pelo Sol

Mansões, palácios, casas da nobreza e da corte, teatros, todos os edifícios magnificentes, limpos e decentes. Sala de jantar e halls.

Países significados pelo Sol

Itália, Sicília, Boémia, Fenícia, Caldeia.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments