Realizar Desejos e Ambições

grupo de amigos abraçados e a festejar a realização de uma ambição

Neste artigo descrevemos os procedimentos de interpretação, na astrologia horária de questões sobre a realização de desejos e ambições e ainda sobre a lealdade das amizades. Seguimos os ensinamentos de W. Lilly . Estas são perguntas relativas à 11ª casa, que tem a ver com esperanças e desejos, amigos, propriedade do governo, etc.

Quando, na carta levantada para uma questão da 11ª casa, o regente da 11ª casa é um planeta benéfico, quando está forte (dignidades essenciais) e recebe o aspeto de planetas benéficos, aquilo que a pessoa deseja será alcançado, incluindo a amizade de alguma pessoa.

Como é usual na astrologia horária, a análise é feita levantando uma carta para o momento em que se faz a pergunta e analisando esta carta.

Questão: Alcançarei o que é objeto do meu desejo ou esperança?

A análise pressupõe que a pessoa que faz a pergunta não diz expressamente o que deseja. Quando a pessoa faz a pergunta nomeando o que deseja, a análise deve focar-se na casa do horóscopo que corresponde ao desejo: por ex., para dinheiro, analisa-se a 2ª casa, para filhos, a 5ª, etc.

Para analisar a carta nesta questão, deve ver-se se existe algum tipo de receção entre o regente do Ascendente e o regente da 11ª casa ou alguma translação de luz ou ainda se o regente do Ascendente está colocado na 11ª casa ou se o regente da 11ª casa está colocado no Ascendente.

Se a maioria desses indicadores se verificar na carta horária, há boas razões para ter expetativas positivas.

Se nenhum desses indicadores se verificar, observe-se a Lua e veja-se se não tem associação  benéfica com o  regente da 11ª casa. Se não tiver, e não houver planetas benéficos colocados na 11ª casa ou se o nodo norte da lua estiver colocado na 11ª casa, então as expetativas não se concretizarão.

Outros indicadores que favorecem as expetativas são: o regente da 11ª casa colocado numa casa angular e formando uma receção com o regente do Ascendente- isto indica que o que a pessoa deseja será alcançado.

Se o planeta em receção com o regente da 11ª casa ou a Lua estiverem colocados em signo mutável, apenas parte do que a pessoa deseja será alcançado. Se estiverem colocados em signo cardinal, uma percentagem muito pequena do que se deseja será alcançado;

Mas, se o planeta em receção com o regente da 11ª casa estiver colocado num signo fixo, tudo o que se deseja será alcançado. Mas, quando é a Lua que está em receção com o regente da 11ª casa e este é um planeta maléfico, após a realização do desejo haverá algum prejuízo u sofrimento relacionado.

Quando há receção mútua entre a Lua e o planeta regente da 11ª casa, a pessoa obtém o que deseja e ainda mais do que o que esperava. E se o regente do Ascendente estiver também em receção, a pessoa obtém tudo o que é possível obter.

Outro indicador positivo é quando o regente do Ascendente ou a Lua formam um aspeto de aplicação com um planeta benéfico e este não está cadente[1], a pessoa pode esperar receber o que deseja.

Questão: a pessoa x é realmente minha amiga?

A análise desta questão não é feita por Lilly, mas pelo seu comentador, Zadkiel.

Quando há planetas benéficos na 11ª casa ou  o nodo norte  nela colocado ou aspetos benéficos entre o regente do Ascendente e o regente da 11ª casa, os amigos são sinceros.

Se também houver aspetos positivos entre o regente da 11ª casa e a cúspide da 2ª casa, o seu regente ou a Parte da Fortuna, os amigos, além de sinceros, contribuirão para os ganhos do querente.

Mas, se houver planetas maléficos em aspetos negativos com o regente do Ascendente ou a cúspide da 2ª casa, os que se dizem amigos são falsos amigos e trarão perdas ao querente.

Se o regente da 12ª casa estiver colocado na 11ª casa, há um inimigo secreto disfarçado de amigo, no círculo de amizades do querente.

Se Mercúrio estiver colocado na 11ª casa da carta horária e não estivercolocado num signo fixo, isso indica que os amigos são flutuantes e instáveis, não se mantendo muito tempo com o querente.


[1]  O planeta em causa está a declinar, por estar colocado numa casa cadente. Estas casas são as últimas antes de uma casa angular (3ª, 6ª, 9ª, 12ª) e são consideradas as mais fracas e menos produtivas. Os planetas nelas colocados são também menos fortes e menos capazes de produzir efeitos positivos duradouros. Para compreender melhor a fraqueza destas casas pode ler um artigo aqui.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments