Traços do Caráter- Vénus Mercúrio Sol e Lua

artista a agradecer ao público no palco

Neste artigo descrevemos a influência de Vénus,  Mercúrio, Sol e Lua na personalidade e no caráter do nativo, segundo a obra Tetrabiblos de Ptolomeu.

Influência de Vénus no Caráter

Quando Vénus é o planeta dominante na determinação da personalidade e do caráter e está colocado em posição favorável, e está forte, o nativo é gentil, bondoso, dado à luxúria, eloquente, limpo e arrumado.

O nativo é alegre, gosta de dançar, é  amante da beleza, detesta todo o mal. É  apreciador das artes e dos espetáculos.

É um sonhador, afetuoso, gosta de fazer boas ações, é compassivo.

É também saudável, delicado, concilia-se facilmente com os outros, é bem sucedido e encantador.

Quando, pelo contrário, Vénus está em posição desfavorável ou sofre aflição, o nativo torna-se descuidado, excessivamente erótico, efeminado, tímido, indiferente, depravado, gosta de censurar os outros.

Torna-se também insignificante e sem sucesso e comporta-se de forma reprovável.

Influência de Vénus Associado com Mercúrio no Caráter

Quando Vénus está em conjunção com Mercúrio ou em aspeto com este e estão ambos em posição favorável e fortes, o nativo é artístico, filosófico e tem excelentes capacidades de compreensão. É talentoso e poético.

O nativo é amante das musas e das artes, é um digno buscador dos prazeres, é dado à luxúria.

É amigo dos seus amigos, é feliz, sagaz e cheio de recursos e talentos.

É inteligente e inclinado para a atividade intelectual.  rápidos a aprender e  um autodidata.

Procura sempre o melhor e é bem-sucedido. Gosta de fazer objetos belos (através da arte) é eloquente e agradável a falar.

Tem um caráter equilibrado, ganhador. É movido pelos afetos.

Gosta de fazer exercício, é correto e atua de forma honesta. É magnânimo e bom julgador.

No amor, os homens preferem homens às mulheres. São ciumentos.

Quando Vénus está associado com Mercúrio, mas colocados desfavoravelmente, o nativo é cheio de recursos e briguento, gosta de dizer mal, é instável e tem más intenções. É um agitador, enganador e mentiroso.

É caluniador e comete perjúrio, é um completo patife, um conspirador. Não acredita em nada, é um adúltero que não merece confiança, corrompe mulheres e jovens. Os homens usam adornos efeminados.

São maliciosos e dignos de censura, gostam de lançar boatos, são tagarelas e vilãos. São capazes de fingir certos atos atuando como se estes fossem a sério, tendo por objetivo corromper ou ganhar alguma coisa. Executam assim atos baixos sujeitando-se, por sua vez, a serem tratados de forma baixa também.

Influência de Mercúrio no Caráter

Quando Mercúrio está forte e sozinho, colocado em posição favorável, e é o planeta dominante para o caráter do nativo, torna-o sábio e arguto, instruído e amante do pensar.

O nativo tem consideração pelos outros, é inventivo, bom calculador, tira bom partido da experiência. É bom investigador da Natureza, é prendado com um bom poder de reflexão, gosta de competir, mas também gosta de fazer boas ações.

É prudente, bom a conjeturar e especular, um bom Matemático, apreciador dos mistérios, é bem-sucedido nos objetivos que se propõe.

Porém, quando Mercúrio está colocado em posição desfavorável ou não dignificado, torna o nativo um perfeito patife, precipitado, esquecido, impetuoso, irrefletido. Instável, com tendência para mudar de opinião facilmente.

É insensato, tolo, toma decisões estúpidas, pecaminoso, mentiroso e indigno de confiança, avarento e injusto, inseguro ao julgar e inclinado para fazer más ações.

Papel do Sol e da Lua no Caráter

Para além dos aspetos referidos relacionados com os planetas, o sol e a Lua também dão o seu contributo. Assim, a Lua, quando está colocada nos limites norte e sul ajuda o caráter, ao tornar o nativo mais versátil, adaptável e com capacidade para mudar.

Quando a Lua está junto aos nodos, dá ao nativo argúcia, torna-o mais excitável, torna-o ativo.

Quando está no Ascendente e está a crescer em luminosidade, dá ao nativo talento, nome, franqueza e firmeza no modo de ser. Quando está minguante inclina para maior lentidão e apatia, menor firmeza de propósito , torna o nativo mais cauteloso e dá menor fama ou reputação.

Quando o Sol tem uma boa relação com o planeta que governa a alma e está bem colocado, inclina o nativo para ser justo, permitindo o sucesso, honras, dignidade pra o nativo.

Quando o Sol está numa posição desfavorável, torna o nativo mais humilde, mais trabalhador e menos renomado, mais obstinado, mais rude, mais selvagem, com uma vida mais dura e, em geral, com menor sucesso.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gildenor
6 meses atrás

Bom dia, tenho uma dúvida. Você falou alí ‘dominante na determinação da personalidade’, como posso saber disso usando o jaganhatha hora? É pela força bhinna ashtakavarga?