Viagens e Sucesso pelo Estudo

casal a chegar a um destino de viagem

w. Lilly Mais Questões da 9ª Casa.

Neste artigo apresentamos mais questões da 9ª casa, seguindo os ensinamentos de W. Lilly para a astrologia horária.  Esta casa lida com questões relacionadas com viagens, assuntos religiosos, lei, arte, ciência.

Questão: a viagem que desejo realizar terá sucesso?

A resposta será «sim» se houver planetas benéficos colocados na 9ª casa ou o regente do Ascendente ou da 10ª casa estiver colocado na 9ªcasa, ou o regente desta estiver colocado na 10ª ou na 1ª, ou se houver aspetos benéficos para a cúspide da 9ª casa ou planetas benéficos colocados nessa casa.

Porém, se Saturno, Marte ou o nodo sul da Lua estiverem colocados na 9ª casa, isso é um mau indicador.

Se o regente da 9ª casa estiver colocado com um planeta maléfico, a viagem sofrerá atrasos.

Se houver um aspeto de Saturno para o regente da 9ª casa ou o regente do Ascendente, isso indica doença e perdas; se for Marte, indica perigo de roubo. Se for o nodo sul, indica o mesmo que Marte, mas especialmente trapaça e fraude.

Quando a viagem é de negócios, ou implica obter algum tipo de riqueza, a 10ª casa indica os resultados. Se houver algum planeta benéfico na 10ª casa da carta horária, isso indica ganhos; se, pelo contrário, houver planetas maléficos nessa casa, indica perdas.

Algum planeta benéfico na 9ª casa indica uma boa viagem. Problemas e obstáculos são indicados por planetas maléficos na 9ª casa.

Um planeta benéfico colocado no Ascendente indica sucesso pouco tempo depois de a viagem começar. Se o planeta benéfico estiver na 7ª casa, haverá sucesso no local para onde a pessoa viaja. Se o planeta benéfico estiver na 4ª casa, haverá sucesso quando a pessoa regressa da viagem ou depois de chegar a casa.

O planeta em causa indica o tipo de pessoa através do qual se alcança sucesso: se for Júpiter, será alguém do clero, um juiz ou magistrado, uma pessoa de boa posição.

Se for o Sol, pode ser um político, ou alguém com poder na administração pública. Se for Saturno, será uma pessoa mais velha, um agricultor, uma pessoa de classe trabalhadora.

Se for Vénus, será uma mulher, costureira ou vendedora de roupa, joias, perfumes, etc. Se for Mercúrio, é alguém que está ligado às letras, ao teatro, dança, música, um comerciante, mensageiro, etc. Se for a Lua, pode ser uma mulher, um pescador ou pessoa ligada ao mar, etc.

Se for Marte, pode ser um polícia, bombeiro ou militar, alguém ligado ao desporto, etc.

Questão: A Pessoa x que foi numa longa viagem, regressará?

Quando o regente do Ascendente da carta horária está no Ascendente ou no Meio do céu (junto à cúspide da 10ª casa), ou recebe o aspeto de planetas aí colocados, a pessoa está a pensar em regressar.

Mas, se o regente do Ascendente estiver colocado na 7ª ou na 4ª casa, a pessoa terá uma estadia prolongada e não está a pensar regressar.

Se o regente do Ascendente estiver colocado na 3ª ou 9ª casa e formar um aspeto de aplicação com um planeta colocado no Ascendente, a pessoa está em viagem de regresso a casa.

O mesmo acontece se o regente do Ascendente estiver colocado na 2ª ou na 8ª casa e formar um aspeto de aplicação com um planeta colocado na 10ª casa. Mas, neste caso, a Lua deve também ser vista, para ver se forma algum aspeto  de aplicação com o Ascendente ou algum planeta aí colocado.

Quando há um planeta retrógrado em aspeto com o Ascendente ou o regente do Ascendente está ele mesmo retrógrado e está em aspeto com o Ascendente, a pessoa está de regresso.

Mas, se o planeta que significa a pessoa em viagem estiver aflito, há algum problema que obriga a pessoa a permanecer no local onde está. Se o planeta que rege o signo de colocação da Lua estiver aflito, também significa alguma dificuldade ou problema que a pessoa em viagem está a enfrentar e causa a demora para regressar.

Se a Lua ou Mercúrio estiverem no Ascendente da carta horária ou na 10ª casa, a pessoa em breve dará notícias através de carta ou mensagem. E, se Mercúrio ou a Lua estiverem a separar-se de um planeta benéfico, as notícias serão boas. O contrário será o caso, se estiverem a separar-se de um planeta maléfico.

O planeta regente do  Ascendente, quando se está a separar, indica o estado  e a condição em que a pessoa em viagem se encontrava ultimamente. O planeta ao qual o regente do Ascendente está a aplicar-se, indica o estado em que a pessoa em viagem está neste momento.

Os planetas ou planeta aos quais o regente do Ascendente se aplicará a seguir, indica(m) as intenções futuras da pessoa em viagem. Isto determina-se vendo quais são os planetas colocados em signos à frente da colocação do regente do Ascendente.

Se o regente do Ascendente está prestes a mudar de signo, isso significa que a pessoa em viagem está a deslocar-se do lugar onde está para outro local e aí efetuará uma nova viagem.

Pela análise dos dois signos, dos planetas aí colocados ou aspetos que recebem, avalia-se  qual deles é mais forte e, a partir daí, ajuiza-se se a pessoa estará melhor ou pior no novo local.

Quando se analisa uma pessoa ausente e há algum planeta combusto, isso é bastante negativo, segundo Lilly, indicando possível aprisionamento ou outra grande dificuldade.  Se o planeta combusto estiver na 8ª casa ou se o Sol for o regente dessa casa, isso muitas vezes indica morte ou perigo de vida.

Agora, ao analisar a carta, é preciso ver para quem é formulada a pergunta, relativamente à pessoa que faz a questão, para se escolher apropriadamente o significador dessa pessoa.

A 7ª casa deve ser escolhida quando a pessoa em viagem é o cônjuge ou alguém sem relação pessoal com o nativo; a 3ª casa é para um irmão, a 5ª para um filho, etc.

Ver também qual a força e a colocação de Júpiter e Vénus, ver se estão fortes, se estão em aspeto com o planeta que significa a pessoa ausente ou colocados num signo que este rege.

Se assim for, pode ajuizar-se que a pessoa ausente está de saúde e próspera. Mas, o inverso deve ajuizar-se Marte e Saturno estiverem fortes e colocados num signo que o regente do Ascendente rege e em aspeto com este.

Outra questão importante da 9ª casa é o estudo superior e atividade literária e académica.

Questão: conseguirei sustentar-me a partir do curso que fiz (de nível superior)?

O Ascendente, o seu regente e a Lua significam o querente. A 9ª casa, o seu regente e algum planeta aí colocado significam  a obra, ciência, etc. Se houver mais do que um planeta na 9ª casa, o que estiver mais próximo da cúspide é o mais importante.

Começa-se por analisar o regente da 9ª casa: se é maléfico ou benéfico, se está oriental ou ocidental[1], colocado numa casa angular ou não, etc. e o mais importante, ver se há um aspeto entre este planeta e o regente do Ascendente, por sextil ou trino.

Quando o regente da 9ª casa é um planeta benéfico e está em aspeto com o regente do Ascendente, pode ajuizar-se que a pessoa tem conhecimento científico e ganhará a vida pela prática desse saber.

Se o regente da 9ª casa estiver em receção mútua com o regente do Ascendente, os ganhos serão muito significativos.

Quando o regente da 9ª casa é um benéfico, mas está em quadratura ou oposição com o regente do Ascendente, a pessoa em causa tem talento, mas não lhe dará um uso significativo.

Quando há um planeta maléfico em aspeto com o regente do Ascendente ou a 9ª casa, a pessoa cansa-se a tentar alcançar a preparação e conhecimento que deseja, mas este não será alcançado.

Se houver planetas maléficos na 9ª casa, ou o seu regente estiver aflito, a pessoa tem pouco conhecimento científico.

A Lua deve analisar-se em conjunto com o regente da 9ª casa: se ambos estiverem a formar aspeto de aplicação com planetas benéficos, a pessoa tem conhecimento científico. Mas, se estiverem a formar aspeto de aplicação com planetas maléficos, a pessoa não tem conhecimento científico.

Lilly refere que, quando a pessoa de que trata a questão não é a pessoa que a faz, o Ascendente deve ser escolhido para significar a pessoa de que trata a questão.

Zadkiel comenta, afirmando que não concorda que a pessoa de que trata a questão seja representada pelo regente do Ascendente, a menos que essa pessoa tenha dado o seu consentimento para que fosse feita a questão.

Se não for esse o caso, quando a carta levantada é sobre alguém que não é a pessoa que faz a pergunta, então deveria se significada pela 7ª, 3ª  ,5ª, etc., conforme a relação que a pessoa que faz a questão tem com a que é alvo da pergunta-


[1] Um planeta é oriental quando se ergue no horizonte (Ascendente) antes do Sol e se põe (no ocidente ou 7ª casa) antes do sol; é ocidental quando se levanta no Este depois do sol e se põe no oeste ou ocidente depois do sol. Os planetas são mais fortes quando são orientais em relação ao sol e ocidentais em relação á Lua.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments