Mais Questões da 3ª Casa 2

pessoa a ler notícias no ipad

Neste artigo continuamos a descrever  mais questões da 3ª casa na Astrologia horária, seguindo os ensinamentos de W. Lilly, curta viagem,  rumores, notícias, como saber se são verdadeiros ou falsos.

Regras Gerais para Analisar Rumores e Notícias 

Se o regente do Ascendente, a Lua ou o seu dispositor estiverem numa casa angular ou num signo fixo, e formarem bom aspeto com Vénus ou Júpiter ou com o Sol, pode considerar-se que o rumor ou notícia são verdadeiros.

Se os planetas referidos estiverem colocados em signos cardinais e numa casa cadente e em aspeto maléfico com planetas maléficos (Marte e Saturno), deve considerar-se que a notícia ou rumor são falsos.

Os aspetos devem ser também analisados.

Em geral, quando os eixos da carta (cúspide das casas angulares) estão em signos fixos e o mesmo acontece com a Lua e Mercúrio, e estes se separam de aspetos com os maléficos e se aproximam por aspetos de aplicação com os planetas benéficos, o rumor ou notícia são verdadeiros.

Quando o eixo da 4ª /10ª casa caem em signos fixos e a Lua está neles colocada, uma má notícia ou rumor desagradável mostram-se verdadeiros. Mas, se Vénus e Júpiter estiverem colocados no Ascendente ou se a Lua estiver brilhante e dignificada, a notícia ou rumor serão falsos e causarão mais efeitos positivos do que negativos.

Quando Mercúrio ou um planeta com o qual este ou a Lua esteja em aspeto de aplicação está retrógrado ou aflito, ou se algum deles for regente do Ascendente, significa que o rumor se desvanecerá em nada ou se converterá em algo bom.

Se o regente do Ascendente da carta horária estiver sob os raios do sol o assunto alvo do rumor será mantido secreto e poucos saberão a verdade.

Quando, na carta horária, a Lua está colocada no Ascendente, na 3ª, 10ª , 11ª casa e está a separar-se de aspetos benéficos com  qualquer planeta e, depois disso, se aplica através de um aspeto benéfico, ao regente do Ascendente, a notícia ou rumor são verdadeiros.

Para além disso, também são favoráveis para o querente, seja a notícia ou o rumor bom ou mau.

Mas, se a Lua se aplicar por um aspeto benéfico ao regente da 7ª casa, é algum oponente do querente que beneficia da notícia ou rumor e, em caso de a questão ser sobre algum tipo de inimigo ou adversário, este levará a melhor.

Um sinal claro de que a notícia ou rumor são falsos é a Lua estar «vazia de curso».

E, quando a Lua e Mercúrio estão em quadratura ou oposição, sem estarem em receção um com o outro e sem haver um aspeto destes para o grau da cúspide do Ascendente, a notícia ou rumor é falsa.

A propósito de algum rumor ou notícia que surge e sobre a qual queremos saber se é verdadeira ou falsa, a carta horária deve levantar-se para o momento em que se ouve a notícia ou rumor pela primeira vez.

Uma outra possibilidade é levantar a carta para o momento em que a notícia foi proposta, se essa infirmação estiver disponível.

Quando, a propósito de alguma notícia ou rumor, o querente desejar saber se tal notícia lhe pode ser prejudicial, analisa-se do seguinte modo:

Ver se Vénus ou Júpiter estão no Ascendente da carta horária ou se a Lua ou Mercúrio estão em alguma das suas dignidades essenciais formando sextil ou trino com o regente da 11ª casa.

Estas configurações asseguram que a pessoa não será prejudicada pela notícia ou rumor.

Mas, se o regente da 6ª, 8ª ou 12ª casa estiver no Ascendente da carta horária, ou formar um aspeto negativo com o regente do Ascendente, ou se houver um planeta retrógrado maléfico colocado no Ascendente ou em aspeto com o regente do Ascendente, ou em aspeto com a cúspide do Ascendente, o querente será prejudicado.

Se a questão for «esta notícia ou rumor causará prejuízo a alguém?» essas configurações indicam prejuízo para amigos do querente ou para o governo, entidades públicas, etc.

O prejuízo será interpretado de acordo com o planeta que significa a matéria da questão. Se este for Saturno, pode indicar roubo, perda de colheitas ou gado (para quem tem explorações agrícolas).

Marte indica violência policial ou militar, derramamento de sangue, possíveis ferimentos.

Mercúrio indica desvio ou perda de cartas, problemas com mensageiros e na comunidade literária.

O sol causa sofrimento a governantes ou líderes ou chefes.

Vénus causa doença a alguns ou a amigos destes.

A Lua mostra violência através de multidões e, se estiver aflita, com ferimentos para as pessoas.

Questão:  «será que o amigo, vizinho ou familiar ao dar-me este conselho está com boas intenções ou na verdade deseja-me mal?»

A carta deve levantar-se para o momento em que a pessoa dá o conselho ou aviso ao querente e se deve ou não seguir o conselho.

Quando Júpiter, Vénus, o Sol ou o nodo norte estão na 10ª casa da carta horária ou se a Lua está a aplicar-se por bom aspeto (sextil ou trino) ao regente do Ascendente, deve concluir-se que a pessoa que dá o conselho está com boas intenções.

Quando Saturno, Marte ou o nodo sul da Lua estão na 10ª casa ou a Lua se está a aplicar por um aspeto negativo (quadratura ou oposição) ao regente do Ascendente, deve concluir-se que o conselho ou aviso são dados com intenção de fazer mal.

Lily cita outro astrólogo, Haly, que afirma que, quando o Ascendente da carta é um signo cardinal e o regente do Ascendente e a Lua estão ambos em signos cardinais, seguir o conselho será prejudicial para o querente, mesmo que seja dado com boas intenções.

Isto também pode avaliar-se pela 4ª casa. Se houver planetas maléficos colocados na 4ª casa ou se o regente desta casa for um maléfico e estiver a afligir o regente do Ascendente, os resultados serão negativos.

Mas, se houver planetas benéficos na 4ª casa da carta horária ou se o planeta que a rege for um benéfico em aspeto com o regente do Ascendente, o resultado será bom e o conselho será por isso útil para o querente.

Questão: Devo fazer esta curta viagem ou não?

Lilly esclarece que entende por «viagem curta» uma que implica ir e voltar em um ou dois dias.

Observar o regente do Ascendente e se está em movimento rápido ou colocado na 3ª casa ou se estiver nessa casa em alguma das dignidades do regente dessa casa. Ou se está em aspeto benéfico com o regente da 3ª casa ou com algum planeta que esteja colocado na 3ª casa.

Em alternativa, ver se a Lua está em aspeto benéfico com o regente da 3ª casa, ou algum planeta colocado na 3ª casa ou está colocada na 3ª casa ou em trino com a cúspide da 3ª casa ou está em movimento rápido.

Todos estes indicadores confirmam que a pessoa fará a viagem e esta será bem-sucedida.

A posição da Lua e o signo na cúspide da 3ª casa ou o regente da 3ª casa indicam o lugar para onde se fará a viagem, devendo escolher-se o que for mais forte ou seja, tiver mais dignidades essenciais.

Assim, se o planeta que é o principal significador estiver num signo de direção sul, o querente irá para sul, etc.

Questão: O querente tem irmãos ou não?

Analisar o signo na 3ª casa da carta horária e ver se este é um signo fértil ou estéril. Ver se o signo no qual está colocado o regente da 3ª casa é fértil ou estéril.

Ver qual o planeta com o qual a Lua formará um aspeto de aplicação.  Se a Lua formar um aspeto de aplicação (não pode estar vazia de curso) e os outros fatores estiverem presentes, haverá muito provavelmente, um irmão.

Analisar se os signos e os planetas envolvidos são femininos ou masculinos. Quando os fatores anteriores estão presentes, se a maioria dos signos e planetas são femininos haverá irmãs, se forem maioritariamente masculinos, haverá irmãos.

Terminamos as questões da 3ª casa na astrologia horária.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments