Analisar os Tipos de Morte no Horóscopo

Representação simbólica da vida e da morte

Neste artigo descrevemos os procedimentos de análise dos tipos de morte indicados no horóscopo segundo a obra Tetrabiblos de Ptolomeu.

Em primeiro lugar, é necessário analisar se a morte acontecerá devido a um evento súbito ou pela posição do planeta significador da morte na parte ocidental do horóscopo.

Se estiver indicado que o nativo morrerá devido a algum evento como a queda de um raio ou outro, o local em que isso acontecerá ajuda a determinar o tipo de morte.

Quando o que está indicado é que o nativo morrerá quando o planeta significador da morte cruzar o ocidente (sobretudo 6ª, 7ª e 8ª casas),são  estas casas que deverão ser analisadas. Se houver planetas colocados nessas casas, deve analisar-se a sua natureza (benéfica ou maléfica).

E, se não houver planetas aí colocados, analisam-se os planetas que estão mais próximos de entrar nessas casas pois isso dará os pormenores sobre o tipo de morte.

Por sua vez, os planetas que estiverem em aspeto com estas casas e os planetas nelas colocados darão informação, pela sua natureza (dos planetas e dos aspetos), sobre outros pormenores dos acontecimentos que causam a morte.

Por fim, analisam-se as casas significadoras de morte, pelos signos nelas colocados e pela natureza dos termos correspondentes à parte do signo que ocupa a  casa.

Influência dos Planetas no tipo de Morte

Saturno– Quando é Saturno a governar a morte, esta ocorre após um período de doença longo, tuberculose, liquefação dos tecidos ou excessiva produção de fluídos pelo corpo, reumatismo, gripes e febres, doença do baço, problemas gástricos, hidropisia, doença mental (histeria), doenças causadas pelo excesso de frio.

Júpiter– Júpiter causa a morte através de estrangulamento, pneumonia, apoplexia, espasmos, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, problemas cardíacos.

Marte– Marte causa a morte por febres contínuas ou intermitentes com intervalos de um dia e meio, acidente vascular cerebral súbito, nefrite, todas as causas que implicam jorrar sangue, hemorragias, abortos, parto, erisipela, infeções e todas as doenças que causam febre alta e aumento elevado da temperatura do corpo.

Vénus–   Vénus causa a morte por doença de estômago, doença hepática, doença intestinal, cancros, fístulas, doença fúngica, envenenamento, problemas gerados por excesso ou falta de humidade.

Mercúrio–   Mercúrio causa a morte devido a loucura (doença mental), distração, melancolia, convulsões, epilepsia, doenças acompanhadas de tosse e congestionamento.

Configurações que Mostram o tipo de Morte

O nativo terá uma morte natural quando o planeta que significa a morte está colocado no seu próprio signo ou em signo com o qual tem afinidade, desde que não haja nenhum planeta maléfico, capaz de produzir doença ou ferimentos, que tenha mais poder do que ele no horóscopo.

Mas, quando há planetas maléficos fortes  a dominar as casas destrutivas da vida, (Marte e Saturno) por estarem em conjunção, quadratura ou oposição, o nativo terá morte violenta ou por meios que chamarão a atenção.

O mesmo pode acontecer quando os planetas maléficos estão em aspeto com o sol ou com a Lua ou ambos.

Neste caso, as aflições relacionadas com a morte devem julgar-se a partir da qualidade dos aspetos que formam, sejam estes conjunção ou outro, bem como dos aspetos que outros planetas formem com estes e da natureza dos signos onde se encontram colocados os planetas maléficos.

A seguir damos a explicação dos tipos de morte conferidos por cada planeta, quando a morte não é natural.

Tipos de Morte Causados por Saturno

Assim, quando Saturno está em quadratura  com o Sol a partir de um signo que pertence ao secto oposto do Sol, ou em oposição com o Sol num signo de Terra, causa a morte pisado por uma multidão ou por enforcamento ou rigidez (artritismo, talvez), se o Sol estiver também a pôr-se e a Lua estiver a aproximar-se dele.

Quando, na situação descrita, Saturno está colocado em signo com forma animal, causa a morte por ataque de animais quadrúpedes. E, se Júpiter estiver aflito e formar aspeto com Saturno quando este está colocado num signo de forma animal, o nativo morre num local público, ou em dia de celebração ou a lutar com o animal.

Quando Saturno está no Ascendente e está em oposição ao Sol ou à Lua , causa a morte na prisão..

Quando Saturno está em aspeto com Mercúrio e está colocado perto das estrelas da Serpente, ou colocado num signo de Terra, causa a morte por mordida de animal venenoso. E, se Vénus estiver envolvida neste aspeto, causa a morte por envenenamento por uma mulher.

Quando Saturno está colocado no signo Virgem ou Peixes ou nos signos de Água e a Lua está em aspeto negativo com Saturno, este causa a morte por afogamento e asfixia na água.

Quando Saturno está colocado perto da constelação de Argo (hemisfério sul), Saturno causa a morte por naufrágio.

Quando Saturno está colocado num signo de 4 pernas e está em conjunção ou oposição com o Sol ou com Marte, causa a morte ao ser apanhado pelo colapso de um edifício ou derrocada.

E quando a configuração referida no último parágrafo se dá na 10ª ou na 4ª casa, Saturno causa a morte por uma queda de um lugar alto.

Tipos de Morte Causados por Marte

Quando Marte está em quadratura ou oposição com o Sol ou a Lua a partir de um signo que pertence ao secto contrário do Sol ou da Lua, e Saturno está colocado num signo de forma humana, causa a morte por ferimentos em situação de insurreição ou revolta (hoje diríamos ataque terrorista, por ex., ou ataque por ladrões ou bandidos).

Também pode causar a morte por suicídio, a morrer por causa de mulheres ou por assassinar mulheres, quando Vénus está em aspeto com Marte e o sol ou a Lua. Se Mercúrio também estiver em aspeto com estes, Saturno causa a morte devido a atos de criminosos e ladrões.

Quando Marte está colocado num dos designados signos mutilados ou imperfeitos [1] ou está  colocado junto á estrela Gorgon de Perseus, Marte causa a morte por decapitação ou mutilação.

Quando Marte está colocado em Escorpião ou Touro, causa a morte por queimaduras ou cortes ou amputação, ou por convulsões.

Se Marte estiver colocado no meio do céu ou no fundo do céu (10ª ou 4ª casa), causa a morte por colocação em estaca( isto no mundo antigo, hoje este tipo de morte é pouco expectável). Este tipo de morte seria mais provável, segundo Ptolomeu, quando Marte está colocado junto às estrelas fixas Cepheus e Andrómeda.

Quando Marte está colocado ocidentalmente (entre a 10ª , 7ª e 4ª casa) ou em oposição ao Ascendente, causa a morte por queimaduras num incêndio.

Quando Marte está colocado em signos quadrúpedes, causa a morte por derrocada de edifício, por esmagamento ou quebra de estrutura.

Quando Júpiter está em aspeto com Marte e Júpiter está aflito, Marte causa a morte por condenação, zanga de militares ou governantes. Este exemplo também tem pouca aplicação hoje nos países democráticos. Mas nos regimes não democráticos é ainda uma possibilidade.

Quando os planetas maléficos (Saturno e Marte) estão em conjunção e estão em oposição ao meio do céu ou fundo do céu, atuam em conjunto para causar o tipo de morte com as aflições correspondentes.

Mas o tipo de morte é determinado pelo planeta que está colocado na casa destrutiva. E as ocorrências que causam a morte são multiplicadas ou dobradas, tanto em quantidade como qualidade quando ambos os planetas maléficos têm a mesma relação com as casas destrutivas.

Quando os planetas maléficos , na situação descrita no parágrafo anterior, não recebem nenhum aspeto de planetas benéficos para o  meio do céu ou para as casas destrutivas   , as pessoas com este tipo de morte podem ficar por enterrar.

A morte ocorre em terras estrangeiras quando os planetas que ocupam as casas destrutivas transitam pelas casas cadentes e particularmente quando a Lua  transita por essa casas, ou forma quadratura ou oposição com estas.

 

 

[1] Os signos imperfeitos ou mutilados ou «partidos» são aqueles que , quando colocados no Ascendente, tendem mais a produzir distorções no corpo ou nos membros, quando recebem maus aspetos. Estes signos são: Leão, Escorpião e Peixes. Segundo alguns, também Capricórnio e Caranguejo. Alguns não dão demasiada importância a esta classificação dos signos, hoje, pois qualquer signo no Ascendente, quando aflito, pode causar distorções no corpo.

Relacionados

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar