Analisar o Casamento no Horóscopo

Continuamos neste artigo a descrever as técnicas para analisar o casamento segundo os ensinamentos do Dr B. V. Raman Estas indicações são dadas para a análise do horóscopo (carta natal) e não para a carta prashna.

Origem e Qualidades do Cônjuge

Quando Vénus ou Júpiter estão colocados na 7ª casa, o cônjuge vem de estrato social semelhante.

Apesar de ser comum muitos astrólogos considerarem que Vénus é um karaka (significador) da esposa e Júpiter é o karaka do esposo, muitos outros consideram que Vénus é karaka tanto de um como do outro, pois é o significador do amor e da reprodução sexual.

Assim,  o autor afirma perentoriamente que o esposo pode ser analisado usando apenas Vénus , o regente da 7ª, e respetivos navamsas.

No horóscopo em que o cônjuge é feminino a análise da 7ª casa  e de Vénus descrevem as características da esposa, no horóscopo em que o cônjuge é masculino, a 8ª casa e Saturno descrevem as características do marido.

Analisando qual dos dois é mais forte- o regente do signo onde está colocado o regente da 7ª casa ou o regente do navamsa onde este está colocado podem conhecer-se os pormenores da constituição e aparência física do cônjuge.

Quando o cônjuge é feminino, a análise de Vénus, o regente da 7ª casa e algum planeta colocado na 7ª casa, o que for mais forte, dá os pormenores da aparência física da esposa.

Quando, no horóscopo do nativo cujo cônjuge é feminino, há um planeta benéfico colocado na 9ª casa a partir de Vénus e o regente dessa casa é forte, a esposa será espiritualmente inclinada, terá sorte e também terá filhos. Para o consorte masculino, pode substituir Vénus por Júpiter ou considerar Vénus[1].

Quando um planeta benéfico tem a regência da 7ª casa e está em conjunção ou aspeto com um planeta benéfico, ou quando há planetas fortes a ocupar a 5ª, 7ª, 9ª e 11ª casas a partir do signo ocupado pelo regente da 7ª casa, o cônjuge será amado pelo nativo e pelos filhos.

Mas, se não houver nenhuma destas configurações, isso não se verificará. Deste modo, se o regente da 7ª casa é um planeta maléfico e está associado ou recebe o aspeto de algum maléfico; ou se a 5ª, 7ª, 9ª e 11ª casa a partir do signo ocupado pelo regente da 7ª casa estiverem ocupadas por planetas maléficos ou benéficos, mas fracos, não haverá filhos nem felicidade conjugal.

Quando a 7ª casa estiver ocupada pelo seu regente ou receber o seu aspeto ou estiver ocupada por ou receber o aspeto de planetas benéficos e estiver, em todos os aspetos, forte; ou quando o regente da 7ª casa e Vénus (cônjuge feminino) ou Júpiter (cônjuge masculino) estiverem fortes, o nativo terá a boa sorte de ter um bom cônjuge.

Quando o regente da 7ª casa estiver muito forte, o nativo casará com alguém de uma família abastada. Se o regente da 7ª casa estiver fraco, casará com alguém de família pobre e não muito atraente.

Quando o regente da 7ª casa está conjunto com ou associado com planetas benéficos ou recebe o aspeto de planetas benéficos, o nativo terá um bom cônjuge e terá filhos, se o desejar.

Quando o regente da 7ª casa ou Vénus (cônjuge feminino) ou Júpiter (cônjuge masculino) ocupa o signo de um planeta benéfico ou está colocado no navamsa de um planeta benéfico e o regente da 10ª casa é forte, o nativo casará com uma pessoa com boas qualidades.

Quando a 7ªcasa, o regente da 7ª casa ou Vénus (cônjuge feminino) ou Júpiter (cônjuge masculino) estão fortes e recebem o aspeto de Júpiter (cônjuge feminino) ou de Vénus (cônjuge masculino) o nativo terá um (a) consorte devotado(a).

Se o regente da 7ª casa ou o Sol recebem o aspeto de Vénus ou Mercúrio e o regente da 7ª casa está em conjunção ou tem associação com Júpiter, o cônjuge é virtuoso e tem intenções puras.

Se o regente da 7ª casa ou Vénus ocupa uma casa kendra e recebe o aspeto de planetas benéficos ou está colocado num signo ou navamsa de um planeta benéfico, a esposa será um exemplo de virtude.  Para um cônjuge masculino, substitua-se Vénus por Júpiter (ou use apenas vénus, conforme explicado antes).

Quando o regente da 7ª casa ou o Sol estão colocados num signo e navamsa com regência de  maléficos ou estão em conjunção ou recebem o aspeto de planetas maléficos, o cônjuge tem inclinação para o vício.

Quando Rahu ou Ketu ocupam a 7ª casa; quando a 7ª casa recebe o aspeto de planetas maléficos; quando a 7ª casa cai num navamsa maléfico, o cônjuge tem natureza briguenta, inclinada para prejudicar o nativo, terá má reputação e terá comportamento repreensível.

Quando Vénus está na 7ª casa o marido será dado a luxúria e paixões. Quando há planetas benéficos fortes na 7ª casa será devotado à esposa. Se Marte estiver colocado na 7ª casa, será amante de muitas mulheres; se Saturno estiver colocado na 7ª casa, será inclinado para gostar de mulheres de baixa condição. Se o sol estiver colocado na 7ª casa, gostará das mulheres dos outros.

Quando o regente do ascendente e o regente da 7ª casa são amigos, a família do cônjuge será amigável para o nativo. Mas, se forem inimigos, tanto a família do cônjuge como o cônjuge serão inimigos do nativo.

Quando o regente do Ascendente é muito forte e o regente da 7ª casa está colocado no navamsa  de um planeta benéfico e está conjunto ou recebe  o aspeto de planetas benéficos ou está em Vaiseshikamsa[2]ouestá exaltado, a pessoa casará  com alguém de uma família importante.

Quando o regente do Ascendente está fraco e o regente da 7ª casa está colocado no signo de um planeta maléfico e navamsa de debilitação ou de um planeta inimigo, ou está combusto e  em conjunção com planeta maléfico, o nativo casará com alguém de estrato social inferior ao seu.

Um ou Mais Casamentos

Quando o Ascendente é um signo mutável e a Lua e o regente da 7ª casa estão colocados em signos mutáveis ou estão colocados em navamsas de signos mutáveis, há 2 planetas colocados na 11ª casa e planetas eunucos[3] na 7ª casa, o nativo voltará a casar.

Quando o Sol e Marte estão na 7ª casa ou estão no próprio navamsa na 7ª casa, o nativo terá apenas uma esposa, embora possa casar com várias mulheres.[4]

O nativo casará com três mulheres (ver a nota 3) se o regente da 7ª casa, tanto a partir do Ascendente como da Lua e Vénus estiverem fortes e ocuparem boas casa no horóscopo.

Se apenas dois dos referidos no parágrafo anterior  estiverem fortes, casará com duas mulheres. E se apenas um dos referidos estiver forte, casará apenas com uma.

Quando o regente da 7ª casa ou Vénus está exaltado ou quando há mais de 2 planetas colocados na 7ª casa, casará com 3 ou mais mulheres. O autor acrescenta que o número de esposas pode calcular-se pelo número de  navamsas completados pelo regente da 7ª casa.

Quando o regente da 7ª casa é forte, quando o regente da 7ª casa ou Vénus está exaltado ou no próprio signo, ou em vargottama[5] ou exaltado na navamsa, o nativo casará duas vezes. 

Quando a 7ª e a 2ª casas estão aflitas por planetas maléficos e os seus regentes estão fracos, o nativo voltará a casar.

Quando há um planeta maléfico colocado na 7ª ou 8ª casa, Marte está colocado na 12ª casa e a 7ª casa não recebe nenhum benefício do seu regente, pode haver novo casamento.

Quando o planeta que rege o navamsa onde está colocado o regente da 7ª casa está combusto ou debilitado ou colocado em signo inimigo ou recebe o aspeto de um maléfico ou está entre dois maléficos, o nativo pode casar mais do que uma vez.

Quando há planetas maléficos colocados na 2ª ou na 7ª casa e o regente da 2ª ou da 7ª casa recebe o aspeto de planetas maléficos, o nativo pode casar 3 vezes.

Quando o regente da 7ª casa está numa casa kendra ou trikona dignificado (exaltado, próprio signo ou signo amigo) e em conjunção com o regente da 10ª casa, o nativo terá muitas mulheres.

Quando os regentes da 7ª e da 11ª casas estão em aspeto mútuo, estão fortes e colocados em casas trikona, o nativo terá muitas mulheres.


[1] Como referimos atrás, alguns astrólogos consideram Vénus para significar a esposa e Júpiter para significar o esposo mas nem todos concordam, há quem use apenas Vénus para ambos.

[2] Dignificado no próprio signo num número razoável de cartas divisionais.

[3] Planetas eunucos são Mercúrio e saturno.

[4] Esta expressão é ambígua, podendo ser lida como referindo-se a casamento poligâmico. Mas, como nota o Dr. Raman, na atualidade, na Índia, um homem só pode casar com várias mulheres nas seguintes condições: morte da anterior; divórcio, casamento clandestino não reconhecido pela sociedade e as leis. Nos dias de hoje, também se poderia aceitar que, casando sucessivamente com várias, apenas gosta de uma.

[5] Ocupa na carta divisional navamsa D-9 o mesmo signo que na carta natal.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments