Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Escorpião

homem usando camisola branca e com os braços cruzados

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Escorpião a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Terra e Água. Contém uma conjunção Sol Lua.

O Ascendente no signo Capricórnio indica uma personalidade lutadora e determinada, muito trabalhadora e consciente do que deseja alcançar na vida. Os seus objetivos prendem-se, na maioria dos casos, com a ambição de ascender socialmente, de ser respeitada e admirada pelas suas realizações.

É por isso capaz de grande controle da vontade, decidindo racionalmente «o que é melhor» e não deixando as emoções desviá-la do caminho que considera ser necessário para atingir os seus objetivos na vida.

Embora haja alguns que se desprendem desde cedo dos objetivos mundanos e sociais e preferem uma vida ascética, essa não é a orientação principal na maioria das pessoas com este Ascendente, pelo menos antes da idade madura.

Isto sucede porque o signo Capricórnio representa o máximo de cristalização material do ser, no mundo terreno. Por isso a personalidade com este signo precisa de ser reconhecida pela sociedade e pelos pares no plano profissional, para se sentir realizada.

Deste modo, é ambiciosa e quer alcançar um elevado status, sobretudo quando nasce numa família sem muitos privilégios e quer subir e elevar-se até ao plano das elites, no qual pode influenciar e dirigir outros, tendo poder sobre estes.

Tudo isso implica ter disciplina mental e grande força de vontade, capaz de aguentar as dificuldades e obstáculos sem desistir nem se desviar da meta a alcançar.

Também exige uma boa capacidade de organização para viver e atuar de forma metódica e pragmática, exprimindo-se mais pela ação do que pelo pensar teórico (característico do outro signo de Saturno, Aquário).

Esta é uma personalidade que não se deixa derrotar pelas dificuldades que lhe aparecem, embora possa, de tempos a tempos, sentir alguma melancolia interna. Mas nada que não consiga superar …com mais trabalho e determinação de vencer.

Estas características levam os outros a vê-la como fria, distante e inflexível, sobretudo para com os que perceciona como fracos, podendo ser muito dura com estes, quando exerce funções de autoridade como pai ou mãe, professor, patrão.

Esta tendência indica que há, em muitos nativos com o Ascendente ou o signo Capricórnio forte na natividade, uma ferida profunda e subconsciente que gerou a crença de que a vida é sacrifício, de que nada advém sem trabalho e de que, antes de alcançar algum sucesso, é preciso sofrer privações e dificuldades.

E, porque esta personalidade sente que não teve escolha em passar por tais situações porque a vida não lhe dá nada «de graça», considera que ninguém tem o direito de se queixar das dificuldades e deve erguer a cabeça e trabalhar para as superar.

Assim, falta à personalidade de Capricórnio a compaixão que aceita a fragilidade- sua e dos outros, talvez porque, desde cedo, lhe foi exigido que «cumprisse o seu dever» sem ter tempo para ser criança e sem lhe ter sido dado o afeto que a nutrisse saudavelmente nessa fase da vida.

Muitas vezes, na maturidade, estes nativos conseguem superar essa rigidez emocional e reencontrar um modo de ser mais flexível e perdoar as suas fraquezas e as dos outros.

A Lua no signo Escorpião indica um forte potencial de transformação pessoal da identidade, através de ciclos que levam a mudar dramaticamente algum aspeto da identidade.

Embora seja considerada debilitada neste signo, na verdade esta posição da Lua não nega sucesso material e, pelo contrário, indica muitas vezes uma verdadeira conversão emocional, pela purga de muitas feridas emocionais.

Porém, o modo como se manifesta a energia da Lua em Escorpião depende bastante do desenvolvimento interno da pessoa e de esta se focar mais nos aspetos materiais da vida ou nos aspetos de desenvolvimento espiritual.

Para os que vivem principalmente no plano material, esta associação entre o Ascendente Capricórnio e a Lua em Escorpião pode acentuar a tendência para respostas de vingança, sobretudo se Marte e Saturno estiverem mal colocados por signo ou casa.

Também pode acentuar, nesse caso, a tendência para a melancolia interior, para remoer incessantemente qualquer comportamento de outros que seja sentido como uma afronta contra si, dando pouca paz mental.

A relação pessoal com os outros pode ser permeada de mudanças bruscas de humor, de ciúme, ressentimento e calculismo que aguarda para «desferir o golpe» de vingança por qualquer coisa que o outro  fez (ou que devia ter feito).

A necessidade de controlo, tanto das próprias emoções como das dos parceiros e pessoas próximas é muito forte e a perceção de que não conseguem esse controlo deixa-os ansiosos.

São secretos e nunca revelam os seus verdadeiros estados de espírito ou emoções.

A Lua rege a 7ª Casa e está colocada na 11ª casa.  Esta posição indica uma forte natureza volitiva, embora temperada pela natural frieza de Capricórnio, indicando «picos» em que a dimensão emocional é forte, com outros em que esse estado é controlado e «esfriado» até a pessoa sentir que «está sob controlo».

Se não houver aflições nem para a Lua nem para a 11ª casa, o nativo concretizará as ambições e principais desejos e terá a ajuda e apoio de parceiros e, provavelmente, do casamento.

Para um nativo de Ascendente Capricórnio, indica a escolha de parceiro (a) de casamento tendo em conta os benefícios que pode trazer em termos de riqueza e status social.  Indica também ganho de riqueza após o casamento.

A Lua está colocada na 11ª casa. Se a Lua estiver brilhante no nascimento a pessoa tem elevadas ambições e provavelmente realizá-las-á . Ambiciona ser influente sobre um público alargado e ambiciona também, é claro, adquirir muita riqueza.

Terá apoio de amigos influentes em especial de mulheres que ajudarão a alcançar os seus objetivos. a pessoa é inteligente e criativa, podendo ser psiquicamente sensível. Terá filhos com boas capacidades.

A personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Escorpião obterá ganhos de diversas fontes, incluindo os investimentos especulativos. Pode acumular uma riqueza considerável e ser proprietária de muitos bens. Viverá com conforto e, dependendo  da força da Lua, de luxo.

O Sol no signo Escorpião indica uma conjunção com a Lua que pode ser mais ou menos sentida conforme a distância entre um e outro.

O Sol em Escorpião acentua o caráter secreto e a tendência para agir de forma astuta com os outros.  O nativo pode ser um grande manipulador, calculando previamente as respostas e comportamentos dos outros e «manobrá-los» de acordo com o seu interesse.

Há também uma atração pelo lado misterioso da vida e pode haver uma forte intuição. Quando Marte está forte e bem colocado, estas pessoas podem ter o dom de usar a sua energia para curar outros, usando energias subtis.

Preferem assumir discretamente poder sobre os outros, de forma subtil que passa muitas vezes despercebida do que assumir papeis centrais de chefia e direção, embora possam fazê-lo na área das forças de segurança ou militares.

Por vezes, estes nativos escolhem a profissão de cirurgião, ou terapeuta, psicólogo, etc., profissões que exploram a realidade do ser humano até aspetos escondidos ou não visíveis à primeira vista.

Se Saturno e Marte estiverem mal colocados, esta personalidade pode ser muito dissimulada, mentirosa e cruel, inclinada para as brigas etc. Mas, de modo geral, o controlo frio de Saturno faz com que a personalidade se vingue de forma inesperada para o «alvo», em vez de atacar abertamente.

O Sol rege a 8ª casa está colocado na 11ª casa. Esta posição do Sol reduz o potencial de boas amizades significada pela Lua, sobretudo se a Lua estiver combusta pelo Sol (a menos de 12º do sol).

Porém, indica um forte potencial de transformação pessoal através do contacto com amigos ou instituições de caráter financeiro ou social. Também não favorece a relação com irmãos mais velhos, se existirem, nem com os familiares em geral.

É, no entanto, boa para a longevidade do nativo, para receber riqueza através de herança, indemnização, legado, golpe de sorte, etc. Mas pode indicar obstáculos a alguns desejos e ambições.

O Sol está colocado na 11ª casa. Esta posição do Sol é favorável para os ganhos materiais. Porém, sendo o Sol o regente da dusthana 8ª casa, favorece mais os ganhos através de parceiros e de outros do que pela luta pessoal para alcançar riqueza.

A personalidade pode transformar o seu desejo de sucesso mundano para alcançar riqueza e status social em desejo de desenvolvimento espiritual, por uma conversão da sua identidade. Mas, se não for espiritualmente inclinada, pode sentir ao longo da vida que deseja alcançar mais do que o que tem.

Esta posição não favorece ter filhos, especialmente se a Lua estiver colocada muito perto do sol.  Ao longo a vida, a sensação potencial de alguma frustração tende a melhorar pois a 11ª casa é uma casa de crescimento que indica melhoria de condições após lutas.

Globalmente a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Escorpião revela uma forte ambição na vida e tem também um potencial de transformação pessoal muito forte, dependendo da sua principal expressão pessoal- espiritual ou material.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments