Trânsito de Júpiter 2021-22 Ascendente Virgem

casal a confraternizar, cozinhando,  na cozinha

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito de Júpiter em Aquário 2021-22 para o Ascendente Virgem.

Pode ler um artigo introdutório sobre o trânsito de Júpiter em 2021-22 aqui.

No dia 20 de novembro 2021, Júpiter entra no signo Aquário, para um trânsito que será agora contínuo, em movimento direto, até 13 de abril de 2022 , altura em que transitará durante mais um ano pelo signo Peixes.

Ao longo do ano de 2021 entre 5 de abril e 11 de setembro, Júpiter abandona o signo Capricórnio para transitar pelo signo Aquário, de modo que, neste ano, devido ao movimento retrógrado, Júpiter transita temporariamente em ambos os signos.

Mas, no dia 20 de novembro, entra definitivamente no signo Aquário até abril de 2022, movendo-se em modo direto.

Júpiter rege a 4ª e a 7ª casas, o que faz do seu trânsito sempre um período importante que afeta a sua felicidade subjetiva, a relação com a família, em especial a mãe e também a sua relação com as propriedades da família, com parceiros e com o cônjuge.

Neste trânsito Júpiter transita pela 6ª casa, a casa natural de virgem e, por isso, tem um evidente caráter kármico.

A abordagem clássica da astrologia na índia considera Júpiter um planeta funcional maléfico para o seu Ascendente mas, a este respeito, pensamos que a abordagem sistémica de V. K. Choudhry   sobre a astrologia da índia faz mais sentido pois Júpiter rege  uma casa fundamental – a 4ª- que representa as fundações do indivíduo e a sua natureza mais profunda.

Representa igualmente a felicidade subjetiva. Assim, desde que não sofra aflições na posição de nascimento, nem haja aflições á 4ª e à 7ª casas, o trânsito de Júpiter não é um trânsito maléfico para o seu Ascendente.

Até porque Júpiter está, na 4ª casa a partir do seu Ascendente, no signo mooltrikona onde o planeta manifesta as suas qualidades  que melhor caracterizam a sua natureza..

Agora, o regente da 4ª casa transita pela casa das inimizades e conflitos, da doença e da despesa e Júpiter tende a expandir os significados da casa onde está colocado. O alcance dos efeitos produzidos depende também, em boa parte, da colocação na posição de nascimento.

Quanto mais forte e bem colocado estiver na posição natal, mais positivos potencialmente são os efeitos do seu trânsito.

Ora, em termos gerais, pode-se dizer que este trânsito pode trazer alguns problemas com a casa, o carro, e despesa associada. Para evitar situações mais extremas faça uma boa manutenção do veículo e tudo o que pode avariar em casa.

Se está a estudar pode haver algum percalço ou quebra nos estudos, que pode melhorar com o seu esforço e trabalho.

A mãe pode ter algum problema de saúde mas também pode envolver-se no estudo ou prática de curas alternativas.

A saúde pode igualmente ser uma preocupação no que concerne ao parceiro ou cônjuge.

Por outro lado, a sua saúde tende a ser boa e o emprego, apesar de poder haver alguns conflitos com colegas, ou inimizades, tende a ter resultados positivos.

Mas precisa de desenvolver alguma paciência nas interações com parceiros e com o cônjuge pois esta área tende a sofrer alguma tensão, podendo dar-se o caso de interpolar períodos de harmonia com outros de grande tensão.

Aprenda a moderar o seu perfecionismo e o sentido crítico sempre pronto «a disparar». Até porque, durante este trânsito, tende a experienciar alguns dos mecanismos relacionados com as parcerias e a sua relação com a família e a propriedade da família, com a saúde e a doença, que geraram karma no passado.

Assim, mantenha a mente aberta, evite criticar-se a si e aos outros e observe de forma consciente os eventos que ocorrem neste período. A sua consciência e a compreensão dos mecanismos inconscientes que tem deixado controlarem a sua vida, faz toda a diferença.

E, ao mudar a sua compreensão desses mecanismos, é também a sua energia que muda. E, ao mudar, também as circunstâncias exteriores acabam por mudar e poderá usar os aspetos mais positivos de Júpiter para fazer alguma coisa que seja útil para outros e lhe traga também sentimentos de realização pessoal.

A «perfeição» é um processo, não é o resultado final porque este é sempre transitório enquanto a vida dura, mas é no processo que agarramos as oportunidades e alcançamos objetivos mais positivos.

E talvez um dos aspetos que terá de encarar neste período, seja no significado de «cooperar» ou viver em parceria, seja num negócio, seja na vida pessoal. Se estiver disposto (a) a tomar consciência das dinâmicas que existem nas suas interações com parceiros e a família, terá ganho os objetivos deste trânsito.

Júpiter lança aspeto para a 10ª casa, para a 12ª casa e para a 2ª casa..

Ao lançar aspeto para a 10ª casa, estabelece a relação entre o trabalho e a carreira e profissão, mas também com o objetivo mais amplo de prestação de serviço. A sociedade é uma realidade coletiva que depende da colaboração entre todos e do contributo de todos.

E neste período o seu trabalho pode receber a aprovação do público e a visibilidade que reconhece o seu mérito.  Pode também exigir bastante tempo da sua parte, que lhe rouba momentos na privacidade do lar e da família. Mas sentirá que «é seu dever» contribuir para o bem geral porque este é também, em última análise, o seu próprio bem, nenhum ser humano é uma ilha.

O aspeto para a 12ª casa indica o potencial de crescimento espiritual e «humano» através do desempenho das suas atividades e deveres profissionais. Também pode inclinar para o envolvimento com ações humanitárias, causas que defende, ou a descoberta de valores que são mais importantes dos que os meramente materiais.

Por outro lado, é um aspeto que convida igualmente à contenção nas despesas e gastos, para evitar sufocos financeiros.

O aspeto para a 2ª casa indica um potencial  desenvolvimento de novas competências e conhecimentos, por um lado e, por outro, de possíveis conflitos relacionados com dinheiro no seio da família.

É também um aspeto que convida a ser proativo(a) no que se refere à saúde, evitando comer ou beber o que não promove a sua saúde.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments