Questões da 7ª Casa- Casamento 1

Casal sorrindo e mostrando proximidade

Neste artigo descrevemos mais questões  da 7ª casa na astrologia horária, sobre o casamento e os procedimentos da sua análise, através dos ensinamentos de W. Lilly na obra Introduction to Astrology.

As questões a seguir são analisadas a partir de uma carta levantada para o momento em que é feita a questão.

Questão:  casarei (homem)?

Quando um homem faz esta pergunta, o regente do Ascendente e a Lua e Vénus são os significadores, bem como quaisquer planetas no Ascendente.

Se a Lua formar um aspeto favorável com Vénus, o Sol   ou o regente da 7ª casa; ou se o regente do Ascendente estiver em aspeto com o regente da 7ª casa; ou se o regente da 1ª casa estiver colocado na 7ª ou o regente da 7ª estiver colocado na 1ª; ou se a maioria destes significadores estiver colocada em signos férteis ou estiverem colocados num signo de vénus, o homem casará.

Questão: casarei (mulher)?

Os significadores são os mesmos, mas, em vez da Lua, considera-se o Sol; em vez de Vénus, considera-se Marte.

Se não houver nenhum aspeto ou ligação (isto pode ser um colocado no signo do outro, etc.)  entre o sol e Marte, será pouco provável o casamento.

Quando ocorrerá o Casamento?

A mesma carta horária levantada para responder às questões anteriores é usada para analisar isto, pressupondo-se, é claro, que há indicação afirmativa para a primeira questão.

No caso do parceiro feminino, o número de graus que separam a Lua de um aspeto de aplicação como Sol ou Vénus, ou do sol para Marte, no segundo caso, ou  o nº de graus que separam o regente da 1ª casa do regente da 7ª para formarem um aspeto benéfico;

Ou, quando os regentes da 1ª e da 7ª casa estão em receção mútua, o nº de graus que os separam de uma quadratura ou oposição, ou o nº de graus que separam o regente do Ascendente de formar um bom aspeto com a cúspide da 1ª casa, ou do regente da 7ª casa para a cúspide da 7ª.

Deverá ser tomada nota desse número de graus. E, se os significadores estiverem em movimento rápido e houver na carta vários dos significadores referidos em aspeto, julga-se o tempo do casamento tendo em conta os signos em que estão colocados:

Signos cardinais indicam dias, se o planeta que se está a aplicar estiver numa casa angular[1]; semanas, se esse planeta estiver numa casa sucedente; meses, se estiver numa casa cadente.

Na mesma ordem referida, os signos mutáveis dão semanas, meses ou anos. Os signos fixos dão meses ou anos.

Questão: Casarei com a pessoa com quem desejo casar?

Nesta questão notar que, se o querente é um homem, se considera a Lua (parceiro feminino) e, se for uma mulher (ou o parceiro for masculino) se considera o Sol como significador.

Se a Lua ou o Sol (Lua para parceiro feminino, Sol para parceiro masculino) estiverem em conjunção com o regente da 7ª casa em qualquer uma das dignidades deste, no Ascendente, ou na 10ª ou 11ª casa, o querente conseguirá casar com a pessoa  que deseja.

Se ambos os significadores (Sol ou Lua e regente da 7ª ) estiverem em aspeto um com o outro por sextil ou trino fora do Ascendente e da 11ª casa e fora da 7ª e 9ª casas, ou da 7ª e da 5ª casas e não houver situação de frustração nem movimento retrógrado dos principais significadores  antes de o aspeto ser exato, o casamento ocorrerá se o querente desejar.

Mas, se ocorrer um aspeto de quadratura ou oposição entre os significadores sem que estes estejam em receção mútua, não haverá casamento.

Se houver receção mútua e os significadores estão em quadratura, o casamento ocorre, mas com dificuldades de permeio. Se não houver receção, a pessoa pode ter esperança, mas sem fundamento.

Quando o regente do Ascendente está na 7ª casa da carta horária, o querente sente maior afeto pelo parceiro do que o contrário. Se o regente da 7ª casa está na 1ª casa, é o parceiro que ama mais do que o querente.

Quando não há aspetos entre os significadores referidos, o casamento pode ainda ocorrer se houver algum bom aspeto de translação de luz, especialmente se o planeta que faz essa translação for um benéfico, ou não estiver retrógrado, nem combusto, nem aflito de algum modo por Saturno ou Marte.

A partir do planeta que significa o(a) parceiro(a) podem descrever-se as qualidades deste, tendo em conta o signo em que o planeta significador está colocado e os aspetos que recebe.

As qualidades dessa pessoa são descritas pelas casas que rege na carta. Um planeta masculino diurno mostra um homem (ou mulher com características masculinas); um planeta feminino noturno mostra uma mulher (ou um homem com características femininas).

Questão: Haverá entraves ao casamento?

Veja-se qual o planeta que recebe a luz dos significadores referidas nas questões anteriores. Se esse planeta for pesado e receber o aspeto de quadratura ou oposição de um maléfico, ou se estiver colocado numa casa cadente, o acordo de casamento será quebrado.

Ver qual dos significadores- se do querente se o do parceiro- é mais forte. O que for mais forte será o primeiro a casar após a dissolução do noivado.

Quando os significadores se aplicam por aspeto negativo sem haver receção entre ambos, ou se não há nenhum bom aspeto entre o Sol e a Lua não haverá casamento, a menos que os regentes da 7ª casa e do Ascendente estejam colocados na casa um do outro e haja outros indicadores no horóscopo que favorecem o casamento.

Quando Saturno está no Ascendente, torna a pessoa desligada e fria, pouco inclinada para o casamento, a menos que esteja dignificado e receba bons aspetos.

Se Saturno estiver colocado na 7ª casa, então será o parceiro que é frio e pouco inclinado para o casamento.  Deste modo, Saturno nestas casas da carta horária indica que o relacionamento dificilmente se concretizará em casamento.

O contrário sucede, bem entendido, quando Vénus está numa dessas casas.

Questão: o que causa entrave ao casamento?

Em geral, há um planeta maléfico entre ambos os significadores (do querente e do parceiro) e causando, desse modo, uma intercessão dos raios dos planetas que significam os parceiros.

Analise-se quais as casas que esse planeta maléfico rege e em que casa está situado. Esta casa indica a natureza do entrave.  Se, por ex., o planeta rege a 2ª casa, pode não querer casas por recear não ter os meios de riqueza necessários para tal.

Se tiver a regência da 3ª casa, o problema pode ser a família ou os vizinhos, ou pela necessidade de efetuar uma curta viagem.

Se tiver a regência da 4ª casa pode haver uma objeção dos pais ou devido a propriedades, casas, terras.

Se tiver a regência da 5ª casa o entrave pode ser o temperamento demasiado despreocupado do parceiro, crianças, etc.

Se tiver a regência da 6ª casa, o entrave pode ser a doença do querente, algum parente do pai, inimigos, problemas com criados, etc.

Se tiver a regência da 7ª casa ou se há aí um planeta, pode ser devido a um rival, um processo judicial, um inimigo declarado do querente.

Se tiver a regência da 8ª casa, pode haver falta de meios ou dinheiro por pare do parceiro ou se houver aspetos maléficos para o significador do querente, pode ser a morte deste a impedir o casamento.

Se tiver a regência da 9ª casa, há objeção por parte dos parentes do parceiro, a interferência de algum advogado ou padre, ou o querente pode querer fazer uma viagem de longa distância.

Se tiver a regência da 10ª casa a objeção vem do pai do parceiro ou da mãe do querente ou outra pessoa que tem autoridade sobre o querente.

Se tiver a regência da 11ª casa, a objeção é colocada pelos amigos de ambos que não veem com bons olhos o casamento. Em alternativa, os que incentivaram a relação podem agora estar a atuar para a sua dissolução.

Se tiver a regência da 12ª casa, há um inimigo secreto que atua na sombra para impedir o casamento. Este será atrasado, mas o querente nunca saberá porquê. Também pode acontecer que haja um escândalo privado que acaba com o casamento.

Lilly termina esta questão afirmando que também é possível saber , do mesmo modo que vemos quem tenta impedir o casamento, as pessoas que tentam apoiar e ajudar a sua concretização.


[1] Casas angulares são a 1ª, 4ª, 7ª e 10ª ; casa sucedentes são a 2ª, 5ª, 8ª, 11ª ; casas cadentes são a 3ª, 6ª, 9ª 12ª.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments