Compatibilidade- Nakshatras e Signos da Lua

Casal romântico num abraço afetuoso

Falamos neste artigo da compatibilidade para casamento, pela análise dos Nakshatras e signos da Lua, segundo a astrologia Jyotish  e os ensinamentos do Dr. B. V. Raman.

Nakshatras e signos da Lua

A compatibilidade deve ser estudada a partir do estudo dos Nakshatras em ambos os parceiros.

Deverá haver concordância entre os seguintes elementos: os regentes das casas de colocação da Lua. A este propósito toma-se o signo de colocação da Lua no horóscopo  da mulher como ponto de partida. Se o signo da Lua do homem estiver colocado na 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª a partir do signo da Lua da mulher, não há compatibilidade para casamento.

Se tiverem ambos o mesmo signo da Lua, pode haver compatibilidade desde que a Lua não esteja no mesmo Nakshatra.

Quando a Lua da mulher está colocada num signo masculino, pode haver compatibilidade se a Lua do homem estiver colocada no 6º ou 8º signos a partir da Lua da mulher.

Mas, quando a Lua da mulher está colocada num signo feminino, o homem com a Lua no 6º signo a partir desse não é compatível, mas a Lua do homem no 8º signo a partir da colocação da Lua da mulher, pode ser aceite.

A colocação da Lua do homem na 2ª casa a partir da colocação da Lua da mulher pode causar, segundo o sábio Madhavacharya , perda de dinheiro; na 5ª casa a partir da Lua da mulher causa perda de filhos; na 6ª causa doenças, perigos e separação; na 3ª casa a partir da Lua da mulher causa tristezas, na 4ª casa a partir da Lua da mulher, causa desentendimentos e brigas.

Outros sábios afirmam que a Lua do homem na 6ª ou 8ª casa a partir da Lua da mulher traz perdas e ruína, a menos que haja amizade entre os regentes (ver à frente neste artigo) ou as casas tenham a regência do mesmo planeta (Lua em Carneiro, Touro, Balança e Escorpião).

Quando ambos os signos da Lua  são compatíveis na ashta koot Vasya e não há vedha dosha[1] , pode aceitar-se como compatível a Lua do homem na 6ª ou 8ª  casa a partir da Lua da mulher..

A colocação da lua do homem na 7ª casa a partir da Lua da mulher é considerada muito boa, mesmo que os regentes dos signos sejam inimigos. Mas, se estiver na 2ª ou 5ª a partir da Lua da mulher, não existe compatibilidade.

A relação 6/8 entre a Lua da mulher e do homem indica que brigarão, separar-se-ão ou morrerão. Se a relação entre as duas Luas for de 2/12, serão pobres; se a relação for de 5 casas, as crianças não vingarão. Mas nas restantes casas haverá prosperidade e riqueza no casamento.

A relação 2/12 entre as Luas do homem e da mulher não é compatível, quando a Lua de um ou outro está no final dos signos Caranguejo, Escorpião ou Peixes.

Quando os regentes dos signos da Lua são inimigos, ou quando está presente o vedha doshna, a relação de casas 2, 5, 6, 8 e 12 será mais sentida negativamente. Mas, se os regentes dos signos da Lua forem o mesmo planeta, ou se houver compatibilidade no fator Vasya (ler mais á frente), então esses maus efeitos não serão sentidos.

Quando, no horóscopo de ambos, o Ascendente e o seu navamsa, a Lua e o seu navamsa estão em Virgem, Escorpião, Touro ou Leão, o casal não terá filhos.

Quando o Ashta koota yoni [2]é o mesmo em ambos os parceiros, isso é bom. Este koota refere-se aos órgãos sexuais e tem representação animal: Capricórnio e Peixes simbolizam órgãos sexuais de pássaros, Caranguejo e Escorpião répteis; Gémeos, Virgem, Leão, Balança, Sagitário e Aquário, humanos.

A combinação entre humano e animal é razoável, mas a relação entre pássaro e animal (Carneiro, Touro, Leão Capricórnio ou entre humano e réptil ou pássaro é desfavorável.

Em resumo, o noivo que tem a Lua colocada na 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª ou 12ª a partir da Lua da mulher, é compatível. A Lua na 6ª a partir da Lua da mulher é apenas razoável, a Lua na 4ª a partir da Lua da mulher pode ser aceite se houver outros fatores compatíveis.

Quando o Nakshatra da Lua de ambos é o mesmo, pode aceitar-se, mas com exceção de Jyestha, Moola, Poorva Ashada, Pushya, Aslesha, Magha, Hastha, Rohini, Ardra, Bharani, Dhanistha, Satabisha.

Podem ter o mesmo signo da Lua, como referido atrás, mas o Nakshsatra deve ser diferente.

Quando o signo da Lua do homem e da mulher tem uma relação de 7 casas de distância ambos gostarão muito um do outro.

Signos Vasya

Há um ou dois signos Vasya para cada signo. Quando o homem tem o signo da Lua num signo em que o signo da Lua da mulher é Vasya, é favorável. São os seguintes os signos vasya para cada signo:

Signo Carneiro

Leão e Escorpião;

Signo Touro

 Caranguejo e Balança;

Signo Gémeos

 Virgem;

Signo Caranguejo

Escorpião e Sagitário;

Signo Leão

 Balança;

Signo Virgem

 Gémeos e Peixes;

Signo Balança

 Virgem e Capricórnio;

Signo Escorpião

 Caranguejo;

Signo Sagitário

 Peixes;

Signo Capricórnio

 Carneiro e Aquário;

Signo Aquário e o signo Peixes

 Capricórnio.

Compatibilidade Vasya e Energética

Quando o signo da Lua da mulher é um signo Vasya do signo da Lua do parceiro existe compatibilidade vasya entre ambos. O inverso – o signo da Lua do homem ser um signo Vasya do signo da Lua da mulher, tem o mesmo efeito. Os antigos consideravam que os noivos terão uma relação de amor com esta condição.

Também é compatível a relação quando os regentes dos signos da Lua dos parceiros são amigos ou quando são o mesmo planeta.

Segundo Satyacharya [3], são as seguintes as relações de amizade dos planetas a considerar : para o sol, Júpiter; para a Lua, Mercúrio e Júpiter; para Marte, Mercúrio e Vénus; para a Lua, Mercúrio Marte, Júpiter, Vénus e Saturno; para Júpiter, o sol, a Lua, Mercúrio e Saturno; para Vénus, Marte, Mercúrio , Saturno e Júpiter, para Saturno, Mercúrio Vénus e Júpiter.

Estas relações de amizade entre os planetas baseiam-se na consideração de que , para qualquer planeta, o regente do signo de exaltação e os regentes da 2ª, 4ª, 5ª, 8ª, 9ª e 12ª casas a partir do signo mooltrikona dado, são seus amigos. Os restantes são considerados inimigos. Mas há outras opiniões.


[1] O Vedha dosha é uma aflição que tem a ver com os Nakshatras. Cada Nkakshatra tem 3 Nakshatras que causam vedha (obstrução). Os Nakshatras que causam vedha não são compatíveis entre si. Há várias relações entre os Nakshstras mas causam vedha, tendo em conta a ordem pela qual estão numerados, o 7º, 16º e 25 º Nakshatra a partir do Nakshatra considerado.

[2] Publicaremos um artigo especificamente sobre este assunto

[3] Este conceito de Satyacharya não é aceite por todos os autores, mas é citado pelo Dr. B. V. Raman, para esta aplicação na análise de compatibilidade para o casamento.

Relacionados

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar