Analisar as Qualidades da Esposa

homem casado beijando carinhosamente e esposa na face

Neste artigo continuamos a descrever os procedimentos de análise do horóscopo tendo por finalidade o casamento, mais especificamente sobre as características  e qualidades da esposa. Continuamos a seguir os ensinamentos de W. Lilly. A carta a analisar é a carta natal daquele (a) que é parceiro (a) da esposa.

Qualidades  da Esposa

Na descrição dos procedimentos de interpretação do caráter e humor da esposa, Lilly recorre a um bom número de autores antigos, começando com Ptolomeu e até mais perto do seu tempo, todos concordando na seguinte interpretação:

Se a Lua forma um aspeto de aplicação a Saturno e Saturno está bem colocado, isso indica que a esposa será reservada, trabalhadora, séria, poupada, sensata. Mas, quando Saturno não está bem colocado, a esposa será problemática, teimosa, desconfiada, invejosa, preguiçosa.

Júpiter bem colocado indica uma esposa com bom caráter, honesta, moderada, fiel, com inclinação espiritual. Se Júpiter estiver mal colocado, a pessoa tem em si estas qualidades, mas estas estão  ocultadas e não são reveladas, podendo haver algo a apontar-lhe em termos de conduta.

A Lua a formar um aspeto de aplicação com Marte quando este está forte e dignificado, isso indica uma esposa cordial e calorosa, com coração forte,  mas  que não aceita afrontas nem desprezo de ninguém, nem se sujeitará a ser dominada pelo marido .

Tende a vingar-se de tudo o que sente ser uma afronta contra si. Se Marte estiver mal dignificado, a esposa é dada a brigas, é violenta, gastadora, turbulenta, zanga-se furiosamente e tende a adotar o papel dominador na relação em relação ao marido.

Quando a Lua forma um aspeto de aplicação para Vénus e este está dignificado, a esposa é atraente, agradável, encantadora, suave, civilizada, afável e virtuosa. Mas, se Vénus estiver sem dignidades essenciais a esposa é arrogante, faladora, «fala barato», é perdulária, desperdiçando a sua fortuna, talvez nem sempre honesta, etc.

A Lua em conjunção ou em aspeto de aplicação com Mercúrio e este está bem dignificado (dignidades essenciais) e livre de associação com maléficos, indica uma esposa circunspeta, habilidosa, agradável e bem-falante, cuidadosa em relação à família.

Mas, se Mercúrio estiver mal dignificado, a esposa é uma tagarela, coscuvilheira, mentirosa, dizendo uma coisa e querendo na verdade dizer outra, maliciosa, mutável, levando a discórdia onde quer que se encontre.

Efeitos da Posição de Vénus na Esposa

Quando vénus está colocado orientalmente[1] e com dignidades essenciais e recebe o aspeto de Júpiter indica que a mulher dominará na relação conjugal.

Vénus na 2ª casa indica que o nativo casará com a mulher por causa da riqueza.

Vénus na 6ª casa indica que o nativo casará com uma mulher que tem uma condição social baixa.

Vénus na 4ª casa em quadratura ou oposição com a Lua em Aquário indica que a mulher será leve. Se a Lua estiver em Caranguejo, indica que o nativo será muito dado à luxúria.

Com vénus na 7ª casa, o nativo anseia pelo casamento e gosta de prostitutas.

Quando Vénus está na 11ª casa o nativo viverá com uma mulher que já tem filhos.

Quando Vénus está na 10ª casa ,o nativo casa com uma pessoa de bom caráter e, se estiver em aspeto com Júpiter, essa pessoa será ainda mais nobre.

Quando Vénus está na 1ª casa com Saturno, especialmente se este está no próprio signo, ou no signo de Vénus, o nativo casará com uma mulher que, ou é mais velha, ou desonesta, ou  é pobre e também covarde.

Vénus em conjunto com Mercúrio na 4ª casa, ou Mercúrio no próprio signo e Saturno colocado na 10ª casa, indica que o nativo casará com uma mulher sórdida ou sem qualidades.

Se Vénus estiver, ao mesmo tempo, em aspeto com Marte, a esposa será muito maldosa. Se estiver em Caranguejo ou Capricórnio, é uma prostituta.

Quando a Lua está na 4ª casa e Vénus está com Saturno na 9ª casa, a esposa não terá filhos, por impedimento dela, sendo portante ela a causa disso.

Quando Vénus e Saturno estão em conjunção na 7ª casa o nativo não terá filhos por impedimento seu.

Quando Vénus está em conjunção com Saturno na 6ª casa, isso é uma indicação de traição por parte da mulher.

Vénus em conjunção com Saturno, Júpiter e Mercúrio, indica uma  esposa devotada ao marido e trabalhadora.

Marte em conjunção com Vénus indica uma esposa cheia de espírito, gosta de andar de um lado para o outro, será uma esposa desafiadora e o nativo é ou será um aventureiro.

Saturno em aspeto com Vénus aumenta o comportamento de luxúria, imodéstia, licenciosidade.

Vénus com Júpiter indica pelo contrário beleza, modéstia, comportamento justo e limpo.

Vénus com Mercúrio depende do estado dignificado ou não dignificado de Mercúrio. Dignificado, dá bons resultados, mal dignificado dá resultados negativos conforme descrito atrás.


[1]  Um planeta é oriental quando se ergue no Este (Ascendente) antes do Sol e se põe no Oeste (descendente) depois do sol.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments