Herança, Mudar de Casa

Família acabada de mudar de casa

Neste artigo continuamos a explorar as questões da 4ª casa segundo os ensinamentos de W. Lilly, para responder a perguntas sobre herança, mudança de casa , encontrar algo valioso enterrado na propriedade.

Questão: O querente herdará a propriedade do pai?

Se os regentes da 2ª e da 5ª casas estiverem em receção mútua e estiverem na casa um do outro, o querente terá uma boa parte da fortuna deixada pelo pai.

Mas, se o regente da casa que rege a propriedade do pai estiver retrógrado ou aflito, uma parte da herança que caberia ao nativo será perdida ou disposta de modo diferente.

Para saber porquê, deve ver-se o planeta que aflige o regente da 5ª casa da carta horária e ver qual a casa que esse planeta rege. Se esse planeta tiver a regência da 6ª casa, será um irmão, irmã ou vizinhos que influenciam o pai a não deixar essa parte da herança ao querente.

Se esse planeta for regente da 12ª casa, será um membro da família da mãe ou algum membro do clero ou pessoa influente. Se for o regente da 7ª casa, pode ser a esposa do pai, ou uma mulher ou qualquer pessoa com a qual o nativo se tenha desentendido e que fez com que o pai mudasse de ideia.

Depois de saber quem pode influenciar desfavoravelmente o recebimento da herança desejada, o nativo pode tentar, por sua vez, influenciar essa pessoa para que não atue contra si do seguinte modo:

Deverá observar-se,  nas efemérides planetárias, o momento em que  o planeta que significa essa pessoa está prestes a formar um aspeto positivo de aplicação– conjunção, sextil ou trino- com o regente do Ascendente; observar nas efemérides o momento e o dia em que a Lua se separa de um desses planetas e se aproxima do outro , se possível formando um aspeto positivo  e tentar, nesse dia , a reconciliação com essa pessoa.

Este método pertence, de resto à astrologia eletiva e Lilly afirma tê-lo experimentado muitas vezes com bons resultados.

Se o regente da 2ª casa for o dispositor da Parte da fortuna e estiver colocado na 2ª casa ou no Ascendente, o nativo obterá a realização dos seus desejos. O mesmo resultado é obtido se Vénus ou Júpiter estiverem na 5ª casa e estiverem em sextil ou trino com qualquer planeta colocado na 2ª casa.

Se a Lua se separa do regente da 5ª casa e entrar logo a seguir em trino ou sextil com o regente do Ascendente ou o regente da 2ª casa, o nativo herdará seguramente a propriedade do pai.

Porém, se houver um planeta maléfico mal dignificado na 4ª casa, o pai não tem intenções de partilhar os seus bens e dinheiro e isso não mudará até que esse planeta maléfico saia da 4ª casa.

Em alternativa, analise-se quando esse planeta fica em movimento direto rápido, e fica oriental, formando um sextil ou trino com Vénus ou Júpiter ou o regente do Ascendente. E espere-se que o pai mude de opinião sobre o assunto.

Embora estes trânsitos não obriguem a mente do pai a mudar de ideia, mostram, no entanto, que o pai terá melhores intenções, no que concerne ao nativo.

Se os regentes da 2ª e da 5ª casa se aplicarem, retrógrados, um ao outro em algum bom aspeto, o querente receberá alguma propriedade do pai inesperadamente, antes do esperado.

Se houver algum bom aspeto, receção, etc., entre o regente da 4ª casa e qualquer outro planeta, mais forte do que o aspeto entre o regente da 4ª casa e o regente do Ascendente, o pai deixará os bens a alguém significado por esse planeta mais forte. Por ex., se for o regente da 3ª casa, poderá ser um irmão.

Devo Mudar de Casa ou Local   de Residência?

Para esta questão, observa-se a 4ª, 7ª e 1ª casas, os seus regentes e planetas aí colocados e os aspetos que formam.

Quando o regente da 4ª casa está colocado na 7ª casa da carta horária e é um planeta benéfico, e os regentes da 1ª e da 7ª também são planetas benéficos e estão fortes, será melhor manter-se na casa atual.

Mas, se o planeta que rege a 7ª casa é um benéfico e o planeta da 4ª casa é um maléfico, será melhor mudar.

Se o regente do Ascendente ou a Lua está a separar-se de um aspeto negativo (quadratura ou oposição) com um planeta maléfico e esse planeta maléfico é  regente da 4ª ou da 7ª ou é um  dos regentes da 6ª, 8ª ou 12ª casas;

Ou se um planeta maléfico estiver colocado na 4ª casa ou no Ascendente; ou se o regente da 2ª casa for fraco; nestes casos W. Lilly afirma ser melhor mudar-se.

E se o regente da 6ª casa estiver colocado no Ascendente ou aflige o seu regente ou a Lua, isso indica que o querente tem má saúde no local em que reside atualmente ou sofre de preocupação devido a subordinados incompetentes ou desonestos.

Quando o regente da 12ª casa está a afligir o regente do Ascendente ou a Lua, os vizinhos são caluniadores e traiçoeiros. E se a parte da Fortuna estiver na 6ª, 8ª ou 12ª casa, ou se o regente da 2ª casa está em aspeto maléfico com o regente do Ascendente, o querente voltará a viajar e a deslocar-se.

Quando o regente da 10ª casa está aflito, na carta horária, o nativo tem maus resultados no comércio ou perde o seu crédito.

Quando o regente da 4ª casa está aflito, o querente sofre ferimentos ao fazer obras de reparação em casa. Se o regente da 7ª casa estiver aflito, o nativo sofre ferimentos por um vizinho hostil.

W. Lilly afirma que, ao aconselhar um cliente sobre o melhor curso a seguir tem em conta os seguintes procedimentos:

– Qual o planeta mais forte que está em aspeto com o regente do Ascendente ou o regente da 2ª casa.

 – Tendo em conta o significado do quadrante onde se encontra o signo de colocação do planeta referido no último ponto, aconselha a direção para onde o querente deve mudar-se. Também podem ter-se em conta os locais, cidades ou países significados pelo signo em causa.

-Se a Lua está aa separar-se de um aspeto com um planeta benéfico, é melhor manter-se no local atual; se está a separar-se de um planeta maléfico, é melhor mudar-se; se houver um planeta maléfico no Ascendente ou um planeta benéfico na 7ª casa, é melhor mudar;

Se houver um planeta benéfico no Ascendente ou um planeta maléfico na 7ª casa, é melhor manter-se onde está.

Tesouros, Minas e Coisas Escondidas no Chão

 Para descobrir minas ou alguma coisa escondida em qualquer local, vê-se se há algum planeta bem dignificado na 4ª casa. A natureza do tesouro ou coisa escondida é mostrada por algum planeta ligado com a 7ª casa.

 O tipo de mina é indicado pela natureza do planeta referido atrás. Assim, se Saturno for o regente da 7ª casa e estiver dignificado na 4ª, há indicação para a descoberta de uma boa mina de carvão. Ou, se a pergunta tinha a ver com pedra, pode indicar uma boa pedreira.

 E segue-se o mesmo procedimento, para outras questões, tendo em conta a pergunta, e a natureza do planeta.

Relacionados

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar