Casamento- Parceiro Masculino

casal de noivos sorridente

Neste artigo descrevemos os procedimentos dados por W. Lilly para analisar o casamento no horóscopo, quando o parceiro é masculino. O autor dedica muito menos tempo a esta análise, que parte de um horóscopo feminino, na situação em que uma pessoa pretende casar com um homem.

Significadores Principais

Quando o noivo é um homem, os  primeiros significadores são o Sol e Marte.

Em seguida, a 7ª casa e o seu regente.

Em terceiro lugar, qualquer planeta colocado na 7ª casa.

Os procedimentos de análise são os mesmos descritos antes, com a diferença de que ,em vez da Lua e Vénus, temos o Sol e Marte.

Relembrando os aspetos gerais, vemos se os significadores estão em signos estéreis ou férteis, se estão em signos bicorpóreos ou de dupla forma, se os planetas significadores são benéficos ou maléficos, se estão fortes ou fracos.

Para não nos repetirmos desnecessariamente, remetemos o (a) leitor (a) para essa explicação.

Haverá Casamento?

Tal como já foi analisado para o horóscopo com parceiro feminino, vemos se os significadores no horóscopo estão em signos férteis, fortes e colocados em boas casas e se estão em aspeto benéfico com os planetas benéficos.

 Se estas condições se verificarem, a probabilidade de casamento é grande.

Por outro lado, a colocação dos significadores em signos estéreis, colocados em casas maléficas e aflitos por planetas maléficos, indica ausência de casamento.

No horóscopo da mulher, Vénus ocidental na 7ª casa e Saturno na 4ª casa indica que a mulher  não tem grande desejo de casar nem é particularmente versada nas artes amorosas.

Se o Sol e a Lua estiverem colocados em signos masculinos ou nos mesmos quartos masculinos do horóscopo[1]  ou estiverem no mesmo signo masculino, a mulher não quer saber de homens e, se casar, será rebelde.

Fácil ou Difícil Casar

Quando os planetas significadores formam aspetos de aplicação uns com os outros e esses aspetos são benéficos (sextil ou trino) ou se os significadores são benéficos naturais, o casamento faz-se com facilidade

Aspetos negativos (quadratura e oposição) entre os significadores e planetas maléficos como significadores, indicam dificuldade em casar.

Tempo do Casamento

Para avaliar isto, usa-se  a progressão do meio do céu ou o Sol.  O tempo geral é dado pelo Sol.  Se estiver colocado nos quadrantes orientais, casará na juventude ou casará na idade madura com alguém jovem.

Se o sol estiver num quadrante ocidental (parte direita do horóscopo) a pessoa casará tarde e com alguém de idade madura.

Quantos Casamentos Haverá

Ver se o Sol está colocado num signo de uma só forma ou se forma aspeto com um planeta matutino[2], Isso indica que a pessoa casará apenas uma vez.

Se o Sol estiver num signo bicorpóreo ou de dupla forma, e em aspeto com mais do que um planeta matutino, indica mais de um casamento.

Quando o signo que ocupa a cúspide da 7ª casa, o signo de colocação do regente da 7ª casa e  o signo onde está colocado o Sol são signos mutáveis, indicam que haverá dois casamentos.

Marte  ou o Sol colocados em signos de dupla forma, indicam dois casamentos.

Vénus colocado em signo mutável ou cardinal, e o seu planeta dispositor também colocado num desses signos, indica vários maridos.

Ver também quantos planetas estão colocados em conjunção com o Sol no mesmo signo, tanto em conjunção exata como na orbe admitida. O nº de planetas indica o nº de maridos.

Quando o Sol não está em conjunção com nenhum outro planeta, ver se há planetas que têm dignidades essenciais no signo em que está colocado o Sol. Se o sol estiver em aspeto  de aplicação com um ou mais desses planetas, esse será o número de maridos.

Casamento com   Conhecido ou Estranho

Se os significadores apresentados no início deste artigo estiverem peregrinos, o marido será estrangeiro ou de fora da comunidade. O mesmo indica a colocação da Parte da Fortuna na 3ª casa da mulher.

Riqueza do Cônjuge

Lilly usa a sua própria experiência para avaliar os recursos que o parceiro traz para o casamento, neste caso, o marido. Analisa a 8ª casa e o seu regente e planetas aí colocados. Se estiverem fortes e dignificados, livres de aspetos com planetas maléficos, pode concluir-se que o marido tem meios de riqueza.

Se estiverem fracos ou receberem o aspeto de planetas maléficos, o marido não terá meios.

A colocação do regente da 8ª casa na própria casa ou numa casa angular, indica que o marido tem bens de riqueza. Lilly diz que este método nunca falhou na sua experiência.

Potencial de Concórdia no Casamento

Quando os significadores do casamento estão em receção mútua, em sextil ou trino uns com os outros, ou formando bons aspetos com Vénus e Júpiter, no horóscopo de um dos cônjuges ou entre os significadores de casamento dos cônjuges, isso indica concórdia e união.

Pelo contrário, a colocação dos significadores do casamento na 8ª, 6ª ou 12ª casas indica falta de concórdia e de afeto.

Este artigo conclui a análise do casamento no horóscopo segundo o ensinamento de W. Lilly, que estabeleceu as bases da leitura do horóscopo na astrologia ocidental.

No próximo artigo começaremos a analisar o casamento na astrologia ocidental da atualidade, mais relacionada com os aspetos psicológicos dos parceiros. As bases astrológicas dadas por Lilly, a partir de outros astrólogos, em especial Ptolomeu, que o precedeu, mantêm-se.


[1] Os quartos masculinos do horóscopo são dois: casas 10, 11 e 12; casas 4, 5, 6.

[2] Um planeta é dito matutino quando se ergue no horizonte( Ascendente)  antes do Sol. Estes são a Lua, Mercúrio e Vénus, quando são visíveis de manhã, e durante o tempo até ficarem estacionários.

Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments