Mais Questões da 3ª Casa

vizinhos a conversar

A partir dos ensinamentos de w. Lily na obra Introduction to Astrology, o manual que estabeleceu os fundamentos para a Astrologia horária dos tempos de hoje, damos mais algumas questões relacionadas com a 3ª casa do horóscopo e os procedimentos da sua interpretação.

Questão: O querente dar-se-á bem com os vizinhos ou irmãos?

Como habitualmente, o querente é representado pelo regente do Ascendente e pela Lua. Os vizinhos ou irmãos são representados pelo regente da 3ª casa, pela cúspide da 3ª casa e por quaisquer planetas que estejam colocados na 3ª casa.

Quando o regente da 3ª casa é um planeta benéfico ou está colocado no Ascendente, ou há um planeta benéfico na 3ª casa, ou os regentes da 1ª e da 3ª casa estão em receção mútua ou em aspeto harmonioso, ou ainda se o regente do Ascendente está em aspeto com a cúspide da 3ª casa, haverá um bom relacionamento e união.

Mas, se o nodo sul estiver colocado na 3ª casa da carta horária, ou houver algum planeta maléfico colocado na 3ª casa, e o planeta maléfico não estiver bem dignificado nem recebe bons aspetos, haverá discórdia e o relacionamento com irmãos ou vizinhos não será bom.

Se houver aspetos negativos entre os significadores- regente da 1ª e 3ª casas- também se preveem dificuldades nos relacionamentos.

E, se os planetas significadores referidos estiverem no estado peregrino, ou  combustos ou retrógrados, haverá ódio entre as partes e comportamento desagradável.

Quando, nas perguntas da 3ª casa, o nodo sul da Lua ou Saturno estão aí colocados, os vizinhos têm maus modos e os familiares (irmãos e primos) são egoístas.

Se Marte estiver na 3ª casa os vizinhos serão desonestos e traiçoeiros. Isto será ainda mais evidente se Marte não tiver algumas dignidades essenciais. E, se houver planetas maléficos no  Ascendente ou o nodo sul da lua estiver aí colocado, o próprio nativo terá má conduta

Questão: como está um irmão que está ausente?

Mantêm-se os significadores: regente da 1ª casa e 1ª casa e Lua representam o querente e  a 3ª casa e o regente da 3ª casa representam o irmão.

A 4ª casa representa a matéria da questão.

Analisa-se o regente da 3ª casa quanto às dignidades que tem (ou não), a sua colocação por casa e os aspetos que recebe. Se estiver colocado na 3ª casa, sem maus aspetos e sem a companhia de Marte ou Saturno, pode dizer-se que o irmão está de boa saúde.

Se o regente da 3ª casa estiver colocado na 3ª casa, mas acompanhado de planetas maléficos, sem estar em receção com outro planeta, pode inferir-se que o irmão está bem de saúde mas está triste e preocupado.

Porém, se estiver em aspeto de receção mútua com outro planeta, o irmão está em sofrimento, mas sairá rapidamente dele e livrar-se-á dos problemas que o afligem.

Se o regente da 3ª casa estiver em aspeto de trino ou sextil com Vénus ou Júpiter, ou até mesmo de quadratura ou oposição ou receção mútua, pode inferir-se que o irmão está de boa saúde e feliz.

Caso o regente da 3ª casa esteja em aspeto de trino ou sextil com Vénus ou Júpiter e em receção mútua, o irmão está de boa saúde, feliz e nada deseja do mundo.

Quando o regente da 3ª casa está colocado na 4ª casa e não recebe aspetos maléficos, o irmão está a adquirir propriedade no país onde reside.

Se o regente da 3ª casa está colocado na 5ª casa e está colocado na 5ª casa em conjunção com o regente da 5ª, ou bom aspeto com este, e o regente da 5ª casa não está aflito, o irmão está de boa saúde, alegre e feliz e gosta de estar na sociedade do país em que se encontra.

Isto é ainda mais forte se o regente da 5ª casa é um planeta benéfico e houver uma receção mútua entre o regente da 3ª e da 5ª casa.

Mas, se o regente da 5ª casa for um maléfico ou se estiver em aspeto negativo com um maléfico na 5ª casa, sem estar em receção, ou ainda se estiver vazio de curso colocado na 5ª casa, pode inferir-se que o irmão está em desassossego e descontente, no local onde se encontra a residir.

Pode também concluir-se, segundo Lilly que, quando o regente da 3ª casa não está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª, mesmo quando está aflito, o irmão não está confortável, no país ou local em que se encontra, mas não está de má saúde.

Se o regente da 3ª casa estiver colocado na 8ª, e receber o aspeto de Vénus ou Júpiter, o irmão não está em perigo, mas está indisposto.

Mas se o regente da 3ª casa estiver em conjunção com planetas maléficos ou receber o aspeto de planetas maléficos e estiver colocado na 6ª casa, o irmão está doente e em perigo. O mesmo acontece se o regente da 6ª casa estiver colocado na 3ª, sem dignidades essenciais.

Se o regente da 3ª casa estiver colocado na 6ª em conjunção com o regente da 8ª e ao mesmo tempo estiver a entrar em combustão, se houver alguns outros indicadores negativos, o irmão corre perigo de vida.

Quando o regente da 3ª casa está colocado na 7ª, o irmão está ainda no país para onde foi e encontra-se bem.

Quando o regente da 3ª casa se encontra na 8ª, isso é um indicador de que o irmão corre perigo de vida. Este perigo aumenta se o regente da 3ª casa estiver combusto, em conjunção com o regente da 8ª casa ou se receber aspetos de planetas maléficos.

Quando o regente da 3ª casa está colocado na 9ª, o irmão saiu do país para onde foi e encontra-se agora em outro país ou tem um emprego através do qual viaja, ou tem conexões com clérigos, ou de ordem científica ou legal.

Quando o regente da 3ª casa está colocado na 10ª casa e recebe o aspeto de planetas benéficos (Vénus ou Júpiter), especialmente em receção mútua, conseguiu um bom emprego no país para onde foi.

Mas, se o regente da 3ª casa estiver na 10ª combusto e aflito, há a possibilidade de ter morrido.

Quando o regente da 3ª casa está colocado na 11ª casa em conjunção com o regente da 11ª, o irmão está contente em companhia de amigos, no país em que se encontra. Mas, se receber o aspeto de planetas maléficos, o seu contentamento é reduzido.

Quando o regente da 3ª casa está colocado na 12ª casa e recebe bons aspetos, o irmão está bem e envolvido em negócio com cavalos ou gado, ou tem uma hospedagem, ou cria gado.

Mas, se estiver na 12ª ou na 2ª casa e receber maus aspetos, o irmão está com problemas e, se um signo fixo ocupar essa casa, o nativo pode mesmo estar preso.  Mas, se o planeta que rege a 3ª casa estiver retrógrado, conseguirá escapar da prisão.

Se o regente da 3ª casa estiver colocado no Ascendente sem aflições, o irmão está satisfeito e bem. E, desde que o planeta não receba aflições, é respeitado nesse país.

Quando a pergunta é sobre uma pessoa que não é irmão, usam-se as mesmas regras, mas escolhe-se o planeta e a casa que significam essa pessoa.

Em todos os casos, a 6ª casa da carta horária significa doença, a 8ª a morte da pessoa sobre a qual se faz a pergunta e a 12ª casa significa a sua prisão.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments