Mais questões da 2ª Casa 2-Potencial de Riqueza

mulher rica

publicámos um artigo sobre as questões da 2ª casa  e a análise do potencial  de riqueza usando a Astrologia horária, a partir da obra Introduction to Astrology de W. Lilly.  Neste artigo damos informação complementar, usando a mesma obra e os ensinamentos de W. Lilly.

A descrição e explicações dadas a seguir são para a carta horária levantada para a questão. No entanto, a maioria das interpretações dadas são igualmente aplicáveis à análise da carta natal para interpretar o potencial de riqueza.

As questões: o querente será rico? Terá uma fortuna razoável? Quais os meios pelos quais a adquirirá? Quando será a fortuna adquirida? E esta será duradoura? São respondidas por Lilly.

Seja quem for a pessoa que pergunte, o regente do Ascendente é o significador principal e a Lua co significador secundário.

Análise: deve considerar-se o signo que ocupa a 2ª casa e o seu regente, os planetas colocados na 2ª casa e os aspetos para o regente da 2ª casa e para a cúspide da 2ª casa. Ver também a Parte da Fortuna.

Quando os planetas referidos estão colocados em casas angulares ou na casa sucedente a seguir, se estão em movimento direto e rápido, isso é um bom sinal.

Se, para além disso, estão colocados em boas casas em movimento direto e razoavelmente dignificados, isso é também um bom sinal.

A informação dada nos dois últimos parágrafos constitui as duas regras gerais para um resultado favorável para a questão.

Quando o regente da 2ª casa, a Lua e o regente do Ascendente estão em conjunção; ou se o regente do Ascendente e a Lua estão em bom aspeto com o regente da 2ª casa; ou se Júpiter ou Vénus estão em bom aspeto com a Parte da fortuna;

Ou se o regente da 2ª casa ou a Lua estão colocados no Ascendente; ou se o regente da 1ª casa está colocado na 2ª; ou se há planetas benéficos a ascender ou estão colocados sem aflições na 2ª casa; ou se o nodo norte está colocado na 2ª casa, o nativo não precisa de ter medo de ficar pobre.

Quando os significadores são fortes e recebem bons aspetos, o querente adquirirá riqueza. Esta será tanto maior quanto maior for a dignidade dos planetas significadores e quanto mais bons aspetos de planetas benéficos receberem.

Mas a aquisição de riqueza deve acontecer de acordo com a posição que o nativo já tem na vida e isto deve ser tido em conta pelo astrólogo.

Questão: Como Alcançará a Riqueza?

Se o regente da 2ª casa estiver colocado na 1ª casa, o querente pode receber riqueza de forma inesperada, ou pode recebê-la sem ter de trabalhar muito.

Se o regente da 2ª casa estiver em aspeto com a Lua, deve ver-se a partir de qual casa a Lua lança aspeto para o regente da 2ª casa, ou qual a casa que a Lua rege.

Se este aspeto for fraco, ou as casas de colocação forem desfavoráveis, deve ver-se a posição por casa da Parte da Fortuna e ver em que casa está colocado o regente do signo onde está a Parte da fortuna.

Se este último estiver colocado no Ascendente, o nativo ganhará fortuna pelos próprios meios e, se for instruído nas tecnologias, ganhará através do seu trabalho e inventividade.

Quando, com base na interpretação dos elementos referidos, o planeta que significa a riqueza não é o regente da 2ª casa, o nativo pode obter riqueza através da boa gestão dos próprios bens e propriedades. Também deve ter-se em conta os significados do signo no qual este planeta está colocado.

Quando o regente da 2ª casa está colocado na 2ª casa, o nativo também ganha através das suas próprias iniciativas e talentos.

Se o regente da 3ª casa estiver em aspeto benéfico com o regente da 2ª casa, da parte da fortuna ou outros significadores de riqueza, o nativo pode ter ajuda de irmãos, vizinhos e parentes.

A relação do regente da 4ª casa com os significadores de riqueza referidos, indica ganhos de riqueza através do pai ou de uma pessoa de idade, ou através do negócio de terras ou imobiliário, ou veículos.

Também pode ganhar riqueza através da boa gestão de bens e propriedades herdados da família.

Quando o regente da 5ª casa está em bom aspeto com os significadores referidos, o nativo pode ganhar riqueza através do jogo (desde o poker até a outros jogos de sorte e azar), através de investimentos na bolsa, através de cargos diplomáticos e políticos , por ex., como embaixador.

Também pode ganhar através de um negócio de hotelaria como uma pousada ou hotel, como anfitrião de um teatro e outros estabelecimentos de diversão.

A relação do regente da 6ª casa com os significadores de riqueza indica ganhos através do trabalho de subordinados, negócio de gado pequeno, medicina.

A relação do regente da 7ª casa com os significadores de riqueza mostra que pode ganhar riqueza através do casamento, negócios ligados aos militares ou à guerra, através de boas decisões nos negócios, por ganho de processos legais (indemnizações), etc.

A relação do regente da 8ª casa com os significadores de riqueza mostra ganhos por heranças, através do parceiro, de forma inesperada depois de decidir residir em país estrangeiro e obter sucesso.

A relação entre o regente da 9ª casa com os significadores de riqueza indica ganhos através de pessoas das relações da esposa quando alguém do lado dela morre ou de alguém ligado ao clero e que é amigo.

Se o signo Caranguejo ocupa a 9ª casa, pode ganhar a partir de uma viagem marítima .Se está ocupada por um signo de Terra, o nativo ganha através do negócio de bens significados pelo país regido pelo signo, depois de se mudar para lá.

Quando o regente da 10ª casa está em relação com os significadores de riqueza, esta vem através de funções na administração pública, numa grande instituição ou empresa, num cargo de topo.

Quando a pessoa que faz a questão é jovem, pode obter riqueza através da formação significada pelo signo que ocupa a 10ª casa e algum planeta que também esteja aí colocado.

O regente da 11ª casa em relação com os significadores de riqueza indica ganhos através da ajuda de amigos, da ligação com pessoas importantes e influentes.

Quando o regente da 12ª casa tem relação com os significadores de riqueza, o nativo pode obter ganhos negociando em gado de grande calibre ou criação de cavalos. Se o signo na 12ª for humano (Aquário ou Gémeos) pode ganhar através da gestão de serviços como hospitais, prisões, etc.

Quando os regentes da 1ª e 2ª casas e Júpiter estão conjuntos na 1ª, 2ª, 4ª, 7ª. 10ª ou 11ª casas, isso é indicador de obtenção de grande riqueza. Também pode dar excelente resultado quando estão em sextil ou trino ou estão em receção mútua.

Mas se estes planetas estiverem em quadratura ou oposição, o nativo ganhará riqueza mas após muito trabalho e lutas.

Indicadores de Pobreza

Quando uma pessoa não alcança riqueza e quer saber porquê, deve analisar-se o seguinte:

Ver qual o planeta que aflige mais os regentes da 1ª, 2ª, casas, a Lua, a Parte da fortuna, a cúspide da 2ª casa ou algum planeta que ocupe a 2ª casa.

Se esse planeta for o regente da 1ª casa, a causa é o próprio indivíduo. A casa onde está colocado o regente do Ascendente mostra como ele faz isso.

Se for o regente da 2ª,  mostra falta de dinheiro para se estabelecer devidamente num negócio.

Se for o regente da 3ª, os parentes e vizinhos podem difamá-lo e prejudicar o seu sucesso. E usa-se o mesmo procedimento para os restantes regentes das casas.

Note-se que, quando Saturno ou Marte regem a 2ª casa, não impedem os ganhos, mas estes implicam mais trabalho e dificuldades para os conseguir. Por outro lado, quando Júpiter e Vénus estão aflitos, obstruem os ganhos como os maléficos.

A casa na qual se encontra o nodo sul da Lua também dá indicação de obstáculos e obstruções, relacionados com os significados da casa.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments