Analisar o Casamento no Horóscopo

casal no dia do casamento

Neste artigo descrevemos os procedimentos para analisar o casamento no horóscopo, segundo Ptolomeu na obra Tetrabiblos, uma obra que foi a referência fundamental da história da astrologia ocidental.

Análise do Casamento no Horóscopo Masculino

A primeira coisa a fazer, é ver onde se encontra colocada a Lua no horóscopo do homem. Se estiver colocada orientalmente[1], o homem casa cedo ou casa com mulher mais jovem do que ele.

Porém, se a Lua estiver colocada ocidentalmente, o homem casa tarde ou casa com alguém mais velho.

Quando a Lua está «sob os raios do Sol» e recebe o aspeto de Saturno, o homem não casará. Se a Lua estiver colocada num signo só com uma figura na sua forma, ou se está a aplicar-se a um dos planetas, o nativo casará apenas uma vez.

Mas, se a Lua estiver colocada num signo bicorpóreo ou com mais do que uma figura, ou se está a aplicar-se a vários planetas num dado signo, o nativo casará mais do que uma vez.

E, se os planetas aos quais se aplica, seja por conjunção seja por outro aspeto, são benéficos, o casamento será feliz. O inverso ocorrerá se os planetas aos quais a Lua se aplica forem maléficos.

Dependendo do planeta ao qual a Lua se aplica, assim será a personalidade da esposa: se a Lua se aplica a Saturno, a mulher será uma trabalhadora árdua e terá temperamento severo.

Se a Lua se aplicar a Júpiter, a mulher terá boas maneiras e terá uma postura digna. Se se aplicar a Marte, a esposa será determinada e não se deixará dominar. Se a Lua se aplicar a Vénus, a mulher será alegre, bela e encantadora. Se a Lua se aplicar a Mercúrio a esposa será inteligente e entusiasta

A associação entre a Lua e os planetas referidos, à exceção de Marte, tornam a esposa afetuosa para com o marido  e filhos e frugal nos hábitos. Mas a associação com Marte, diz Ptolomeu, indica que a esposa será instável, irritando-se facilmente e terá comportamentos em que age sem sentimentos.

Analisar o Casamento no Horóscopo de uma Mulher

Para a análise do casamento nas mulheres, é o Sol o ponto de referência. Assim, se o Sol estiver colocado  orientalmente, a mulher casará cedo ou casará com alguém mais jovem do que ela.

Já se o Sol estiver colocado ocidentalmente, a mulher casará tarde ou casará com um homem mais velho do que ela.

Se o Sol estiver colocado num signo de uma única figura ou se estiver a aplicar-se a um planeta colocado na metade oriental da carta, casará apenas uma vez. Mas, se o sol estiver colocado num signo bicorpóreo ou multiforme ou em aspeto com vários planetas colocados na metade oeste da carta, a mulher casará mais do que uma vez.

Se Saturno estiver em aspeto com o Sol, a mulher casará com um homem de temperamento tranquilo, prático e industrioso. Se o Sol estiver em aspeto com Júpiter, o marido será magnânimo e digno. Se estiver em aspeto com Marte, será um homem de ação, não afetuoso e não dominável.

Se o Sol estiver em aspeto com Vénus, o marido será limpo e atraente. Se estiver em aspeto com Mercúrio, o marido será frugal e pragmático.

Se, no horóscopo da mulher, Vénus estiver em conjunção com Saturno, o marido será preguiçoso e fraco no relacionamento sexual.  Se Vénus estiver em conjunção com Marte, o marido será ardente, impetuoso e adúltero. Se Vénus estiver em conjunção com Mercúrio, o marido será apaixonado por rapazes.

Duração e Qualidade  do Casamento

O casamento será duradouro quando o Sol e a Lua de ambos estão numa relação harmónica, isto é, e trino ou sextil em relação um ao outro. É ainda mais favorável quando há receção mútua entre os signos do Sol e da Lua de ambos.

A melhor combinação, segundo Ptolomeu, é a Lua do marido estar colocada  no signo do Sol da esposa.

Quando o Sol e a Lua de ambos estão em aspetos desfavoráveis, como quincôncio (150º), oposição ou quadratura, o resultado é divórcio ao menor pretexto e alienação dos cônjuges.

Mas, quando o Sol e a Lua de ambos estão em aspeto favorável e recebem o aspeto de planetas benéficos, o casamento é feliz e harmonioso e também dará bons frutos. Mas, se o Sol e a Lua de ambos recebem o aspeto de planetas maléficos, o casamento será desagradável com brigas e não será frutuoso.

Quando a relação entre o Sol e a Lua de ambos é desarmoniosa mas recebem o aspeto de planetas benéficos, o casamento não terminará mas haverá renovação e recomeço da relação, mantendo-se  o ambiente de bondade e o afeto. Porém, o aspeto de planetas maléficos para o sol e Lua de ambos causa divórcio, abusos e violência.

Quando Mercúrio está em aspeto com planetas maléficos ,o casal estará envolvido em falatório e recriminações. Se é Vénus a estar em aspeto com planetas maléficos, haverá adultério, envenenamento (isto era uma prática do passado), etc.

Quando Marte está em associação com o Sol e a Lua do casal, este tem em geral a mesma idade; com Saturno, em geral o casamento é com alguém mais velho.

Quando não há relação entre o Sol e a Lua de ambos, e a relação é entre Marte e Vénus de ambos, isto produz apenas uma relação amorosa no casal. Mas, se Mercúrio estiver presente, haverá também notoriedade da união.

Se Vénus e Saturno estão em relação nos dois , a união é agradável e firme mas, se Mercúrio estiver presente, também será benéfica. Porém, se Marte também estiver presente, o casamento é instável, prejudicial e cheio de ciúme.

Quando Vénus está em aspeto com Marte ou Mercúrio, o nativo casa com pessoa da mesma idade. Mas, se Vénus estiver colocado mais a este do que os outros planetas, casará com pessoa mais jovem; se estiver colocada mais ocidentalmente do que eles, casará com pessoa mais velha.

 

[1] Ptolomeu esclarece o que se entende por Lua ou Sol oriental ou ocidental: Lua- é oriental quando colocada em signos desde a Lua nova , Lua cheia até ao quarto minguante; é ocidental quando colocada em signos que vão do quarto crescente à  Lua cheia  e Lua nova.

Já o sol é oriental nos signos que estão antes do Signo Ascendente e é ocidental nos signos que precedem o signo Descendente (na 7ª casa).

Relacionados

Leave a Comment