Significados dos Nodos Segundo W. Lilly

Lua  em oposição ao Sol

Descrevemos neste artigo as características dos nodos da Lua segundo A obra Introduction to Horary Astrology  de W. Lilly e ainda de Urano, este explicado pelo comentador, Zadkiel pois o planeta não havia sido descoberto no tempo de Lilly. Esta caracterização corresponde à análise que a Astrologia ocidental faz dos nodos da Lua e difere da que é feita na índia.

Na astrologia ocidental, o nodo norte é considerado benéfico, enquanto o nodo sul é considerado maléfico, no sistema da astrologia horária. Na Índia, o nodo norte corresponde a Rahu e o nodo sul a Ketu.

Nodo Norte da Lua- Cabeça do Dragão

A cabeça do dragão ou nodo norte da Lua tem natureza masculina e é considerado um benéfico, semelhante a Júpiter ou Vénus. Estas características são, no entanto, apenas usadas na astrologia horária.

No horóscopo, apenas é considerado quando a Lua atinge, usando as direções, o nodo norte, sendo considerada uma boa influência. Quando está associado a planetas maléficos, reduz o caráter maléfico destes. Quando está em conjunção com planetas benéficos, aumenta o seu caráter benéfico.

Nodo Sul da Lua- Cauda do Dragão

A cauda do dragão é considerada uma influência maléfica. Quando está em  conjunção com planetas maléficos, duplica ou até triplica o seu caráter maléfico.

Mas, quando está conjunto com os planetas benéficos- Vénus e Júpiter- e mesmo quando estes prometiam excelentes resultados (numa questão horária)  a matéria da questão acaba por sofrer muitas perturbações , controvérsia, atrasos, etc.,  levando a que a pessoa acabe por desistir do assunto, por desespero.

Assim quando, na carta horária, o nodo Sul da Lua está em conjunção com um dos principais significadores da matéria da questão  ou com Júpiter ou Vénus, a menos que os principais significadores estejam colocados em casas angulares e com várias dignidades essenciais, a questão acaba por dar em nada de forma inesperada.

Comentário de Zadkiel o comentador de W. Lilly

Zadkiel , que  voltou a publicar o livro de W. Lilly com os seus comentários, no século 19, acrescenta alguma informação que não estava disponível no tempo de Lilly Este autor foi um astrólogo inglês , nascido em 1795 e falecido em 1874, Richard James Morrison. Escreveu com o nome referido de Zadkiel.

Zadkiel acrescenta informações sobre Urano, descoberto depois do tempo de Lilly. Apesar de Neptuno ter sido descoberto no seu tempo de vida, este comentador   não lhe faz qualquer referência.

Significados de Urano

Estes significados são para uso na astrologia horária. Quando este planeta é o principal significador na carta, indica alguém excêntrico, pouco afortunado, abrupto, muitas vezes violento nos modos.

Quando recebe bons aspetos, pode dar benefícios inesperados; quando está aflito, porém, causa grandes perdas e má sorte de forma inesperada.

Comparado com Marte e Saturno, Urano é menos maléfico do que estes, mas pode causar bastante mal.

As pessoas sob a influência de Urano são parciais em relação a todo o saber incomum, ao saber antigo, astrologia, etc. especialmente se  o planeta receber o aspeto de Mercúrio ou da Lua.

Podem porém,  ter capacidades inventivas extraordinárias e trazer muitas novidades para a sociedade. Em geral, Urano  indica infelicidade no casamento, especialmente se  está em aspeto com Vénus ou a Lua ou a 7ª casa, tanto no horóscopo como na carta horária.

Relacionados

Leave a Comment