Casamento ou Celibato

homem em casa a passar roupa a ferro.

Neste artigo  começamos a descrever as técnicas de análise do casamento segundo a astrologia ocidental. E começamos com os indicadores de casamento ou celibato  no horóscopo de um homem ou para um parceiro feminino, segundo a obra Christian Astrology de W. Lilly, o grande mestre da astrologia moderna ocidental.

No casamento de um homem com uma mulher ou quando o parceiro é feminino, os indicadores a analisar são: a Lua e Vénus, a 7ª casa e o reu regente, planetas colocados na 7ª casa.

Quando se trata do casamento de uma mulher com um homem ou casamento com um parceiro masculino, os indicadores são os mesmos exceto que, em vez da Lua e Vénus ,vê-se o Sol e Marte (conferir Ptolomeu). Em outros artigos falaremos da análise do casamento quando o parceiro é homem ou no horóscopo de uma mulher.

Celibato ou Negação do Casamento

Em primeiro lugar, vê-se como são afetados os indicadores da parceira: Lua e Vénus. Se estes estiverem ambos colocados em signos estéreis (Virgem, Gémeos, Leão) e estiverem colocados em casas cadentes (6, 9,12) ou estiverem colocados na 8ª casa, isso indica ausência de casamento.

Isto será ainda mais certo se os outros significadores (7ª casa, seu regente e eventuais planetas aí colocados) também estiverem colocados em signos estéreis e o regente da 7ª estiver colocado numa casa cadente.

Se a Lua e Vénus não estiverem nas condições referidas, veja-se se algum deles está fraco ou em conjunção com Saturno e este está forte;

Ou se Vénus está fraco e não recebe o aspeto benéfico de nenhum planeta, enquanto a Lua está num signo estéril e numa casa cadente ou se a Lua está muito aflita (o mesmo em relação ao par sol Marte para um parceiro masculino). Se assim for, isso indica que a pessoa não casará nem terá vontade de casar.

Mas Lilly nota que, para haver essa negação do casamento, Saturno tem de estar muito forte, mais do que Vénus, porque, se este estiver mais forte do que Saturno, a pessoa casará.

Segundo o autor, esta regra aplica-se a qualquer horóscopo: sempre que Saturno está mais forte do que a Lua e Vénus (ou Marte e o Sol) e não há nenhum planeta que lance aspetos benéficos para estes planetas: a pessoa não casará (Vénus e a Lua significam o casamento legitimado).

Já Saturno mais forte do que a Lua e Vénus, indica inclinação para uma vida celibatária

Comportamento dos Cônjuges

Pode avaliar-se a fidelidade ao cônjuge vendo os aspetos de Vénus para Saturno e Marte, quando estão todos fracos ou peregrinos e não há nenhum bom aspeto do Sol ou da Lua.

Aspetos do Sol, Júpiter, Mercúrio indicam fidelidade. Aspetos de Vénus e Marte indicam falta de pudor e comportamentos de luxúria.

Quando os outros significadores do casamento estão fracos e aflitos, colocados em signos estéreis e casas cadentes e Saturno está forte, em conjunção com esses significadores, e afligem Vénus ou a Lua, o nativo não casará.

Alguns elementos indicadores da negação do casamento são: Lua em Escorpião em quadratura com Saturno colocado em Leão ou Touro;

 Lua combusta pelo sol e em quadratura ou oposição com Saturno , quando a Lua está colocada em Capricórnio, Aquário ou Balança, enquanto outros significadores estão colocados em casas más ou signos estéreis.

A oposição ou quadratura entre Vénus e Saturno é um forte indicador de celibato, quando a Lua está colocada numa casa cadente e em signo estéril, embora menos forte do que os outros aspetos referidos.

Dificuldades para o Casamento

Quando a maioria dos planetas significadores do casamento referidos atrás são planetas benéficos, será fácil casar e alcançar harmonia no casamento; mas, se estão fracos ou incluem planetas maléficos, casar terá as suas dificuldades e será difícil haver harmonia no casamento.

Quando há um aspeto negativo (quadratura ou oposição) entre Vénus e Marte, a pessoa enfrenta problemas nos relacionamentos amorosos e nos afetos.

Assim, como regra geral, planetas benéficos a significar o casamento prometem harmonia e felicidade, que será tanto maior quanto mais fortes forem os planetas.

Planetas maléficos, por seu lado, prometem dificuldades e problemas. Quando há uma oposição entre Marte e Saturno afetando a 1ª e a 7ª casas, ou quando Saturno sozinho está próximo da cúspide da 7ª casa, ou Vénus está colocado no signo Leão ou Escorpião;

Ou quando Marte está colocado no horóscopo na 7ª casa no signo Virgem, Capricórnio ou Touro, esteja ou não em aspeto com Vénus, é muito difícil encontrar parceiro(a) de casamento. A pessoa acaba por casar, mas tem um comportamento lascivo e tende a envolver-se em relacionamentos extraconjugais.

Indicadores de que Haverá Casamento

Os indicadores de que a pessoa casará, são: um signo fértil na cúspide da 7ª casa e na 7ª casa. Planeta benéfico como regente da 7ª casa   e planeta benéfico colocado na 7ª casa.

Vénus e a Lua em signos férteis e colocados na 5ª, 1ª, 10ª ou 11ª casas.

Regente do Ascendente a formar um aspeto de aplicação com o regente da 7ª casa, especialmente estando em receção mútua.

Estes são indicadores de que a pessoa casará. Quando todos ou a maioria se verificam, esse juízo é seguro.

Tempo do Casamento

Saber em que parte da vida ocorrerá o casamento é um assunto que interessa a muitos.

Observe-se se a maioria ou todos os significadores são orientais[1] em relação ao sol, especialmente a Lua, e se esta está colocada numa das casas orientais do horóscopo- 10ª, 11ª, 12ª, 4ª, 5ª e 6ª casas. Se assim for,  a pessoa casará na juventude ou, em alternativa, casará na idade madura com uma pessoa jovem.

Quando os significadores do casamento são ocidentais[2] em relação ao sol e estão colocados nas casas ocidentais do horóscopo-9ª,  8ª, 7ª, 1ª, 2ª, 3ª-  o nativo ou casa na idade madura, ou casa na juventude com alguém mais velho.

Outro indicador do tempo do casamento é o movimento dos planetas significadores: se este for rápido e direto, apoiam o casamento na juventude. Mas, se estiverem retrógrados, e movimento lento ou estacionário, indicam casamento mais tarde.

Se houver discrepância entre estes dois métodos de ver o tempo do casamento, tem-se em conta em primeiro lugar os significadores que estão em concordância com Vénus ou a Lua mas em especial a Lua, segundo Lilly.

Para determinar de forma mais específica o ano do casamento, Lilly aconselha a direção do grau da cúspide da 7ª casa, ou do planeta regente desta casa, ou de Vénus ou da Lua para o grau do Ascendente ou o grau do regente do Ascendente.

Lilly faz a observação, relativamente aos métodos dos autores antigos para  determinar o tempo do casamento fazendo progredir o grau do meio céu (cúspide da 10ª casa) até á conjunção, sextil, quadratura ou trino com Vénus se este estiver forte na carta natal, ou com a Lua, em alternativa.

Ou faz-se a direção do sol com os mesmos aspetos, para Vénus ou a Lua.  Ou faz-se a direção da posição da Lua até aos aspetos referidos, com o Sol ou  Marte (parceiro masculino).

Se a Lua progredida forma um aspeto de quadratura ou oposição com o Sol ou Marte , tem-se em conta se isso acontece nos termos de um planeta benéfico.

O meio do céu progredido até formar sextil ou trino com o regente da 7ª casa, ou um planeta benéfico colocado na 7ª casa.

Todos estes ajudam a determinar o tempo do casamento a partir da análise da carta natal.

Mas o método mais eficaz, segundo Lilly é o que ele cita em primeiro lugar, a partir da sua experiência, de progredir o regente da 7ª casa ou a cúspide da 7ª casa, conforme explicado acima.

No próximo artigo continuaremos a descrever os procedimentos de análise do casamento no horóscopo segundo W. Lilly.


[1] Planeta oriental é aquele que cruza o Este (Ascendente) antes do Sol e se põe» antes do Sol e, por isso, estará á frente do sol no horóscopo. O sol, é claro, nunca pode ser dito oriental, pois é o ponto de referência para que os planetas sejam considerados orientais ou ocidentais.

[2]  O planeta é ocidental quando se levanta no horizonte depois do sol e se põe» depois do sol. Os planetas são considerados mais fortes quando são orientais em relação ao sol e ocidentais em relação á Lua.

Relacionados

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments