Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Gémeos

mulheer em atitude determinada

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Gémeos a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Terra e Ar.

O Ascendente no signo Capricórnio  dá à personalidade o impulso para se «fazer a si própria» com uma grande capacidade de trabalho, tenacidade para perseverar nos objetivos e uma firme determinação em vencer.

Deste modo, esta personalidade é naturalmente dotada de resiliência, não se deixando ir abaixo facilmente com os obstáculos e dificuldades que encontra. e, se Saturno estiver bem colocado e preferencialmente numa casa angular, esta personalidade pode alcançar resultados consideráveis.

A sua natureza é conservadora e respeitadora das hierarquias e organização social, não desafiando os valores estabelecidos. Deseja integrar-se nesse mundo já organizado, não transformá-lo.

Muitas vezes estas pessoas nascem numa família de classe média e sem muitos recursos. A simbólica de Capricórnio não é nascer com uma reputação e riqueza já constituídas, mas elevar-se socialmente de uma condição socialmente menos vantajosa para uma mais elevada.

Até que ponto podem conseguir isso depende da força geral do horóscopo, e da dignificação de Saturno. A colocação deste no signo de exaltação, por ex., pode permitir ascensão social através de parcerias e do casamento.

A personalidade de Capricórnio é pragmática, medindo constantemente as vantagens e desvantagens das suas possibilidades, através do crivo racional.

Aprende desde cedo que a vida é luta e não se compadece com os fracos (leia-se, que se deixam conduzir pelas emoções) e, por isso, distancia-se do que sente até, muitas vezes, não conseguir conectar-se com essa dimensão de si própria.

Coloca também, na maioria dos casos, os critérios relacionados com a posição social e a ambição de ter dinheiro e poder acima dos objetivos afetivos ou emocionais. Estas pessoas convencem-se de que, em primeiro lugar, está a profissão, o status, o respeito que conseguem granjear  a partir da sociedade e dos pares.

Secundariamente- e sempre considerando os objetivos materiais primeiro- vêm os afetos, as necessidades emocionais. De resto, estas pessoas levam tempo a reconhecer que têm necessidades emocionais.

Durante boa parte da vida confundem necessidades emocionais com necessidades materiais e a prova é que a sua maneira mais comum de exprimir afeto a outros é através de presentes que custam algum dinheiro (não em demasia, que detestam gastá-lo!).

Porém, na maturidade, e principalmente após a segunda  vinda de Saturno à posição de nascimento, começam a valorizar mais a expressão emocional, talvez porque já deram provas do que são capazes de conquistar no plano material.

Ao longo da vida, porém, as amizades são mais instrumentais do que baseadas no puro sentimento. Mas , as que se mantêm ao longo da vida, são muito apreciadas por estas pessoas porque se baseiam na lealdade e no respeito mútuo de quem aprendeu a contar e a confiar no outro.

A Lua no signo Capricórnio, o mesmo signo do Ascendente, exige que Saturno esteja forte e bem colocado para esta personalidade ter sucesso na vida.

Esta posição da Lua dá à personalidade o gosto de viver de forma estruturada, na qual todos se comportam como previsto e de acordo com os papeis atribuídos.  Também leva estas pessoas a gostar de liderar alguma instituição, na qual possam dedicar-se a cumprir deveres sociais.

A personalidade é muito disciplinada e estabelece regras para tudo, tendo horror ao improviso. Isto dá-lhe eficiência no cumprimento dos deveres sociais e profissionais mas, de vez em quando, faz-lhes sentir o fardo dos deveres e responsabilidades profissionais.

Para que a pessoa tenha uma vida com menos stress Saturno não deverá estar colocado numa das casas dusthana (6ª, 8ª 12ª) caso contrário, a pessoa sente-se esmagada com o peso das obrigações que lhe são exigidas. E pode sofrer de falta de autoestima, tendo sempre dúvidas quanto às reais capacidades.

Tanto na vida profissional como pessoal, estes nativos negoceiam condições de forma firme, acreditando poder formar acordos que, se forem respeitados, asseguram o sucesso das  parcerias ou do casamento.

A sociedade e os papeis sociais são vistos por estas pessoas como estruturas hierarquizadas, nas quais cada um tem um papel estabelecido e esforçam-se por conhecer, em cada contexto da sua vida, qual a «forma correta» de se comportar.

E não só cumprem isso para si mesmos, como exigem dos outros comportamento semelhante. Esta rigidez na conceção dos «lugares de cada um» não permite grande espontaneidade, mas estas pessoas também não a procuram porque, agir fora das normas é cair no caos e têm horror à desordem e à desorganização.

A Lua rege a 7ª casa e está colocada na 1ª casa. Esta é uma posição da Lua que beneficia o casamento e também as parcerias em geral.

Os parceiros e o cônjuge trazem recursos e riqueza para a relação.  Esta posição da Lua também acentua a dimensão sensual da personalidade, indicando uma natureza apaixonada e fortemente sexualizada, embora também contida, pelas características do signo.

Também indica que a pessoa casa muitas vezes com alguém que conhece desde a infância, podendo significar uma amizade que se transforma em algo mais profundo.

A personalidade  básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Gémeos pode ter sucesso em negócios em parceria, especialmente em conjunto com o cônjuge.

A Lua está colocada na 1ª Casa. Sendo a Lua um corpo muito mutável, ajuda a estabilizar a mente se estiver brilhante no nascimento. Se não sofrer aflições, a Lua nesta posição indica beleza física, olhos grandes, tendência para o romantismo (algo mitigado pela posição no signo Capricórnio), natureza apaixonada.

A pessoa é sociável, gosta de trabalhar numa profissão relacionada com bastante público.  No entanto, é bastante focada em si mesma, podendo ter mudanças de humor frequentes.

Em geral, esta posição também indica que consegue alcançar respeito por parte dos outros e é bem-sucedida. A pessoa tem também uma boa constituição física e saúde.

Existe também proximidade com a mãe, talvez pelo exemplo que esta lhe dá sobre «como estar» nas várias situações de contexto social. A vida conjugal é favorecida.

O Sol no signo Gémeos aparece como um fator que «destoa» dos aspetos mais tranquilos desta personalidade.  Mas torna a pessoa mais comunicativa, levando-a a gostar de  interagir com os outros através do diálogo.

O problema é que o Sol rege uma casa dusthana e está colocado em outra casa dusthana e isso não contribui muito para a procura de acordos ,levando antes muitas vezes ao desejo de confrontação, crítica destrutiva, etc.

Pelo lado positivo, esta posição indica que a pessoa é motivada por valores e tem um forte sentido ético. Mas, a menos que Mercúrio esteja bem colocado, pode haver uma grande teimosia e incapacidade de ver o ponto de vista dos outros, levando a adotar uma postura de verdade única.

Assim, a pessoa pode querer difundir os valores em que acredita- geralmente uma ideologia, na qual acredita como sendo verdadeira- usando a escrita, ou a argumentação, para a implementar como a única alternativa possível.

Por outro lado, aparece como alguém sério nas ideias que apresenta, pois não muda de opinião de acordo com as circunstâncias. Mas, para os que assumem funções ligadas à educação, por ex., podem  ser mais doutrinadores do que promotores do pensamento autónomo e da reflexão pessoal.

Nas situações sociais em que se encontram, estas pessoas são hábeis a usar os eventos do momento para fazer passar mensagens significativas sobre os valores em que acreditam, sendo excelentes comunicadoras.

O Sol rege a 8ª casa e está colocado na 6ª casa. Esta posição não beneficia a saúde nem a cooperação com subordinados ou dependentes. Para os que trabalham para outrem, pode indicar um ambiente tenso no trabalho e empregos insatisfatórios e mal pagos.

O nativo consegue, por outro lado, derrotar oponentes ou competidores. Para esta personalidade, pode ser mais proveitoso e satisfatório trabalhar por conta própria, em parceria.

De qualquer modo, esta posição indica que as maiores transformações pessoais vêm através de situações inesperadas relacionadas com o trabalho e com o emprego e com a relação com colegas e subordinados.

Apesar de poderem ser difíceis, algumas dessas situações, acabam por se revelar positivas na vida da pessoa, fazendo surgir novas oportunidades.

O Sol está colocado na 6ª casa. Esta colocação é considerada positiva para o Sol, uma vez que este é um maléfico colocado numa casa de crescimento. Se não receber aspetos de planetas maléficos, permite elevar-se acima dos inimigos e competidores.

Também protege a saúde, embora alguma cautela seja de aconselhar, pois o Sol rege uma casa que significa doença e está colocado noutra com significado relacionado.  Pode enveredar por um caminho de purificação do organismo, para preservar a saúde.

A personalidade trabalha duramente e adquire boa reputação por causa disso. Por vezes há visão fraca com esta posição.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Gémeos pode trabalhar muito para alcançar a posição social e profissional que deseja, tendendo para alguma rigidez nas crenças. Tende a ter dificuldade no trabalho por contra de outrem, podendo ter mais sucesso a trabalhar em parceria.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments