Ter ou Não Ter Filhos

Pai com o filho na casa de banho divertidos com espuma de fazer a barba na cara

Neste artigo falamos das questões da 5ª casa relacionadas com os filhos, seguindo os ensinamentos de W. Lilly. Os procedimentos descritos são para a carta horária, levantada para o momento da questão.

Questão: Esta pessoa terá filhos, sim ou não?

De modo geral, observa-se se os signos do Ascendente e da 5ª casa são férteis. Os signos férteis são os que compõem a triplicidade de Água: Caranguejo, Escorpião e Peixes.

Verificar em seguida se o regente do Ascendente ou a Lua estão em aspeto com o regente da 5ª casa. Ver se há outros planetas em aspeto com o regente da 5ª casa e a força do regente da 5ª casa. Ver também se há planetas colocados na 5ª casa.

Do mesmo modo, se o regente da 5ª casa está colocado na 1ª casa ou o regente do Ascendente está colocado na 5ª casa, isso é um bom indicador de que haverá filhos.

Quando há coleção ou translação de luz entre os significadores referidos atrás, pode dizer-se que haverá filhos, mas não tão rapidamente como com os elementos referidos atrás.

Quando uma mulher casada pergunta se terá filhos, como analisar?

Ver na carta horária se o regente do Ascendente está colocado na 5ª ou 7ª casa ou se o regente da 5ª casa está colocado na 1ª ou na 7ª casa ou se o regente da 7ª casa está colocado na 5ª casa ou se está em conjunção com a Lua.

Ou ver se há planetas benéficos no Ascendente, ou em conjunção com o regente da 5ª casa ou colocados em casas angulares.

Se estas configurações estiverem presentes a resposta é sim. Mas, se não estiverem, e houver signos e planetas estéreis no Ascendente., na 5ª e na 7ª casas e, em especial, se Saturno e Marte estiverem colocados em casas angulares enquanto Vénus e Júpiter estão colocados em casas cadentes, a mulher não conceberá filhos agora nem no futuro.

Os leitores devem, entretanto, ajuizar que isso não acontecerá naturalmente, mas pode suceder através das técnicas de fertilização que a ciência põe ao dispor de quem deseja ter filhos.

Quando há planetas benéficos e planetas maléficos misturados nas configurações referidas, pode haver filhos mas estes terão dificuldade em vingar (situação que hoje também é menos problemática do que no passado).

Quando os signos Gémeos, Leão ou Virgem estão no Ascendente ou na 5ª casa e Saturno, Marte ou o Sol estão na 5ª casa, isso é um indicador forte de esterilidade. Por vezes, quando é o Sol a ocupar a 5ª casa, pode permitir filhos, mas não sobreviverão.

Questão: o homem X terá filhos com a esposa?

Começa-se por observar o Ascendente, o seu regente e a Lua. Se o regente do Ascendente ou a Lua estiverem em conjunção com o regente da 5ª casa, a resposta é inequivocamente sim.

Se esse aspeto não se verificar, ver se há coleção ou translação de luz entre estes significadores ou se o regente do Ascendente ou a Lua estão colocados na 5ª casa ou se o regente da 5ª casa está colocado no Ascendente. A resposta será sim, caso estejam.

Se Júpiter ou Vénus estiverem colocados na 5ª casa e não receberem maus aspetos, nascerá rapidamente uma criança. E se Júpiter ou Vénus ou um deles, estiverem colocados no Ascendente ou na 11ª casa, haverá filhos, mas demorará algum tempo.

Se, porém, Júpiter ou Vénus, quando colocados nessas casas, receberem o aspeto de planetas maléficos, a criança pode nascer sem vida ou morrer logo após o nascimento.

Quando a carta indica existência de filhos, mas Vénus está aflito por Saturno ou Marte, há o perigo de acidente da mãe ou algum outro imprevisto antes do nascimento da criança.

Se Saturno, Marte ou o nodo sul da Lua estiver colocado na 5ª casa ou se houver uma oposição de Marte ou Saturno para a cúspide da 5ª casa, a mulher não está grávida nem estará.

A quadratura de Marte ou Saturno para a 5ª casa indica que não haverá conceção de filhos, a menos que esses planetas estejam fortes e haja aspetos benéficos.

Quando o regente da 5ª casa está fraco, isso é indicador de pouca saúde da criança.

Questão de uma mulher: Terei filhos ou não?

A resposta será sim se o regente do Ascendente ou a Lua formam algum aspeto com o regente da 5ª casa ou se tiver havido algum tipo de coleção ou translação de luz entre estes.

Se o regente da 5ª casa ou a Lua estiverem colocados na 5ª casa e não receberem qualquer aflição por aspeto de Marte ou Saturno, o nodo sul ou os regentes da 6ª, 8ª ou 12ª casas;

Se Júpiter estiver no Ascendente, ou na 5ª, 7ª ou 11ª casa sem receber o aspeto de Marte ou Saturno e estes estão em movimento lento ou retrógrado;

Se o regente do Ascendente ou da 5ª casa estiverem em aspeto benéfico com um planeta colocado em casa angular e estão em receção mútua;

Se a Lua está dignificada (dignidades essenciais) e está  com qualquer planeta numa casa angular;

Se o regente do Ascendente está em bom aspeto com a cúspide da casa que rege a partir de uma boa casa;

Se a Lua está na 7ª casa e está em aspeto com o regente da 7ª colocado na 11ª ou se a Lua está colocada na 11ª casa e está em aspeto com o regente da 7ª casa colocado na 7ª casa;

Se o regente do Ascendente estiver em receção mútua com um planeta que tem a mesma receção (triplicidade, exaltação, termo, próprio signo) ou seja, estão ambos no signo de exaltação, próprio signo do outro, etc.;

Se a Lua está a aplicar-se ao regente do Ascendente ou da 5ª casa por bom aspeto a partir da 10ª casa ou por aspeto maléfico em receção mútua;

Se o Ascendente contém um signo fixo e há um planeta benéfico nele colocado, ou se o regente da 5ª casa está forte no Ascendente ou na 10ª casa;

Em todos estes casos pode prever-se que haverá conceção.

Se nenhuma das configurações descritas estiver presente ou se houver planetas estéreis no Ascendente, ou na 5ª casa ou se houver planetas maléficos colocados nessas casas ou a afligir os seus regentes, não haverá conceção.

Questão colocada pelo homem que deseja saber se a mulher ficará grávida

A resposta será sim se o regente da 5ª casa da carta horária está em aspeto com um planeta colocado em casa angular, por receção.

Ou se os regentes do Ascendente, da 5ª ou 7ª casa ou se Júpiter, Lua, Vénus, Sol, Mercúrio ou nodo norte da Lua estiverem colocados na 5ª casa sem aflições e dignificados , estiverem colocados na 5ª casa.

Mercúrio só será considerado se não receber qualquer aspeto de planetas maléficos e se estiver em aspeto com algum planeta benéfico.

Em todos estes casos a resposta será sim.

Mas a resposta será não se Júpiter ou Vénus estiverem aflitos. Se Vénus estiver em conjunção com Marte ou Saturno e estiverem retrógrados, combustos, ou colocados nos signos Leão, Virgem ou Capricórnio.

Se Saturno ou Marte estiver na 5ª casa em quadratura ou oposição com o regente da 5ª casa, não haverá conceção. Mas, se houver planetas mais fortes a indicar conceção, há o perigo de aborto.

O regente do Ascendente em conjunção com um planeta retrógrado ou um planeta colocado numa casa cadente (3, 6, 9, 12) ou se não houver nenhum aspeto de translação de luz entre os regentes da 1ª e da 5ª casa;

Todas estas são indicações de não conceção. Mas devem avaliar-se todas as configurações presentes, alerta o autor, e a força das que indicam conceção e das que não favorecem a conceção. E julga-se a partir das que são mais fortes.

Questão: Nascerão gémeos?

Quando, na carta horária, há um signo com dupla figura (Gémeos, Peixes, Sagitário), e há um planeta benéfico no Ascendente ou o mesmo na 5ª casa e o sol e a Lua estão ambos em signos com dupla figura e o regente do Ascendente está colocado num desses signos, o mesmo acontecendo com o regente da 5ª casa, pode prever-se que haverá gémeos.

No entanto o autor acrescenta que todas ou quase todas estas configurações devem verificar-se caso contrário não é seguro prever isso.

Também se pode analisar o signo onde está colocado do dispositor da Lua . e, se o nodo norte da Lua estiver em conjunção com a Lua, Vénus ou Júpiter; e se todos eles estiverem colocados nos signos Gémeos, Virgem, Sagitário, ou Peixes é uma boa indicação de que haverá gémeos.

Questão: quando ocorrerá o nascimento?

Observe-se nas efemérides quando é que Marte ou o sol estará em conjunção com o regente da 5ª casa ou se haverá uma conjunção entre o regente da 5ª casa com o regente do Ascendente na 5ª casa. Este é um bom indicador do nascimento.

Também pode ver-se quando é que o regente do Ascendente sai de um signo para entrar em outro pois isso é um bom indicador de nascimento.

Em geral sucede que, no momento do nascimento, o Sol está em aspeto com a cúspide da 5ª casa ou com o regente desta.

Relacionados

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar