Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Aquário

mulher morena e com trança

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Aquário a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Água, Terra e Ar.

O Ascendente no signo Escorpião produz uma personalidade secreta, reservada, introvertida, sentindo necessidade de esconder os aspetos fundamentais da sua vida dos outros.

Esta necessidade é reveladora da sua desconfiança natural em relação aos outros e indica que vê as interações entre os seres humanos como uma luta de poder e de controlo. E, nessa luta, não quer ficar em segundo e deseja controlar em vez de ser controlada.

Esta é uma personalidade profundamente complexa pois, ao mesmo tempo que anseia por ter uma realidade previsível e controlável à sua volta, em especial nas interações humanas, no plano subconsciente não aguenta um ambiente «de calmaria».

Internamente, esta personalidade desenvolve-se por surtos momentâneos que, rapidamente mudam radicalmente a sua vida e identidade e, se estes não surgem, é impelida a procurá-los para que isso possa acontecer.

E depois de passar por um desses eventos «que mudam tudo», sejam estes externos ou internos (no plano emocional) anseia pela estabilidade na sua vida e no mundo. Até chegar a altura, quando se sente estagnar, de dar novo salto em frente e de recomeçar novamente «do zero» na perceção de si própria.

Estas características permitem, por um lado, que esta personalidade tenha um potencial de desenvolvimento bastante mais elevado do que a média, em termos internos; mas, por outro, é também uma das mais difíceis para se conviver.

Os relacionamentos pessoais são a fonte privilegiada desse desenvolvimento, para a maioria dos nativos mas a relação com situações externas traumáticas, como cenários de guerra e de catástrofe, pode desempenhar também este papel.

Isto sucede porque a compreensão que estas pessoas desenvolvem da vida foca-se essencialmente no papel da emoções e da vida no corpo- a dor e o sofrimento, o nascimento e a morte, o amor e a sua privação, etc.

Este foco no plano emocional e do sentimento faz com que desenvolvam, desde cedo, uma forte intuição psíquica e o hábito de observarem cuidadosamente os outros á sua volta, leva-os a acertar geralmente quanto aos reais motivos que se escondem por detrás de palavras ou gestos que fazem.

Curiosamente, embora o nativo de Escorpião siga a estratégia de esconder o que realmente sente ou pensa, em grande número de ocasiões, gosta de expor os outros quando estes fazem isso, numa postura que tem muito de acusação por serem dissimulados.

Talvez isso se deva ao facto de acreditarem que são os outros e não eles próprios a causa para precisarem de dissimular as suas intenções. Na verdade, em geral fazem isso porque gostam de sentir que têm domínio sobre aqueles com quem lidam quotidianamente.

Esta personalidade não se coloca, deste modo, em pé de igualdade quando forma relacionamentos pessoais, na medida em que precisa que o outro se deixe manipular e dominar, para sentir segurança na relação.

A Lua no signo Capricórnio adapta-se muito bem ao estilo reservado e controlador do Ascendente Escorpião. Também inclina para desenvolver um estilo de vida estruturado e associado com papeis socialmente relevantes que lhe permitam alcançar poder e influência.

A pessoa é muito trabalhadora e cumpridora dos deveres e responsabilidades. Mas Saturno precisa de estar bem colocado (numa casa angular de preferência) para que esses deveres não deixem a pessoa assoberbada com excesso de responsabilidades.

Assumir responsabilidades, alcançar uma posição de topo ,é o que a personalidade deseja, respeitando as regras existentes, que lhe dão segurança. Gosta de alcançar um status social elevado e tem excelentes capacidades de organização e gestão.

Quando tem funções em instituições do governo, usa os recursos públicos de forma sóbria e sem desperdícios, tal como faz na vida privada, em que é extremamente poupada (podendo ser forreta em excesso, de resto).

Estas pessoas são muito boas negociadoras e são eficientes a formar acordos a vários níveis, que se revelam positivos para as funções que desempenham. Na sua vida pessoal, recorrem também a acordos e até a contratos escritos para regular o relacionamento com o cônjuge e outros.

Mas, se Saturno estiver fraco, podem mostrar falta de autoconfiança e não conseguir revelar todas as características positivas desta posição.  Quando o nativo é mulher, esta não abdica de ser independente financeiramente e de ter uma carreira, procurando chegar ao topo da mesma.

A Lua rege a 9ª casa e está colocada na 3ª casa. Esta é uma boa colocação, pois o regente da 9ª casa está em aspeto com a casa que rege, indicando que tanto os significados da 3ª como da 9ª casa florescem.

Haverá muitas viagens, de curta e de longa distância, ao longo da vida. Pode haver talento literário, ou para a música, dança ou dramatização. No mínimo, a pessoa gosta destas artes.

Se tiver irmãos, a relação com estes será boa, em especial com irmãos mais novos.

Os seus esforços e desejos serão concretizados, tendo a sorte do seu lado. Viverá a vida ao máximo e pode ter aventuras memoráveis.

A Lua está colocada na 3ª casa. Esta posição indica uma mente irrequieta, inclinada para pensar continuamente nas coisas, o que pode dar pouca paz mental.  Este efeito será reduzido se a Lua estiver brilhante na fase do nascimento.

Esta posição da Lua indica desejos fortes e pode haver forte interesse por uma carreira musical ou na área da dança, representação dramática. Esta é uma personalidade que precisa de comunicar, embora possa fazê-lo mais sob uma forma artística ou literária do que no estilo convencional.

A personalidade básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Aquário aspira a influenciar o público. Pode ter vários irmãos mais novos e a relação com estes pode ser próxima se a Lua estiver forte, ou mais distante se estiver minguante.

A voz é geralmente bonita e muitas vezes com qualidade para o canto.

Esta personalidade tende a deslocar-se continuamente dentro da cidade ou em viagens curtas, para a sua atividade profissional.

O Sol no signo Aquário retira a personalidade da sua introversão e subjetividade, complementando a tendência da Lua em Capricórnio para interagir com o público e desenvolver a sua ação nas instituições e organizações sociais.

Deste modo, esta personalidade não apenas gosta de cumprir as regras estabelecidas, como se identifica com a necessidade de organizar a sociedade através dessas regras, que considera indispensáveis.

Esta posição do Sol leva a conformar-se com a «normalização» dos comportamentos e modos de ser aceites pela sociedade e aceitar expressões mais convencionais, deixando de lado o desejo de brilhar como indivíduo, pela diferença em relação aos outros.

Deste modo, a pessoa é levada a identificar-se com os grupos sociais de pertença e a identificar-se com os papeis que estes desempenham na sociedade, deixando de lado a postura crítica  e o desejo de querer ser diferente.

Estas características podem entrar em conflito com o desejo de sobressair pelo mérito, presente tanto no signo Capricórnio como no signo Escorpião, levando a adotar comportamentos nem sempre coerentes por parte da personalidade.

Isto pode suceder porque, se é verdade que esta personalidade pode inspirar outros, esse trabalho que presta à sociedade pode passar despercebido, diluído no «interesse comum» que põe de lado o talento individual como merecedor de ser reconhecido.

O resultado pode ser frustração interna que pode levar a adotar uma postura de arrogância e autoridade em algumas circunstâncias. Saturno deve ser visto no horóscopo para avaliar melhor as tendências dominantes.

O Sol rege a 10ª casa e está colocado na 4ª casa. Esta é uma boa colocação porque o Sol está em aspeto com a casa que rege e também porque está numa casa angular. Esta posição favorece a carreira e o status.

Assim, se não houver aflições a estas casas, a pessoa terá sucesso na carreira, receberá honras e terá um bom status. Terá uma vida confortável e possuirá bens como casa, carro, etc.

Haverá uma forte ligação com a vida profissional. A relação com a mãe também será boa e a educação costuma ser esmerada, com esta posição.

O sol está colocado na 4ª casa. Porque é um maléfico, o Sol precisa de receber o aspeto de algum planeta benéfico para dar melhores resultados. Se não houver esses aspetos, a pessoa pode ser irritável e impaciente e dada a brigas.

Sem aspetos benéficos, a relação com a mãe tende a ser menos positiva, mas há uma boa relação com o pai. Como o Sol tem a regência de uma boa casa, a pessoa terá uma carreira de sucesso e ambiciona uma posição de poder.

O aspeto de planetas maléficos para o Sol indica possíveis problemas cardíacos e alguma dificuldade em concluir a educação. O sentimento geral de bem-estar também fica comprometido.

Globalmente a personalidade básica Ascendente Escorpião Lua Capricórnio Sol Aquário terá boas possibilidades de alcançar uma posição social influente, pela profissão, ainda que possa sentir contradições entre a sua autoexpressão pessoal criativa e as normas sociais convencionais.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments